quarta-feira, 16 de maio de 2007

Bancada feminina quer 50% de vagas em listas partidárias

Deputados da bancada do PT na Câmara defenderam ontem (15) participação igualitária de homens e mulheres na política brasileira. De acordo com os parlamentares, que participaram de seminário para discutir a participação da mulher na reforma política, é preciso que hajam mecanismos que garantam a efetiva participação da mulher no Parlamento.
As parlamentares querem assegurar na reforma política a presença em 50% das vagas das listas pré-ordenadas, caso a regra seja adotada. Elas reivindicam ainda a igualdade de recursos partidários entre os gêneros.
De acordo com a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), uma das articuladoras do evento, é preciso mudar a cultura machista que coloca as mulheres em segundo plano no poder público brasileiro. "Há uma cultura predominantemente machista que influencia, inclusive as mulheres, para que não compreendam e valorizem o seu próprio poder de representação. As mulheres são aquelas que organizam jantares, arrumam palanques, ajustam microfones, mas na hora de fazer o discurso elas passam o microfone para os seus maridos ou para os líderes partidários. Queremos reverter essa lógica para que a democracia no Brasil ocorra por inteiro", defendeu a deputada.

Nenhum comentário: