quarta-feira, 3 de junho de 2009

Vale cria site para atender usuários do trem de passageiros

Os usuários do trem de passageiros da empresa Vale podem contar agora com uma nova ferramenta para buscar informações de viagens pela Estrada de Ferro Carajás (EFC) e Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM).

Acessando o endereço www.vale.com/tremdepassageiros, o internauta pode saber os horários de chegada e saída do trem, preços de passagens, dicas de viagem, mapa da ferrovia, locais de compra de passagem, entre outras informações ao consumidor.

Fácil de navegar, os passageiros internautas do trem no Maranhão, Pará, Espírito Santo e Minas Gerais podem saber, por exemplo, através do link "Dicas de Embarque", quais são os cuidados que se deve ter antes de viajar; se as informações do bilhete estão corretas no momento da compra; antecipar em 45 minutos sua chegada na estação antes do horário do embarque; e evitar excesso de bagagem.

Para saber os endereços dos pontos de vendas de passagens e estações de passageiros, o link "Onde Comprar" oferece detalhes do horário de funcionamento e local para compras de passagem.

Através de um mapa, no link "Mapa da Ferrovia", é possível visualizar o trecho da estrada de ferro e as estações ao longo da ferrovia.

Dúvidas, sugestões ou reclamações podem ser tiradas e feitas pelo 0800 285 7000, através do Serviço de Atendimento ao Consumidor, o Alô Ferrovia. O serviço está disponível 24 horas, de segunda a domingo, e também feriados.

Para quem viaja acompanhado de crianças, o site enumera uma série de providências e normas que o passageiro deve conhecer. No caso dos menores, o Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu artigo 83, diz que crianças com menos de 12 anos só poderão viajar desacompanhadas dos pais, ou responsáveis legais, mediante a autorização do Juizado da Infância e Juventude.

Para os portadores de necessidades especiais, o site orienta, por exemplo, como a pessoa deve adquirir o Passe Livre Federal, do Ministério dos Transportes, para ter acesso gratuito ao trem.

Idosos
Aos idosos, o site também traz informações úteis. O Estatuto do Idoso, em seu decreto n° 5.934, define que os passageiros com idade igual ou superior a 60 anos e com renda igual ou inferior a dois salários mínimos têm direito a duas vagas gratuitas em cada trem, em viagens interestaduais.

Caso as vagas já tenham sido preenchidas, o idoso pode solicitar o desconto de 50% do valor da passagem. De acordo com a lei, o benefício será concedido em transporte convencional, ou seja, classe econômica. Para isso, é necessário apresentar os documentos de identidade com o comprovante de renda e/ou a carteira de idoso. O desconto só é válido para viagens interestaduais.

Segundo o gerente de Suporte à Operação da EFC, Rubens Oliveira, o site somou mais detalhes, atendendo a demanda dos usuários do trem. "Além de atender aos passageiros com orientações pertinentes ao trem, estreitamos o relacionamento e satisfazemos esses usuários", destaca o gerente.

Nenhum comentário: