quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Diretor de TV é assaltado, sequestrado e libertado

Fotos: Ronaldo Modesto

Jarley da Silva Sena


Fernando Resende Campos


Alex Gonçalves Soares

O diretor da TV Liberal Parauapebas, Jorge Roberto Cruz Vieira, jornalista, natural do Rio de Janeiro (RJ), separado, foi vítima de assalto, seguido de sequestro, por volta das 20h30 da última terça-feira (10), em sua residência, localizada na Rua Ipê nº 58, Chácara da Lua, nesta cidade.
Quatro horas após o sequestro, a Polícia Militar conseguiu colocar atrás das grades dois dos quatro elementos acusados e libertar o diretor da emissora de TV, que no momento se encontrava bastante abalado com a pressão física e psicológica praticada pelos assaltantes e sequestradores. Jorge Vieira passou o resto da noite em hospital de Parauapebas, teve alta pela manhã e às 11 horas prestou depoimento à polícia.
Os dois elementos presos à noite são Fernando Resende Campos (36 anos, natural de Altamira, autônomo, residente na Rua Santa Catarina nº 327, bairro Novo Horizonte, Parauapebas), que na ocasião da detenção disse chamar-se Aleandro de Andrade Correa, e depois a polícia descobriu que o mesmo usa também o nome falso de Gustavo Pereira Campos; e Jarley da Silva Sena (24 anos, natural de Tucuruí, solteiro, ajudante de pedreiro, residente na rua Mané Garrincha nº 577, Bairro da Paz, Parauapebas).
Fernando Campos é ex-presidiário, fugitivo do xadrez de Parauapebas e tem prisão preventiva decretada no Estado de Rondônia, enquanto Jarley Sena é velho conhecido da polícia local. Segundo a polícia, Fernando já foi preso também acusado de tráfico de drogas de Marabá para Parauapebas e de assaltar pessoas na região.
Na tarde de ontem (quarta-feira), a polícia prendeu um terceiro acusado, Alex Gonçalves Soares (22 anos, solteiro, motorista, residente na rua Amazonas nº 156-B, bairro Primavera, Parauapebas), acusado de ser o proprietário da casa onde o bando escondia os produtos roubados, localizada na rua Olavo Bilac, quadra 16, lote 22, bairro Liberdade II, Parauapebas.
COMO ACONTECEU
Conforme explicou o cap. PM Raimundo Miranda, os bandidos conseguiram quebrar parte da cerca elétrica que protege a residência do jornalista, pularam o muro nos fundos da casa, adentraram, reviram tudo, renderam a vítima e a sequestraram, levando aparelhos eletrônicos e outros objetos, no próprio carro do empresário, um Fiat modelo Doblò, de placas JUR 1641 (Parauapebas).
A família do diretor acionou o sistema disque denúncia 3346-2250, que fica no quartel do comando local da PM. Ao receber a ocorrência, a Polícia Militar entrou rapidamente em contato com policiais dos municípios vizinhos de Canaã dos Carajás e Curionópolis, e sugeriu a montagem de barreiras ao longo das rodovias PA-275, sentido Curionópolis, e PA-160, sentido Canaã dos Carajás.
Poucas horas depois, PMs de Curionópolis localizaram o veículo de Jorge Vieira estacionado na estrada por falta de gasolina, a cinco quilômetros daquela cidade, prenderam em flagrante o bandido Jarley Sena e libertaram a vítima. No momento da prisão de Jarley, os outros três assaltantes conseguiram escapar da polícia. Horas depois, o segundo homem foi agarrado pela polícia em Eldorado do Carajás.
A polícia já identificou os pré-nomes de James e Neguinho como supostos integrantes da quadrilha. Mas a quadrilha pode ser muito maior.
Em declarações prestadas à reportagem, o delegado plantonista José Euclides Aquino da Silva explicou que após o assalto, seguido de sequestro, os bandidos foram com Jorge Vieira até a rua Olavo Bilac, quadra 16 e lote 22, bairro Liberdade II, onde deixaram os objetos roubados.
DEPOIMENTOS
Em depoimento, Jorge Vieira relacionou que os ladrões levaram da casa dele R$ 5 mil em dinheiro, cartões de crédito do Banco Real e Banco do Brasil; cartões de assistência médica (Unimed e Uniodonto); um aparelho celular Nokia, uma TV LCD de 42 polegadas e duas de 32; mochila, dois pendrives, aparelho GPS, um par de tênis, óculos de grau, jaqueta de couro, latão de tinta de 18 litros, espada de decoração, anéis confeccionados em ouro, relógio de pulso e aparelho de videogame.
Dos objetos roubados, a vítima declarou que a polícia conseguiu recuperar apenas os três aparelhos de TV LCD, mochila, par de tênis e os óculos de grau.
Segundo o jornalista, ele foi abordado surpreendentemente por três homens fortemente armados quando se encontrava sozinho em casa. Ele foi amarrado de corda, amordaçado, trancado no banheiro e obrigado a revelar onde se encontravam os bens valiosos da residência e dinheiro. Jorge disse que foi obrigado a sair da casa dirigindo o carro num percurso de aproximadamente 200 metros, quando um dos ladrões assumiu o comando do veículo e ordenou que a vítima deitasse no banco de trás.
Confessou ter percebido que passaram numa via sem asfalto, entraram de ré numa residência, onde os bandidos deixaram os produtos roubados, e depois pegaram estrada asfaltada, sempre sendo ameaçado de morte pelos dois assaltantes que seguiam no veículo.
A certa altura, o combustível do carro acabou, para desesperos da dupla, que pediu ajuda por telefone. Devido à demora do socorro, Jorge Vieira foi levado para um morro, onde ficou vigiado. O combustível chegou numa moto levado por dois comparsas. Mas o motor do veículo não funcionou. Os bandidos chegaram a colocar a vítima no volante para tentar funcionar o carro no tranco, mas foi inútil. Neste momento, a polícia chegou e conseguiu prender o primeiro homem, Jarley Sena. Dois fugiram a pé e um numa moto. O da moto, Fernando Campos, foi detido e preso em Eldorado do Carajás.
Nos depoimentos dos presos, como de praxe, eles assumiram poucas culpas, respondendo vagamente aos questionamentos do escrivão da Polícia Judiciária. Matéria veiculada na edição desta quinta-feira (12) do jornal Correio do Tocantins. (Reportagem: Ronaldo Modesto; texto: Waldyr Silva)

Um comentário:

Anônimo disse...

Excuse, that I can not participate now in discussion - it is very occupied. I will return - I will necessarily express the opinion on this question.