quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Mesa diretora da Câmara Municipal é eleita com diferença de um voto

Josineto Oliveira

Depois de muito tumulto e bate-boca entre os candidatos e simpatizantes das duas chapas que concorreram ao pleito, finalmente foi eleita, com 8 votos contra 7, a mesa diretora da Câmara Municipal de Parauapebas que vai administrar o Poder Legislativo nos próximos dois anos.
Os membros eleitos da nova mesa diretora são os vereadores Josineto Oliveira (PSDC), presidente; José Arenes (PT), vice-presidente; Odilon Rocha (PMDB), primeiro-secretário; e Devanir Martins (PP), segundo-secretário.
A chapa derrotada foi composta pelos vereadores José Pavão (PTB), presidente; Luzinete Batista (PV), vice-presidente; Ivanildo Braz (PDT), primeiro secretário; e Maridé Gomes (PSC), segundo-secretário.
A eleição da mesa foi presidida pelo vereador Odilon Rocha, após solenidade de posse do prefeito Valmir Queiroz Mariano, da vice Ângela Maria Pereira e dos 15 vereadores do município.
A confusão em plenário começou depois que o vereador José Pavão solicitou ao vereador Odilon Rocha a suspensão da sessão pelo prazo de vinte minutos para que fosse discutida uma nova composição da chapa encabeçada por ele, Pavão.
Odilon colocou a solicitação para que os demais vereadores decidissem se haveria ou não a suspensão. Na votação, sete vereadores concordaram e outros sete se manifestaram contra a suspensão da reunião, com Odilon dando o “voto de minerva”, decidindo que o prazo não seria dado e que a sessão continuaria.
Com a decisão, os vereadores que supostamente apoiavam a candidatura do vereador Pavão se revoltaram, com alguns deles chegando a acusar o então presidente da sessão de ditador. Até os populares que lotava o plenário se revoltaram e vaiaram o vereador peemedebista.
Os vereadores Major da Mactra e Ivanildo Braz disseram ao vereador Odilon que havia terminado o tempo de ditadura naquela Casa de Leis e que ele veria, no futuro, que as “coisas” por lá iriam mudar, pois “esta Casa agora tem vereador”.
Apesar de compor sua chapa para a mesa diretora com vereadores eleitos por partidos que se opuseram ao então candidato a prefeito, Josineto Oliveira foi eleito vereador com o apoio de Valmir Mariano e até então continua na base aliada ao governo municipal.

Nenhum comentário: