sexta-feira, 5 de junho de 2009

II Noite do Black-out


Um comentário:

assessoria do senador disse...

José Nery denuncia autoritarismo da Vale do Rio Doce

Senador José Nery acaba de usar a tribuna do senado para denunciar a Vale por seu autoritarismo.

O líder do PSOL, senador José Nery (PA), ocupou a tribuna nesta sexta-feira (5) para denunciar o que chamou de "posturas autoritárias" da Companhia Vale do Rio Doce em relação à população pobre de Parauapebas, no estado do Pará. Segundo ele, a Vale está ameaçando moradores da região, supostamente prejudicados pela construção de uma rodovia vicinal, que passa pelas terras deles, destinada a viabilizar o escoamento do minério de ferro do Projeto Salobo.

Os moradores, conforme informou José Nery, chegaram a contratar advogado para buscar uma solução na Justiça. Por sua vez, a Vale do Rio Doce garantiu que a estrada seria construída no trecho previsto "de qualquer forma". Caso os moradores não aceitassem o que estava previsto no projeto original, "corriam o risco de não receber a indenização".

Para o senador, o mais grave é que a prefeitura de Parauapebas e o próprio Judiciário local "mostram-se subservientes à Vale". A seu ver, isso demonstra a grande influência política que esta empresa possui no Pará.

- Esse fato deixa claro que existe uma distância considerável entre a cara e a bonita propaganda da Vale do Rio Doce, onde todos os brasileiros são induzidos a concebê-la como modelo de desenvolvimento sustentável e apoio a projetos sociais, e a verdadeira face conhecida pelo povo pobre do Pará: autoritarismo, danos ambientais, ingerência política e controle econômico de estruturas que deveriam estar apoiando seus eleitores e não seus financiadores.