Fotos: Ronaldo Modesto
Levindo Ferraz
Não é de hoje que os problemas do trânsito urbano vêm aflorando em Parauapebas, potencializados pela confusa distribuição de vias públicas, falta de sinalização horizontal e vertical e de agentes municipais nas ruas para fiscalização. São apenas 40 agentes para cuidar do serviço administrativo e do trânsito.
Retrato da situação foi visto esta semana, quando a reportagem flagrou um popular pintando o asfalto por conta própria (fotos), na intenção de criar uma faixa de pedestres.
O caso da faixa de pedestres foi na estrada de acosso à ferrovia, no Bairro Cidade Nova (área conhecida por “Pé Inchado”), quando um homem se utilizando de uma lata de tinta comum preparava a sinalização. A justificativa era de que o tráfego de veículos naquele logradouro é intenso e sem sinalização, prejudicando a travessia de pedestres.
Diante da situação, a reportagem esteve com o novo diretor-chefe do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), advogado Levindo Araújo Ferraz. O novo titular chega prometendo lobby junto à Prefeitura Municipal para realizar concurso público visando ampliar o número de servidores do órgão, em especial de agentes.
Enquanto isso, a solução encontrada, segundo ele, foi requisitar servidores de outros setores do município para trabalhar nas funções administrativas e burocráticas do DMTT. Alguns deles, aliás, estão recebendo treinamento para ir para as ruas e orientar pedestres e motoristas...
Levindo Ferraz reconhece que o trânsito urbano cresce desordenadamente e o seu planejamento não segue a mesma proporção. Entre os principais problemas, falta de sinalização horizontal e vertical e de semáforos; circulação de veículos e condutores sem documentação; motociclistas sem capacete, veículos exalando no cano de descarga óxido de carbono acima do permitido por lei; falta de orientação aos pedestres, transporte público precário, carros estacionados em calçadas e passeios públicos, entre tantos outros.
Sobre a falta de sinalização horizontal e vertical e problemas técnicos nos semáforos existentes, Levindo Ferraz respondeu que o órgão de trânsito acaba de contratar uma empresa para fazer toda a pintura no asfalto da cidade e fazer a manutenção dos sinais luminosos.
Indagado sobre as providências a serem tomadas quanto às denúncias de que dezenas de vans que exploram o serviço alternativo de passageiros estão sucateadas e com isso oferecendo risco aos usuários que precisam deste tipo de transporte, o novo diretor do DMTT informou que a partir da semana que vem a fiscalização de vans será feita com maior intensidade, para coibir supostos abusos identificados no transporte público.
Finalizando, Levindo Ferraz faz um apelo a toda sociedade parauapebense, do motorista ao pedestre, para que colabore e ajude a cidade a ter um trânsito sem violência, com uma boa fluidez do tráfego de veículos, pois o poder público iria fazer sua parte, estruturando a cidade com sinalização e proporcionando orientação aos pedestres. (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva)
Não é de hoje que os problemas do trânsito urbano vêm aflorando em Parauapebas, potencializados pela confusa distribuição de vias públicas, falta de sinalização horizontal e vertical e de agentes municipais nas ruas para fiscalização. São apenas 40 agentes para cuidar do serviço administrativo e do trânsito.
Retrato da situação foi visto esta semana, quando a reportagem flagrou um popular pintando o asfalto por conta própria (fotos), na intenção de criar uma faixa de pedestres.
O caso da faixa de pedestres foi na estrada de acosso à ferrovia, no Bairro Cidade Nova (área conhecida por “Pé Inchado”), quando um homem se utilizando de uma lata de tinta comum preparava a sinalização. A justificativa era de que o tráfego de veículos naquele logradouro é intenso e sem sinalização, prejudicando a travessia de pedestres.
Diante da situação, a reportagem esteve com o novo diretor-chefe do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), advogado Levindo Araújo Ferraz. O novo titular chega prometendo lobby junto à Prefeitura Municipal para realizar concurso público visando ampliar o número de servidores do órgão, em especial de agentes.
Enquanto isso, a solução encontrada, segundo ele, foi requisitar servidores de outros setores do município para trabalhar nas funções administrativas e burocráticas do DMTT. Alguns deles, aliás, estão recebendo treinamento para ir para as ruas e orientar pedestres e motoristas...
Levindo Ferraz reconhece que o trânsito urbano cresce desordenadamente e o seu planejamento não segue a mesma proporção. Entre os principais problemas, falta de sinalização horizontal e vertical e de semáforos; circulação de veículos e condutores sem documentação; motociclistas sem capacete, veículos exalando no cano de descarga óxido de carbono acima do permitido por lei; falta de orientação aos pedestres, transporte público precário, carros estacionados em calçadas e passeios públicos, entre tantos outros.
Sobre a falta de sinalização horizontal e vertical e problemas técnicos nos semáforos existentes, Levindo Ferraz respondeu que o órgão de trânsito acaba de contratar uma empresa para fazer toda a pintura no asfalto da cidade e fazer a manutenção dos sinais luminosos.
Indagado sobre as providências a serem tomadas quanto às denúncias de que dezenas de vans que exploram o serviço alternativo de passageiros estão sucateadas e com isso oferecendo risco aos usuários que precisam deste tipo de transporte, o novo diretor do DMTT informou que a partir da semana que vem a fiscalização de vans será feita com maior intensidade, para coibir supostos abusos identificados no transporte público.
Finalizando, Levindo Ferraz faz um apelo a toda sociedade parauapebense, do motorista ao pedestre, para que colabore e ajude a cidade a ter um trânsito sem violência, com uma boa fluidez do tráfego de veículos, pois o poder público iria fazer sua parte, estruturando a cidade com sinalização e proporcionando orientação aos pedestres. (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva)
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