sexta-feira, 5 de junho de 2009

Deputado consegue novas assinaturas e reapresenta Pec do terceiro mandato para Lula

Parlamentar reapresentou nesta quinta-feira (4) a Pec (proposta de emenda constitucional) que abre caminho para o terceiro mandato do presidente Lula.

O deputado federal Jackson Barreto (PMDB-SE) conseguiu 182 assinaturas favoráveis à proposta de eventual terceiro mandato para o presidente Lula, o que permite sua tramitação na Câmara dos Deputados.

Jackson Barreto havia apresentado a Pec na semana passada, mas 13 deputados federais do DEM e do PSDB retiraram as assinaturas do texto, o que automaticamente suspendeu a tramitação da proposta.

Para tramitar na Câmara dos Deputados, o texto precisa do apoio de 171 parlamentares. Após a retirada das assinaturas, a proposta de emenda constitucional havia ficado com apenas 170 assinaturas. Nenhum membro do PSDB voltou a assinar o texto, mas três deputados federais do DEM mantêm o apoio à proposta: Betinho Rosado (RN), Jerônimo Reis (SE) e Rogério Lisboa (RJ).

Além dos três deputados do DEM, a Pec de Jackson Barreto tem o apoio maciço de parlamentares da base aliada do presidente Lula. No total, 31 deputados federais do PT assinaram o texto, entre eles o secretário-geral do partido, José Eduardo Cardozo (SP), e o ex-líder do partido na Câmara, Luiz Sérgio (RJ). Do PMDB, maior bancada da Casa, 46 deputados assinaram a proposta.

Nenhum comentário: