quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Curso do Sest/Senat vai capacitar mototaxistas de Parauapebas


Ronaldo Modesto
Dentro de três meses terá início em Parauapebas um curso de capacitação dos 664 mototaxistas que exploram o serviço de transporte de passageiros no município. O treinamento será ministrado numa parceria celebrada entre o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat),
Nesta quarta-feira (29), no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), mais de 300 mototaxistas participaram da apresentação do treinamento feito por Ioná da Silva, coordenadora do Sest/Senat em Marabá.
Durante a palestra, Ioná da Silva esclareceu aos presentes que, de acordo com lei, a capacitação dos mototaxista, com carga de 30 horas, é obrigatória, para que a categoria possa exercer a função com segurança.
Valmiro Silva Almeida, presidente da cooperativa Unificada de Mototaxistas, Motoboys e Rodoviários de Parauapebas (Unimoto), explicou à reportagem que o treinamento, de responsabilidade do Detran, tem como objetivo municiar de informações básicas sobre direitos e obrigações dos mototaxistas que prestam serviço na cidade.
“Após esse curso, nossa categoria vai ficar realmente apta a exercer a profissão, com segurança tanto para o piloto da moto quanto para o passageiro”, detalha Valmiro Silva Almeida, adicionando que cada mototaxista vai pagar uma taxa de R$ 140,00 para receber capacitação.
Por sua vez, o presidente da Cooperativa de Transporte Alternativo de Mototaxista de Parauapebas (Cootamop), Ailton Morais de Farias, disse reconhecer o treinamento de grande importância para o município, “porque, depois de capacitados, nós, mototaxistas e motofretes, vamos ter respaldo legal para exercer a profissão de transporte de passageiros com mais segurança e conhecimento de causa”.
O mototaxista Carlos Soares, conhecido por “Capixaba”, embora considere importante a iniciativa da capacitação, acha que a taxa de R$ 140,00 é muito alta para muitos mototaxistas da cidade. (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva)

Nenhum comentário: