quarta-feira, 9 de maio de 2007

Região do Araguaia recebe Planejamento Territorial Participativo

A décima plenária do Planejamento Territorial Participativo (PTP) será nesta quinta-feira (10), na Região de Integração do Araguaia, no sudeste do estado. A região apresenta o 2º maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), de 0,70, se comparado às demais regiões paraenses.
Mais uma vez, a governadora Ana Júlia Carepa vai participar da plenária. O evento será no Ginásio Municipal de Conceição do Araguaia, que fica na avenida Araguaia, bairro Vila Nova, das 8 às 17 horas.
O PTP é o novo instrumento de gestão do governo do Estado e garante a participação popular na definição das políticas públicas destinadas a cada região de integração.
O povo decide o seu futuro nas plenárias, que acontecem por região (Metropolitana, Guamá, Araguaia, Tocantins, Tapajós, Marajó, Rio Capim, Rio Caetés, Lago de Tucuruí, Carajás, Baixo Amazonas e Xingu) até o próximo dia 19. As deliberações irão compor o Plano Plurianual 2008-2011. O acesso às plenárias é livre.
A plenária do Araguaia vai reunir populares oriundos dos municípios de Redenção, Santana do Araguaia, Xinguara, Rio Maria, Floresta do Araguaia, São Félix do Xingu, Ourilândia do Norte, Tucumã, Conceição do Araguaia, Santa Maria das Barreiras, Cumaru do Norte, Bannach, Sapucaia, Pau D’Arco e Água Azul do Norte.
As últimas plenárias do PTP serão na sexta (11), no município de Marabá, região do Carajás; e no sábado (19), em Belém.
Dados
O Araguaia tem a 8ª maior população dentre as demais regiões, de 365.745 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O município mais populoso é Redenção, com 72.085 habitantes, e o menos populoso é Sapucaia, com 2.752 habitantes. A Taxa de Alfabetização do Araguaia é a 4ª maior dentre as demais regiões paraenses, de 81%.
No IDH, o Araguaia perde apenas para a região Metropolitana, que tem 0,74. O índice, que vai de 0 a 1, é medido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Redenção é o município com o maior IDH da região, de 0,744, e Pau D`Arco tem o menor, de 0,664.
As principais atividades econômicas do Araguaia são criação de gado bovino, produção de leite, cultivo de arroz e mandioca e administração pública.
A região apresenta o 5º maior Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, de R$ 2,6 milhões, conforme verificado pela Secretaria de Planejamento Participativo, Orçamento e Finanças (Sepof), no ano de 2004. A População Economicamente Ativa (PEA) da região é de 130.804 habitantes, segundo o IBGE, o que corresponde a 5,42% da PEA do Estado, de 2.412.062 habitantes. (Enize Vidigal – Sepof)

Nenhum comentário: