quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Mutirão de limpeza marca primeira ação do prefeito de Parauapebas


Empossado no cargo na manhã desta terça-feira (01), no novo prédio da Câmara Municipal, o primeiro ato do prefeito de Parauapebas, Valmir Queiroz Mariano (PSD), foi dar o pontapé inicial às 8 horas da manhã de hoje (quarta-feira) no mutirão de limpeza urbana que dentro de duas semanas promete deixar todos os bairros da cidade limpos e trafegáveis.
Cerca de 80 máquinas e equipamentos, comandados por aproximadamente 200 trabalhadores, se concentraram antes das 8 horas na rodovia PA 275, em frente ao Bairro Cidade Jardim, de onde partiram, sob o comando do secretário municipal de Urbanismo, engenheiro civil Raimundo Augusto Neto, para a execução de retirada de entulho, capina e outros serviços de limpeza urbana nos bairros e principais avenidas de Parauapebas.
O prefeito Valmir Mariano fez questão de, antes mesmo de sentar em seu gabinete no primeiro dia de trabalho para despachar, dar o pontapé inicial na força tarefa de mutirão de limpeza da cidade, prevista para encerrar no dia 15 de janeiro.
Após o lançamento do mutirão de limpeza, o prefeito se deslocou para o prédio administrativo da prefeitura, onde foi recepcionado por servidores. Em seguida, Valmir Mariano fez a primeira reunião administrativa com todos os secretários de governo, no gabinete do prefeito.
DISCURSO
Em seu discurso de posse, tão logo fez juramento e foi investido no cargo de prefeito pelo vereador Odilon Rocha de Sanção (PMDB), presidente da sessão solene, Valmir Mariano anunciou que vai reduzir em 35% os gastos públicos da máquina administrativa e aplicar este percentual em serviços emergenciais nas áreas de saúde, saneamento básico, educação e transporte público, para que em poucos meses a cidade possa ser tratada carinhosamente de “Pebinha de Açúcar”.
“Como gestores deste município, não podemos aceitar que, com o potencial de recursos que arrecada o município, a população de Parauapebas reclame por falta de água em suas torneiras, atendimento nos postos de saúde, transporte coletivo caótico e de segurança no trânsito da cidade”, frisou o novo gestor, reiterando que durante a campanha assumiu com a comunidade o compromisso de solucionar todos esses problemas durante sua gestão.
Mais adiante, em seu discurso, o novo prefeito de Parauapebas apontou a necessidade de os municípios vizinhos, como Canaã dos Carajás, Curionópolis e Eldorado do Carajás, juntos com Parauapebas, saírem do isolamento político e desenvolvimentista, e formar um grupo forte, “elegendo deputados estaduais e federais, senadores e, por que não, até governador do estado”,
COLETIVA
Na coletiva concedida à imprensa, o prefeito Valmir Mariano informou que, mesmo antes de assumir o cargo, já mantivera contatos com a direção da Vale, com o Governo do Estado e com os ministérios da Educação, das Cidades e de Desenvolvimento, como também com a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), entre outros órgãos e instituições, em busca de apoio e recursos para efetivação de obras de infraestrutura em Parauapebas.
De acordo ainda com o novo gestor, sua administração vai contar com planejamentos de curto, médio e longo prazos, começando imediatamente com a busca de solução para o problema da falta de água na cidade, viabilizando a ampliação de estações de captação e tratamento do produto, como também a construção de poços artesianos emergenciais para atender a determinados setores que vêm sendo prejudicados com a falta do precioso líquido.
Perguntado sobre os investimentos para a área de educação, Valmir Mariano respondeu que pretende construir em seu mandato de quatro anos, no mínimo, vinte grandes e modernas escolas, numa média de cinco para cada ano.
Sobre o caótico trânsito e o precário transporte público de passageiros na cidade, o prefeito revelou que uma empresa de consultoria acaba de ser contratada pela prefeitura para fazer um diagnóstico de toda problemática do trânsito e transporte público de passageiros, e apontar soluções urgentes que viabilizem os problemas deste setor.

Nenhum comentário: