domingo, 13 de janeiro de 2013

Projeto social proporciona educação e civilidade para jovens


Funcionando desde setembro de 2010, nas instalações do 23º Batalhão de Polícia Militar em Parauapebas, o Projeto Campeões do Futuro foi fundado com a finalidade de tirar as crianças e adolescentes das ruas em situação de risco ou abandono, proporcionando espaço que atende ao bem-estar educacional, recreativo e social dos assistidos,
Em novembro de 2012, em substituição ao ten-cel. Roberto Coracy, o também ten-cel. Mauro Sérgio assumiu o comando do 23º BPM e a coordenação do projeto social. Inicialmente, o novo comandante ampliou o número de atendidos e o funcionamento de segunda a sexta-feira, no horário do contra turno escolar.
Mudar a realidade de crianças e adolescentes que vivem em potencial situação de risco é um dos grandes desafios enfrentados pela Polícia Militar em Parauapebas.
Além de cumprir com suas obrigações, cujo objetivo é manter a ordem e a segurança pública, o 23º BPM vem contribuindo de forma exemplar para a formação de meninos e meninas da comunidade.
O Projeto Campeões do Futuro, “formando cidadão do amanhã”, deu à Polícia Militar a condição de poder educar para mais tarde não ter que punir. Hoje, cerca de 250 crianças e adolescentes matriculados na faixa etária entre 9 e 15 anos fazem parte desse projeto.
Sob o comando do sargento Soares, os jovens participam de atividades educativas e de lazer nas dependências do quartel do batalhão. O objetivo é elevar a auto-estima dessas crianças e adolescentes, além de transmitir confiança e responsabilidade, para que se tornem capazes de superar eventuais problemas que existem dentro de casa, na escola e na família, e as barreiras sociais do dia a dia.
Fazem parte do cronograma de atividades aulas de reforço, aulas de músicas (bateria, violão, teclado, flauta e voz), educação ambiental, esporte, lazer e entretenimento.
Para manter toda essa estrutura e alcançar êxito, a Polícia Militar conta com o apoio de parceiros como a Prefeitura de Parauapebas, Promotoria Pública, Conselho Tutelar, Promotoria da Infância e Juventude, Acip, empresa Trateara e outros,
"Projetos como este são fundamentais para demonstrar a participação da Polícia Militar nos destinos da sociedade, uma demonstração de que a nossa responsabilidade vai mudar, além do policiamento ostensivo"m defende o coordenador do projeto. (Assessoria de Imprensa do Projeto Campeões do Futuro)

Nenhum comentário: