terça-feira, 22 de maio de 2007

Dia Nacional do Cigano será comemorado na quinta-feira

O Dia Nacional do Cigano será comemorado pela primeira vez na história do Brasil, no dia 24 de maio. A data é dedicada também à Santa Sara Kali, a padroeira dos ciganos, e foi instituída em 2006 por meio de decreto do presidente Lula, que reconheceu a importância da contribuição da etnia cigana no processo de formação da história e da identidade cultural brasileira.
O governo, por meio do Ministério da Cultura e da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, elaborou uma programação com uma série de atividades para comemorar a data.
O Ministério da Cultura realiza até o dia 24 de maio, em Brasília, a "Oficina de Capacitação em Projetos Socioculturais", destinada a agentes e lideranças de comunidades ciganas de todo o país. O evento pretende estimular o registro das expressões da cultura dessas etnias e trocar experiências relacionadas a projetos de fortalecimento das culturas ciganas brasileiras.
A Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, em parceria com o Grupo de Trabalho para as Culturas Ciganas, organiza as comemorações do Dia Nacional do Cigano, com atividades no auditório do Palácio do Itamaraty.
Na programação de quinta-feira (24), com a participação de 81 ciganos e de diversas autoridades, estão inclusas atividades como o lançamento, por parte dos Correios/ECT, de selo e carimbo alusivos à data.

Nenhum comentário: