segunda-feira, 30 de abril de 2012

Campanha contra gripe tem início dia 4 de maio em Parauapebas

Será realizada em Parauapebas, no período de 4 a 25 de maio, a campanha de vacinação contra a gripe, destinada a crianças de 6 meses e menores de 2 anos, gestantes, indígenas, trabalhadores em saúde e idosos a partir de 60 anos.

A abertura da campanha será na próxima sexta-feira (4), das 8 às 13 horas, no Cras do Rio Verde, situado na Rua 10 de Maio, esquina com a Rua Minas Gerais, com os idosos de todos os Centros de Referência e Assistência Social (Cras). Para essa ação, são esperados 400 idosos. Além da vacinação, serão oferecidos aos idosos café da manhã; almoço; corte de cabelo e maquiagem.

As pessoas da terceira idade participarão ainda de apresentação teatral, brincadeiras, jogos, sorteios de brindes e forró ao vivo durante toda a programação. Já o dia “D” da campanha será no sábado (5), em todas as unidades de saúde, Hospital Municipal Theófilo Soares e postos de apoio.

A Secretaria Municipal de Saúde tem como meta imunizar 5.175 idosos de 60 anos ou mais, 1.099 indígenas (acima de 6 meses de vida), 5.784 crianças com idade entre 6 meses e menor de 2 anos, 2.892 gestantes e 1.986 profissionais de saúde.

Influenza
Influenza é uma infecção com manifestações sistêmicas, tais como febre alta, cefaleia, mal-estar, mialgia e sintomas respiratórios, como tosse e coriza. As complicações da influenza (pneumonias bacterianas ou agravamento de doenças crônicas já existentes) são mais comuns em idosos e crianças com idade entre seis meses e dois anos, além das gestantes, que também são muito vulneráveis.

Contra indicações
Não deve tomar a vacina quem tem alergia à proteína do ovo. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar o médico primeiro. (Fonte: Ascom Semsa)

domingo, 29 de abril de 2012

Remo bate o Águia e é campeão do segundo turno do Parazão

Diante do estádio Mangueirão lotado, o Clube do Remo venceu o Águia de Marabá por 2 a 0 e conquistou o título do segundo turno do Campeonato Paraense 2012, na tarde deste domingo (29). Fábio Oliveira e Jhonnatan marcaram os gols do Campeão da Taça Estado do Pará.

O Remo voltou a vencer um turno do campeonato estadual depois de três anos de jejum, e agora disputa com o Cametá o título do Parazão 2012 nos dias 5 e 12 de maio.

sábado, 28 de abril de 2012

Juíza condena carceragem de Parauapebas e manda transferir presos para Marabá

Fotos: Arquivo BW


Publicada na edição 5016 da última quinta-feira (26) no Diário da Justiça, uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público e prolatada pela juíza Eline Salgado Vieira, respondendo pela 4ª Vara Cível de Comarca de Parauapebas, condena as instalações da carceragem municipal, localizada no Bairro Rio Verde, e determina a remoção imediata de todos os presos custodiados no xadrez pelo Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe) para o Centro Regional de Recuperação Agrícola Mariano Antunes (Crrama), ou outro estabelecimento que possua condições de abrigá-los.

Na ação, a magistrada lembra que o problema de superlotação da carceragem de Parauapebas já vem sendo alertado pelo Ministério Público desde 2007, com sugestão inclusive para que o Governo do Pará fizesse obras de reparos nas instalações elétricas e nos espaços de arejamento das respectivas celas, além de limitar o número de presos na carceragem, mas não houve qualquer manifestação por parte do Governo do Estado.

“É evidente que uma ação que tem por objeto a adequação de um estabelecimento prisional às condições mínimas para o acolhimento de seres humanos atenda não só aos interesses individuais de um grupo certo, como é o caso dos detentos, que já configuraria direito coletivo, como também aos interesses de toda a sociedade, não só quanto ao direito de se ver segura, com a adequada custódia daqueles cuja liberdade ofereça risco aos seus semelhantes, mas, também no que tange ao respeito aos direitos humanos”, diz trecho da ação.

A juíza Eline Salgado destaca que o problema carcerário em Parauapebas já vem se arrastando ao longo dos últimos anos, sempre com a promessa, por parte do Governo do Estado, de melhorias, criação de novas vagas e construção de um centro de recuperação de presos no município, mas nenhuma iniciativa foi tomada para solucionar o problema...

Chamadas DDD nos orelhões da Embratel serão gratuitas

A Embratel não poderá cobrar, até o final deste ano, pelas chamadas de longa distância originadas dos orelhões de responsabilidade da empresa. A gratuidade vai do próximo dia 30 de abril até o dia 31 de dezembro deste ano.

A medida será tomada porque a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) constatou que a empresa teve um desempenho insatisfatório na execução do plano de revitalização da telefonia de uso público, iniciado em dezembro de 2011.

Suspensão das cobranças
“Foi contatado que parte significativa da planta de pouco mais de 1.500 orelhões da empresa continua fora de condições regulamentares de uso”, explica a Anatel por meio de nota.

Por conta disso, a Superintendência de Serviços Públicos e de Universalização da Anatel emitiu despacho cautelar, no dia 20 de abril deste ano, determinando a suspensão das cobranças nas ligações de longa distância.

No dia 30 de abril, estima-se que 70% dos orelhões da empresa já não estejam mais cobrando por tais chamadas. A gratuidade deve alcançar todos os orelhões até o dia 30 de junho deste ano. Vale destacar que, durante o período, a Embratel ainda terá de divulgar a gratuidade em jornais de grande circulação.

Para que a ligação seja gratuita, é preciso que o usuário utilize o código 21. A Embratel, por sua vez, afirmou que a gratuidade é de iniciativa própria, tendo como objetivo atender a medida da Anatel sobre o plano pró-melhoria de telefonia de uso público.

Revitalização da telefonia pública
O Plano de Revitalização apresentado pelas concessionárias alcançou todo o território nacional, com prazos previstos para conclusão diferenciados por prestadora: 31 de dezembro de 2011, para Telefônica, Sercomtel e CTBC; 31 de março de 2012, para Embratel; e 30 de junho de 2012 para a Oi. (Fonte: MSN Notícias)

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Coxa x Coxo

by J.Bosco

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Moradores do Cidade Jardim protestam contra falta de água

Fotos: Bariloche Silva

Moradores que residem no Bairro Cidade Jardim, em Parauapebas, fizeram uma manifestação na manhã da última terça-feira (24) nas dependências do estande de vendas da 4ª etapa do loteamento, reclamando sobre a constante falta de água no logradouro.

“Infelizmente, o pessoal da Buriti Empreendimentos se preocupa mais em vender lotes do que cuidar da manutenção, que é de responsabilidade da empresa, até porque todos que compraram terrenos na área assinaram contratos com a empresa, e no mesmo consta que aqui era para ter asfalto de qualidade, sistema de abastecimento de água e outras coisas que estão sendo desrespeitadas pela empresa”, relata o morador Carlos Silva da Luz, que reside na 4ª etapa do Cidade Jardim.

O morador acrescenta que está fazendo a parte dele, pagando em dia as parcelas do lote que comprou, “com juros acima do normal”, e agora ele quer que a imobiliária faça a parte dela.

Nerivan Messias, morador da 3ª etapa do empreendimento, reclama também da constante falta de água no bairro, da coleta de lixo e da qualidade do asfalto nas ruas do loteamento. “Isso precisa ser mudado urgentemente e a empresa tem que parar de fazer propaganda enganosa na mídia para vender mais lotes”, enfoca o morador, bastante insatisfeito com a situação...

Direção de hospital esclarece denúncia de paciente

Reportando-se a denúncia de uma paciente, dando conta que uma enfermeira quase aplicava injeção destinada a outro paciente num filho dela, cuja matéria foi veiculada neste blog, o diretor-presidente do Hospital das Clinicas (HC), médico José Roberto Nascimento, esclarece a situação.

Segundo o médico, a gerente de compras da casa de saúde, Valdene Carneiro, que na semana passada (dia 19) confirmou a denúncia à reportagem, ainda não tinha conhecimento das circunstâncias do episódio, e por isso passou as informações equivocadas à imprensa.

José Roberto explica que a dona de casa Irene Mário de Moraes chegou ao pronto-socorro do hospital na noite do dia 13/04 com o filho de sete anos sofrendo de complicações respiratórias e foi atendida por uma médica, que ministrou medicamentos correspondentes aos problemas de saúde que a criança apresentava naquele momento.

De posse da receita prescrita pela médica, continua o diretor do HC, Irene Mário de Moraes levou o filho até o setor onde ministra a medicação e ambos foram atendidos por uma enfermeira. Com a ficha do garoto e medicação em mãos, a enfermeira retornou e perguntou pela criança para aplicar a medicação.

“Quando a mulher ouviu a enfermeira falar em ‘aplicar’ o remédio, a mãe do garoto ficou desesperada, dizendo que o filho dela não ia receber nenhuma injeção, e a criança começou a chorar, aí a enfermeira informou que não havia nenhuma injeção, mas sim, inalação e xarope, e foi quando a mulher se acalmou”, explica e médico José Roberto,

O diretor disse ter estranhado a atitude de Irene Mário de Moraes em ter procurado a polícia e a imprensa para denunciar que o filho dela quase recebe uma injeção errada, uma vez que esta situação não ocorreu, e ainda mais depois que o garoto recebeu com toda normalidade a medicação prescrita pela médica.

Comunidade católica do Primavera homenageia São Jorge Guerreiro


A comunidade católica do Bairro Primavera, à frente os irmãos Raimundo, Sindima e Rui Pinto, diretores da escola de samba Mocidade Independente do Primavera, comemorou na última segunda-feira (23), pela terceira vez consecutiva em Parauapebas, o Dia de São Jorge Guerreiro, com várias atividades alusivas à data.

A programação em comemoração ao dia do santo foi marcada por alvorada às 6 horas da manhã; missa às 18h30, celebrada pelo padre Antonio, da Paróquia de São Sebastião, no santuário de São Jorge, localizado na Rua São Luís nº 14, Bairro Primavera; e procissão luminosa pelas principais ruas e avenidas do bairro.

Neste ano, os organizadores da 3ª Procissão Luminosa de São Jorge Guerreiro apresentaram o tema “São Jorge, com seu manto sagrado, proteja nossas crianças e adolescentes”, com os fiéis cantando e carregando velas acesas e a imagem do santo, com a ajuda de som mecânico, durante todo o trajeto do cortejo.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Procura-se matador de blogueiro. Recompensa: R$ 100 mil

São Luís – O Disque Denúncia do Maranhão lançou nesta terça-feira (24) uma campanha para a identificação e localização do assassino do jornalista e blogueiro Décio Sá.

O Instituto Brasileiro de Combate ao Crime (IBCC), responsável pelo gerenciamento da Central Disque Denúncia no Brasil, recebeu doações privadas no total de R$ 100 mil para pagamento de recompensa, por informações que levem a elucidação do caso.


O crime aconteceu na noite da última segunda-feira (23). O jornalista estava em um bar e restaurante localizado na Praia de São Marcos, Avenida Litorânea, em São Luís, quando foi atingido por seis tiros, sendo quatro na cabeça e dois nas costas. O atirador, que segundo informações teria características indígenas, após ter cometido o crime, fugiu em uma motocicleta.

O Disque Denúncia do Maranhão já recebeu dez informações sobre o fato. Todas as denúncias estão sendo encaminhadas à Delegacia de Homicídios, que está à frente das investigações do caso.

Quem tiver informações que ajudem a polícia no esclarecimento da morte do jornalista pode ligar para os números do Disque-Denúncia: (94) 3346-2250, ou ainda 0300 253 1177 - custo de uma ligação local para todo o Brasil.

O serviço garante o total anonimato no momento da ligação e o funcionamento 24 horas. Ajude a polícia esclarecer este caso. Ligue e denuncie, o anonimato é garantido.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Semma realiza revitalização em área de preservação permanente

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realizará na próxima quinta-feira (26), às 8 horas da manhã, ação de revitalização de Área de Preservação Permanente (APP) localizada na Rua Santa Catarina, Bairro Liberdade II.

A área será limpa e receberá o plantio de 100 mudas das espécies açaí, ingá, pau-preto, ipê, angico e azeitona. O local ainda será cercado e serão fixadas placas de advertência para preservação da área.

Blogueiro Décio Sá é executado com seis tiros em São Luís

O jornalista e blogueiro Décio Sá foi assassinado por volta de 23h30 desta segunda-feira (23) no bar Estrela do Mar, na Avenida Litorânea, em São Luís (MA)

Segundo o delegado Gutemberg Rêgo, a vítima estava sentada quando um homem entrou no banheiro do estabelecimento para se certificar que era de fato o jornalista. Quando saiu, iniciou uma série de disparos contra a cabeça de Décio, que morreu na hora, com quatro tiros na cabeça e dois nas costas. Ele aguardava um amigo no restaurante.

Depois de atirar, o matador saiu caminhando e fugiu em uma moto que o aguardava do outro lado da pista. Para praticar o crime, ele não usava capacete e pôde ser visto por testemunhas.

Curiosos, amigos, jornalistas e o secretário de segurança, Aluísio Mendes, foram ao local ao saber da morte de Décio. A polícia faz diligências para prender os criminosos. Segundo Aluísio, trata-se de um crime encomendado.

Décio Sá era repórter do jornal O Estado do Maranhão. No seu blog pessoal, ele colecionava milhares de acessos e algumas polêmicas pelo estilo crítico dos seus textos e dos assuntos que explorava. Dedicava o trabalho a cobrir a política estadual. Durante a carreira, ganhou a simpatia de muitos e a antipatia de outros tantos.

Décio Sá se formou na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Além de O Estado, jornal que trabalha como repórter de política há quase uma década, também foi repórter de O Imparcial...

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Caixa: inscritos no Minha Casa, Minha Vida terão financiamento para móveis e eletrodomésticos

A Caixa Econômica Federal lançou uma linha de financiamento para a compra de móveis e eletrodomésticos da linha branca, destinada aos participantes do Programa Minha Casa, Minha Vida. Para a nova linha, serão disponibilizados R$ 2 bilhões e as operações poderão ser contratadas a partir de 4 de maio.

O Cred Móveis Caixa é resultado de uma parceria entre o banco e a Associação Brasileira das Indústrias de Móveis (Abimóvel). A previsão é que a linha atenda imediatamente cerca de 700 mil famílias. Esse número pode chegar a mais de 3 milhões de famílias, ao serem consideradas as que serão contempladas pelo programa, fases um e dois, até 2014.

As taxas variam de 1% a 2% ao mês, com prazo máximo de 48 meses. As taxas de juros serão definidas de acordo com a renda familiar dos interessados. (Fonte: Agência Brasil)

José Neves: Jornalista do ano 2011

Repórter e apresentador José Neves Santos Filho, da TV Liberal Parauapebas, recebeu no último sábado (21) o trofeu "Jornalista do Ano 2011", homenagem concedida na festa Troféu Mérito Lojista pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

José Neves foi escolhido para receber a premiação por membros da Associação de Imprensa e Comunicação de Parauapebas (Aicop).

O apresentador é o terceiro profissional de imprensa reconhecido pela Aicop para receber o prêmio. Os outros dois foram os jornalistas Waldyr Silva (2009) e Marcel Nogueira (2010). 

domingo, 22 de abril de 2012

Segundo turno do Parazão: Remo ganha primeira partida em Marabá

O Clube do Remo derrotou neste domingo (22) a equipe do Águia de Marabá, no estádio Zinho Oliveira, em Marabá, pelo placar de 1 a 0, gol de Fábio Oliveira, aos 10 minutos do primeiro tempo.
Com o resultado, os azulinos podem perder até por um gol de diferença no segundo jogo da final do segundo turno do Parazão 2012, que acontece no próximo domingo (29), às 16 horas, no estádio Evandro Almeida, o Baenão, em Belém.

sábado, 21 de abril de 2012

MST desocupa instalações da Prefeitura de Curionópolis

Fotos: Waldyr Silva

Depois de dois dias (quarta e quinta-feira) de ocupação das instalações da Prefeitura de Curionópolis, finalmente as cerca de 600 pessoas integrantes do Movimento de Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) deixaram o local na noite de quinta para esta sexta-feira (20).

A desocupação do setor público só foi possível depois que o prefeito Chamonzinho Neto prometeu ceder três professores do município para lecionar num escola improvisada instalada no acampamento “Frei Henry”, localizado às margens da rodovia PA 275, a 15 quilômetros do centro de Curionópolis e 20 de Parauapebas.

No primeiro dia de ocupação, quarta-feira (18), servidores públicos da prefeitura e famílias de trabalhadores de sem-terra se misturavam na área externa do pátio do prédio do Poder Executivo, mas no dia seguinte, quinta-feira (19), a liderança do movimento exigiu que os funcionários trancassem todas as salas da repartição pública e se evacuassem das instalações do prédio, deixando a preservação do patrimônio público sob a responsabilidade do MST.

Durante todo o dia de quinta-feira, sem funcionários públicos, o controle de entrada e saída de pessoas no portão de acesso à prefeitura foi feito pela coordenação do movimento, que colocou um homem, armado de pedaço de pau, na sala de recepção que dá acesso às demais salas da prefeitura...

Mãe evita que filho de sete anos receba remédio errado em hospital

Fotos: Ronaldo Modesto

No momento em que se encontrava na Delegacia de Polícia Civil para registrar queixa contra um hospital particular de Parauapebas, no final da tarde da última quinta-feira (19), a dona de casa Irene Mário de Moraes procurou a equipe de reportagem para explicar os motivos que a levaram a se queixar contra a administração do hospital.

Segundo narrou Irene Mário de Moraes, ela acompanhava o filho Luiz Eduardo Moraes de França, que neste domingo (22) completa 7 anos de idade, no Hospital das Clínicas, onde ele se submetia a tratamento de bronquite, e escapou por pouco de uma enfermeira aplicar uma injeção para curar problema de coluna vertebral.

A mãe do garoto informou que, como o filho dela estava internado e se tratando de bronquite, a médica prescreveu ao paciente xarope, nebulização e fizesse raio-x do tórax, mas de repente ela percebeu que uma enfermeira se preparava para aplicar a injeção em Luiz Eduardo, que seria para outro paciente.

“Tive que advertir por duas vezes a enfermeira, dizendo que o paciente da injeção não era meu filho, mas ela insistia em querer aplicar o remédio, até que a médica chegou, presenciou a confusão e perguntou à enfermeira pela ficha do paciente, tendo como resposta que ela estava sem a ficha de acompanhamento para aplicação de remédio”, detalhou Irene Mário de Moraes.

A reportagem procurou a direção do hospital, e foi recebida pela gerente de compras da casa de saúde, Valdene Carneiro, que confirmou a denúncia e informou que a enfermeira teria sido afastada das funções, estava sendo acompanhada por uma psicóloga e só depois a direção do hospital iria encaminhar a profissional de saúde ao departamento de recursos humanos da empresa, que por sua vez decidiria se demitia ou não a funcionária. (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva)

Arte Soccer fatura Copão de Futsal 2012 nas penalidades máximas

Carlos Campos
O V Copão de Futsal de 2012 conheceu o seu campeão, nas penalidades máximas, na noite da última quarta-feira (18), no ginásio poliesportivo. A equipe do Arte Soccer sagrou-se campeã ao derrotar o time do Shak por 2 x 0, nas cobranças de pênaltis. A partida terminou empatada em 5 a 5 no tempo regulamentar. O atacante Bodó e o lateral Tuca marcaram para o Arte Soccer, enquanto Leno e Cleito desperdiçaram as duas cobranças de pênaltis para o time do Shak.

A partida foi muito disputada entre os atletas, com as duas equipes se revezando gol a gol no placar. Os gols da partida no tempo normal foram anotados por Leno (3 vezes), Cleito e Paulo para o time do Shak. Já para o Arte Soccer marcaram: Bodó (3 vezes), Tuca e Ronilson. O destaque do torneio foi o atacante Bodó, do Arte Soccer, que marcou 12 gols. Pelo lado do Shak, o destaque foi o jogador Leno, que assinalou gols tanto nas semifinais quanto na final.

O campeão e o vice do Copão foram contemplados com troféu, medalhas, um kit de material esportivo, dado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), além da vaga no campeonato municipal de futsal da segunda divisão deste ano.

Ficha técnica
Local: Ginásio Poliesportivo
Data: 18/04/2012
Árbitros: Rodrigo e Dione (Semel)
Mesa: Alyane Morais
Times
Shak: Alan, Paulo, Cristiano, Alberto, Matheus, Jeferson, Jonat, Leno, Cleito, Diran e Léo.
Arte Soccer: Bodó, Tuca, Ronilson, Dinho, Esquerdinha, Jr. Rondon, Aldo e Cleidson.
(Waldyr Silva, com informações de Carlos Campos)

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Judoca paraolímpico Rayfran Mesquita retorna de São Paulo

Chega nesta sexta-feira (20) em Parauapebas, por volta das 17 horas, o judoca paraolímpico Rayfran Mesquita. O atleta do Projeto Judô Solidário da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Parauapebas, que tem como técnico o professor Sérgio Soares, estava em São Paulo em fase de treinamento no Projeto Futuro (Complexo Esportivo do Morumbi), que já revelou talentos como os judocas Thiago Camilo, Felipe Kitadai, Rafael Silva, entre outras feras do judô.

Rayfran é o primeiro e único atleta cego da Seleção Brasileira a integrar o Projeto Futuro, além de ser o único da região Norte a receber a Bolsa Atleta do Ministério dos Esportes.

Mesquita está se preparando para disputar o Grand Prix da modalidade, no dia 12 de maio, na cidade de São Paulo, na categoria 60 quilos ligeiro.

A última participação de Mesquita em competição oficial foi em novembro de 2011, no Para Americano da modalidade na cidade de Guadalajara, México. O judoca tem seu retorno previsto para a capital paulista no dia 11 de maio. (Fonte: Ascom PMP)

Despacho

by J.Bosco

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Integrantes do MST ocupam Prefeitura de Curionópolis

Fotos: Ronaldo Modesto

Centenas de homens, mulheres e crianças, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), invadiram na manhã desta quarta-feira (18) as instalações do prédio da Prefeitura de Curionópolis, com a promessa de desocupar o local somente quando fossem recebidos pelo prefeito Wenderson Chamon Neto, o “Chamonzinho”, e tivessem seus pleitos todos atendidos. Até o início da noite de ontem, cerca de 350 pessoas de famílias de sem-terra continuavam ocupando as instalações da prefeitura.

De acordo com os manifestantes do MST, eles exigem da Prefeitura de Curionópolis a construção de uma escola no acampamento “Frei Henry”, localizado às margens da rodovia PA 275, entre Parauapebas e Curionópolis, professores e transporte escolar,

Esta não foi a primeira vez que o movimento de sem-terra invade a sede do Poder Executivo de Curionópolis, exigindo benefícios da área de educação para o acampamento “Frei Henry”. Em 10 de agosto do ano passado, cerca de 150 pessoas permaneceram durante todo o dia no prédio da prefeitura.

Ouvido pela reportagem, o coordenador regional do MST, Antonio Lopes, informou que o acampamento, que fica localizado a 17 quilômetros do centro de Curionópolis, conta hoje com cerca de 150 crianças e adolescentes matriculadas em escola do município, com grande dificuldade para chegar à cidade para estudar.

“Estamos aqui para pressionar o prefeito a construir um anexo no acampamento, para que nossos filhos não sejam obrigados a se deslocar todos os dias para estudar na cidade, arriscando suas vidas no transporte da roça para a escola”, enfatizou o líder sem-terra, revelando que até o início da noite de ontem estariam chegando da região mais de dois mil “companheiros para reforçar a nossa luta”...

Pacientes protestam na emergência do HMP for falta de atendimento

Fotos: Ronaldo Modesto
Lucenir Maria de Matos

Valter José

Pacientes do lado de dentro da emergência

Pacientes do lado de fora da emergência

Lixo deixado de lado de fora do muro
Alguns das centenas de pacientes que procuraram o setor de emergência do Hospital Municipal de Parauapebas (HMP) na última segunda-feira (16) entraram em contato com a Sucursal do CORREIO DO TOCANTINS para denunciar o que eles consideram como descaso com a saúde pública no atendimento aos usuários que buscam socorro naquela unidade.

Em declarações prestadas à reportagem, a dona de casa Lucenir Maria de Matos informou que se encontrava no setor de emergência em busca de uma consulta desde as 7 horas da manhã de segunda-feira (16), e até as 17 horas não tinha sido atendida, segundo ela, por falta de médicos para atender a grande demanda.

Lucenir Maria de Matos denuncia que presenciou servidores do hospital favorecendo a entrada numa porta lateral para pessoas amigas se consultarem, enquanto os pacientes que haviam chegado na madrugada continuavam esperando a boa vontade para ser atendidos.

A dona de casa contou ainda que na hora em que algum usuário vai ao balcão de atendimento pedir alguma informação sobre o quadro de médico de plantão é atendido com a maior ignorância por parte dos servidores;

O vanzeiro Valter José reclama também que chegou à emergência por volta das 5 horas da manhã e até as 5 horas da tarde ainda não tinha sido atendido. “O atendimento aqui é péssimo e desumano, pois dispõe de apenas dois médicos para atender esse tanto de gente, a maioria criança”, reagiu o paciente, acrescentando que todos eles não tinham tomado café e nem almoçado naquele dia.

Outra que reclamou da precariedade de atendimento no setor de emergência do hospital municipal foi Maria da Silva Pereira, dizendo que depois que a primeira-dama do município, Maria Odilza da Cruz Lermen, assumiu a direção do HMP, a situação de atendimento piorou ainda mais...

Justiça mantém prisão de acusados de distribuir material calunioso

O juiz Lauro Fontes Júnior, da comarca de Canaã dos Carajás, designado especialmente para cuidar do caso, converteu a prisão temporária em flagrante de Adonei Souza Aguiar, Francisco Aderbal de Oliveira e Antonio Luís de Souza em prisão preventiva e indeferiu o pedido de fiança formulado por advogado dos acusados.

A decisão foi assinada pelo magistrado na última sexta-feira (13), mas só foi informada à imprensa de Parauapebas no início desta semana.

Adonei Aguiar (presidente do DEM em Curionópolis e pré-candidato a prefeito do município). Francisco Aderbal (vice-presidente do DEM) e Antonio Luiz (filiado ao partido) foram flagrados semana passada entrando na cidade de Curionópolis com cerca de três mil panfletos apócrifos (sem assinatura), intitulados “Tirando a máscara”.

Segundo a polícia, o impresso apreendido tinha “conteúdo calunioso, injurioso e difamatório” contra o juiz da Comarca de Curionópolis, Claytoney Passos Ferreira; o delegado Thiago Carneiro Rodrigues; promotor de Justiça da Comarca de São Félix do Xingu, cujo nome não foi revelado; o prefeito de Curionópolis, Wenderson Azevedo Chamon, o “Chamonzinho”; e contra a genitora deste, Ângela Azevedo Chamon.

De acordo com o delegado Antonio Miranda Neto, diretor da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil, os três acusados vão permanecer presos em Parauapebas, sob a custódia dos agentes do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe). (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva)

Campeonato Paraense de Karatê reúne mais de 600 atletas

Ascom PMP 
A cidade de Parauapebas foi palco, no último final de semana (sábado e domingo), do Campeonato Paraense de Karatê Interestilos, reunindo mais de 600 caratecas no ginásio poliesportivo do Bairro Beira Rio.

A competição foi realizada pela Federação Paraense de Karatê Interestilos (Fepaki) e organizada pela Associação Ágape, anfitriã do evento, com o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

No sábado (14), ocorreu a competição de katá, disputada na categoria individual e por equipe. No domingo (15), foi realizada a abertura oficial do campeonato, com a apresentação das delegações de Ananindeua, Belém, Breu Branco, Castanhal, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Jacundá, Marabá, São Félix do Xingu, Ourilândia do Norte, Redenção e Tucumã, além de Parauapebas, sede do evento, representada pelas associações: Ágape, Girão, Kimê, Samurai Zem, Garra de Águia, Ramos, Oyama e Projeto Pipa.

O professor Francisco Eloécio, da Associação Ágape de Karatê Interestilos, avaliou o evento e o considerou como positivo, principalmente pela presença do público, que compareceu em massa, e dos pais dos alunos, que se fizeram presente no apoio, além do alto nível das lutas...

Fórum de Cultura de Parauapebas será realizado nos dias 21 e 22

Acontece neste final de semana (sábado e domingo), nas dependências da Câmara de Vereadores, o Fórum Parauapebas de Cultura, com o tema “Construindo novos eixos”.

Organizado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), o evento tem como proposta reunir artistas locais, produtores culturais, entidades da classe e sociedade civil organizada para discutir e propor a construção da “Carta aberta dos movimentos culturais de Parauapebas”.

Segundo os organizadores do fórum, a Carta é um manifesto popular sobre as propostas de políticas públicas que deverão ser adotadas pelos poderes Executivo e Legislativo municipal como instrumento de desenvolvimento cultural local.

O manifesto abordará a atual situação dos movimentos culturais em Parauapebas, seus avanços e entraves, além de propor a construção de novos eixos, tais como “Estudo sobre o diagnóstico municipal da cultura”, “Plano municipal de cultura”, “Lei de incentivo da cultura”, “Fundo Municipal de Cultura: Editais” e “Gestão cultural”...

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Lei prevê multa de mais de R$ 1 mil para quem passa trote telefônico

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, pediu a publicação da Lei nº 435/2008, que prevê punição para quem passar trote em números de emergência. A lei deverá ser regulamentada no prazo de 90 dias pelo Poder Executivo.

Os donos de telefones que originarem chamadas indevidas para Polícia Militar (190), Bombeiros (193) ou Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - 192), terão de pagar uma multa de R$ 1.239,35.

Projeto
A lei havia sido vetada em 2009, porém, na última quarta-feira (11), a Assembleia Legislativa derrubou o veto e enviou o projeto ao governador, que desta vez o sancionou.

Segundo a lei, o valor arrecadado com as multas será utilizado para modernizar e ampliar as centrais de atendimento das corporações.

De acordo com a autora do projeto, a deputada Rita Passos (PSD), o valor obtido com as multas será revertido na ampliação e modernização das unidades operacionais de cada serviço. “São ligações que atrapalham a polícia, os bombeiros e o serviço de saúde, que muitas vezes deslocam carros e ambulâncias para atender as falsas chamadas, enquanto quem realmente precisa fica sem atendimento”, comenta.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, os trotes representam cerca de 20% das chamadas atendidas pela central de operações da Polícia Militar. (Fonte: MSN Notícias)

terça-feira, 17 de abril de 2012

Brinquedos de praça no Beira Rio colocam em risco vida de crianças

Fotos: Ronaldo Modesto
Samuel Soares




Vários instrumentos, como escorregadores, balanços e equipamentos para prática de ginástica, instalados na praça do Bairro Beira Rio, em Parauapebas, estão com ferrugens e pontas de prego e de ferro expostas, colocando a vida de crianças e de adultos em risco.

A denúncia foi feita nesta segunda-feira (16) por Samuel Soares à reportagem, que esteve no local e comprovou o risco iminente que correm as pessoas que procuram aquele logradouro público para se divertir, em especial as crianças.

De acordo com Samuel Soares, ele costumava levar um filho pequeno para se divertir nos equipamentos do playground instalados na praça, mas depois que percebeu o risco que corria o filho dele, deixou de frequentar o local, apesar da insistência da criança.

“O que eu mais lamento é que a praça se localiza na frente do prédio onde funcionam as secretarias municipais de Obras e de Urbanismo, e da unidade do Corpo de Bombeiros, mas ninguém toma providência para resolver a situação, antes mesmo que ocorra algum acidente”, reclamou Samuel Soares, acrescentando que já presenciou várias crianças pequenas chorando sem poder usufruir dos brinquedos...

‘Loucos por Jesus’ saem às ruas de Parauapebas em busca da paz

Fotos: Waldyr Silva

Dizendo-se integrante do movimento denominado “Jesus Freak” (Louco por Jesus), ligado à Igreja Sara Nossa Terra, um grupo formado por seis jovens com as caras pintadas saiu às ruas de Parauapebas na manhã do último sábado (14), com o objetivo de levar uma mensagem de paz às pessoas que esperavam o semáforo abrir.

Em conversa com a reportagem, num intervalo e outro da abertura do sinal luminoso nos cruzamentos da Rua 10 com as ruas E e F, no Bairro Cidade Nova, o jovem Heybtil Sales explicou que o “Movimento Jesus Freak” foi recentemente criado pelos adolescentes da Igreja Sara Nossa Terra do Bairro Liberdade, e aquela era a primeira vez que o grupo saia às ruas da cidade levando uma mensagem de Cristo diferente para a comunidade.

“Nosso propósito aqui no meio da rua, no fechamento dos sinais de trânsito luminosos, é levar à população um a ato de amor, pois somos loucos por Jesus, e temos uma lista de loucura para proporcionar a paz a todos os moradores desta cidade”, enfatizou Heybtil Sales...

Operação Eirene zera criminalidade no final de semana em Parauapebas

Fotos: Waldyr Silva


A terceira etapa da operação Eirene, realizada em Parauapebas no período das 9 horas da manhã do último sábado (14) às 3 horas da madrugada de domingo (15), contribuiu para que não fosse registrado nenhum homicídio do final de semana na cidade. A revelação é do delegado Antonio Miranda Neto, diretor da 20ª Seccional de Polícia Civil em Parauapebas.

Coordenada pela Polícia Civil, à frente o delegado Antonio Miranda, a operação deste final de semana contou com dezenas de homens e mulheres da Polícia Militar, Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), Detran, secretarias municipais de Urbanismo (Semurb) e de Saúde (Semsa), Departamento de Vigilância Sanitária, entre outros órgãos.

Durante as blitze, foram apreendidos doze veículos com documentação irregular, centenas de mídias piratas (CDs e DVDs), carne bovina de origem desconhecida, além da detenção de pessoas em atitudes suspeitas.

“A intenção é que a operação Eirene seja realizada na cidade nos finais de semana a cada quinze dias, em virtude dos resultados satisfatórios que estamos obtendo, e também pela aceitabilidade que estamos tendo da população”, frisou o delegado Antonio Miranda Neto. (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva)

Nome de Parauapebas será montado em letreiro gigante

Zé Dudu
Dentro de pouco tempo quem chegar à cidade de Parauapebas vai se deparar com o nome do município estampado em local privilegiado, destacado em letras gigantes. A promessa da homenagem foi feita semana passada pelo prefeito Darci José Lermen.

O nome da cidade será montado no alto do Morro dos Ventos, próximo do prédio da prefeitura, com letras medindo 16 metros de altura, podendo ser visto de longa distância. O objetivo é perpetuar o nome da cidade e tornar o mesmo ainda mais conhecido e divulgado no Brasil e no mundo.

O letreiro com o nome de Parauapebas terá o mesmo modelo do existente no distrito de Hollywood, em Califórnia, nos Estados Unidos, mas as letras serão um pouco maiores, já que o letreiro da cidade norte-americana tem apenas 12 metros de altura.

O projeto para elaboração da obra já está em andamento, e dentro de pouco tempo será apresentado à população.

Com a implantação desta marca ficará bem mais difícil que algum aventureiro, como vem ocorrendo, tente mudar o nome da cidade.

O nome de Parauapebas, hoje com 24 anos de emancipação política, é conhecido em todo o Brasil e até mesmo no exterior, e muitos são os jovens que se orgulham de aqui ter nascido, crescido e até mesmo se formado em curso superior, mostrando com isto o potencial dinâmico de uma comunidade que se desenvolve graças ao esforço, dedicação e trabalho dos que aqui escolheram para morar.

No entender do prefeito, o nome do município, recebido em homenagem ao rio que corta toda a cidade, já é por demais conhecido e orgulho para todos que aqui moram, principalmente pelos que aqui nasceram e não existe a menor justificativa para se trocar a denominação.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Governo federal prevê salário mínimo de R$ 667 para 2013

O Ministério do Planejamento divulgou na última sexta-feira (13) que o salário mínimo no próximo ano deve ser de R$ 667,75. A previsão faz parte dos parâmetros econômicos que integram o projeto da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2013, apresentado ao Congresso Nacional.

Para 2014, o governo estima um salário mínimo de R$ 729,20. Já no ano seguinte, ele poderá chegar a R$ 803,93.

Prioridades
Em 2013, as prioridades e metas da administração pública federal deverão focar em ações do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), o que inclui o Programa Minha Casa, Minha Vida, e do Brasil Sem Miséria.

Economia
De acordo com a LDO, as perspectivas para 2012 e 2013 indicam um crescimento real anual do PIB (Produto Interno Bruto) de 4,5% e 5,5%, respectivamente.

As estimativas de crescimento neste patamar significam para o governo a consolidação da aceleração do crescimento, em relação ao ano passado, em resposta aos diversos incentivos e à solidez do crescimento brasileiro, mesmo em um cenário internacional incerto. (Fonte: Agência de Notícias)

Naufrágio

by J.Bosco

domingo, 15 de abril de 2012

Remo empata com São Francisco e vai à final contra Águia

O Clube do Remo saiu na frente, cedeu o empate e sofreu pressão do São Francisco no final da partida, mas conseguiu segurar o resultado de 1 a 1 e se classificar para enfrentar o Águia de Marabá na final do segundo turno do Campeonato Paraense 2012. Por ter conquistado a liderança do turno, o Remo tem a vantagem de decidir a final em casa.

Magnu marcou para o Remo, aos 41 minutos do primeiro tempo, enquanto Rodrigão empatou para São Francisco, aos 44 minutos da etapa complementar.

Na outra semifinal no sábado (14), o Águia de Marabá empatou em 1 a 1 com o Paysandu no Estádio Mangueirão, em Belém. Por ter vencido o primeiro confronto em Marabá no Zinho Oliveira, o Azulão está na final do segundo turno. O atacante Branco abriu o marcador para os aguianos, aos 5 minutos da segunda etapa. Yago Pikachu empatou, cobrando pênalti, aos 47 minutos. (Fonte: Show de Bola)

sábado, 14 de abril de 2012

Moradores do Bairro Cidade Jardim vivem pesadelo do abandono

Fotos: Rui Guilherme e Waldyr Silva
Lixo

Gilsimar Reis

Maria Vera

Vários moradores do Bairro Cidade Jardim, administrado pela empresa Buriti Empreendimentos, já começam a reclamar sobre a falta de assistência no que diz respeito à manutenção do logradouro, uma vez que esta responsabilidade ainda é do empreendimento imobiliário, pois o poder público ainda não recebeu o bairro para dotá-lo de infraestrutura necessária.

A maioria da comunidade do Cidade Jardim reclama da “péssima qualidade do asfalto” aplicado em algumas ruas e da água oferecida aos moradores, que não seria tratada, além da falta de coleta regular de lixo, desmatamento de área considerada de preservação, juros altos aplicados nas prestações de pagamento dos lotes, falta de áreas públicas, e até a existência de minadouro (olho d’água) no meio da rua, entre outras mazelas.

Segundo os moradores, a primeira etapa do então loteamento Cidade Jardim foi lançada em Parauapebas no final de 2008, com a oferta de sete mil lotes urbanos para residência e comércio. Na segunda etapa, foram oferecidos mais três mil lotes e na segunda, mais de cinco mil terrenos. O empreendimento imobiliário, que se localiza numa privilegiada área, em frente ao Unique Shopping, está prestes a lançar a quarta etapa de venda de imóveis urbanos.

Na opinião de alguns compradores de lotes, o empreendimento já começou errado, porque, ao invés de se basear numa lei federal de uso e parcelamento do solo, a Lei nº 6.766/79, foi aprovado pela Câmara Municipal, com poucos critérios...

Coluna Linha Cruzada (14 a 16/04)

Investida no cargo desde o último dia 4, a nova diretora geral do Hospital Municipal de Parauapebas “Teófilo Soares”, primeira-dama do município Maria Odilza da Cruz Lermen (Portaria 108/12), baixou na última terça-feira (10) a circular interna nº 07/2012, disciplinando a caótica jornada de trabalho que vinha sendo exercida naquela casa de saúde pública. /// Dizendo-se baseada nos artigos 55 a 57 do estatuto dos servidores, Odilza Lermen ratifica na circular que a jornada de trabalho dos servidores municipais não será superior a seis horas e que o período normal da semana de trabalho não excederá a 44 horas. /// Quanto à execução de trabalho extra, a nova diretora do HMP determina que o período extraordinário seja considerado pela direção do órgão quando for requisitado justificadamente pela chefia imediata do servidor, não podendo exceder ao limite máximo de duas horas diárias. /// Num dos parágrafos da circular, a primeira-dama do município estabelece que o período de trabalho extra só possa exceder a duas horas em caso de necessidade imperiosa, para a realização de serviços inadiáveis, ou cuja inexecução possa acarretar prejuízo à administração pública. /// A nomeação da mulher do prefeito Darci José Lermen (PT) para ocupar cargo de confiança no governo municipal tem sido questionada por algumas pessoas na cidade se a situação se configura como nepotismo. /// Vale lembrar que no dia 9 de abril de 2007 o prefeito Darci José Lermen, em atendimento a recomendação do Ministério Público, exonerou, entre outros servidores municipais, a própria esposa Odilza Lermen, que na época exercia a função de secretária de Assistência Social, e o irmão da primeira-dama, Jasson Iran Monteiro da Cruz, então coordenador de Educação Indígena. /// Na mesma canetada, foram exonerados naquele ano também parentes não concursados de secretários municipais. /// Na época, Darci Lermen chegou a se vangloriar como sendo um dos primeiros prefeitos da região que cumpririam recomendação do Ministério Público, que queria acabar com o nepotismo nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. /// O judoca parauapebense Rayfran Mesquita, que é deficiente visual, se juntou esta semana à seleção brasileira masculina de judô para mais uma fase de treinamento, que teve início na última terça-feira (10) e vai até o dia 20 do corrente, em São Paulo. /// O treinamento tem como objetivo um torneio da modalidade na Argentina, em maio, e as paraolimpíadas de Londres. /// Rayfran Mesquita vai assinar um contrato com uma empresa multinacional que irá lhe garantir uma renda mensal, tudo dentro da Lei 8.213/91, que trata da obrigatoriedade das empresas em estabelecerem cotas para servidores reabilitados ou deficientes físicos, de acordo com o número de empregados. /// O judoca estará de volta a Parauapebas no dia 21 de abril e retornará à capital paulista no dia 11 de maio para a primeira fase do Grand Prix Infraero de Judô. /// A partir dessa data, Rayfran ficará em definitivo em São Paulo para estudar e treinar no Projeto Futuro (complexo esportivo do Morumbi), de onde já saíram judocas como Thiago Camilo, Felipe Kitadai e Rafael Silva, entre outros, todos da seleção brasileira convencional e que estão entre os melhores judocas do mundo. /// Bom final de semana, leitor.

Abertas inscrições para I Concurso Literário de Parauapebas

Está aberto, até o dia 27 do corrente, o período de inscrição para interessados em participar do I Concurso Literário de Parauapebas, com o tema “Parauapebas 2030. Que cidade teremos daqui a 18 anos”.

A ideia é convidar os alunos da rede pública de ensino do município a fazerem uma viagem literária para futuro. Podem participar do concurso alunos de 7ª a 8ª, 3ª e 4ª etapas do ensino fundamental. Cada participante concorrerá com apenas uma obra literária.

De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura (Secult), promotora do evento, os trabalhos serão julgados pela criatividade, adequação ao padrão estrutural do gênero, capacidade de reflexão do autor sobre o tema escolhido e manifestação do caráter artístico.

O autor da obra vencedora e o professor orientador do trabalho premiado receberão, cada um, um tablet. A escola que o aluno vencedor estiver matriculado receberá, também, uma premiação surpresa.

As inscrições seguem até dia 27 de abril, na Secult, localizada na Rua F nº 244, Bairro União, Parauapebas, nos horários de 8 às 11h30 e das 14 às 17h30, de segunda a sexta-feira, exceto feriado.A divulgação do resultado e a entrega das premiações do concurso ocorrerão no dia 8 de maio de 2012, às 20 horas, na programação de aniversário da cidade.

CRITÉRIOS
Concorrerão em categoria única textos de opinião inéditos (obras que nunca tenham sido premiadas em outro concurso ou publicadas) e originais (obras não plagiadas e/ou parodiadas) apresentados em papel A4, impresso em tinta preta, fonte arial simples, tamanho 12, espaçamento 1.5, mínimo de 1.700 e máximo de 2.200 caracteres, contidos em envelope devidamente lacrado, constando no seu interior uma cópia impressa da obra, apenas com o pseudônimo do autor no rodapé.

A ficha de inscrição deve ser preenchida, representando a concordância do autor com os termos do regulamento do concurso. (Waldyr Silva, com informações da Secult)

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Comunidade do Nova Vida II pede transporte público para bairro

Fotos: Rui Guilherme

A comunidade da ocupação denominada Nova Vida II, localizada nas proximidades do complexo esportivo Rio Verde e da Estação de Captação e Tratamento de Água, em Parauapebas, reclama que a prefeitura não vem disponibilizando meios de transporte público de passageiros para atender aquele bairro, que, segundo os moradores, conta hoje com cerca de 800 famílias.

Alguns moradores do Nova Vida II disseram à reportagem na última terça-feira (10) que para apanhar uma van que explora o serviço de transporte de passageiros eles são obrigados a andar a pé cerca de 800 metros, debaixo de sol, de chuva e se arriscando a ser assaltados.

A dona de casa Valderina dos Santos Silva, residente na Rua Ayrton Sena, reclama que, além da falta de transporte público de passageiros, a comunidade do bairro sofre também com as ruas esburacadas, cheias de lama e poeira, sem asfalto e sem a mínima infraestrutura básica, sem falar na falta de segurança pública.

“Os próprios moradores improvisam arrumação das ruas com entulhos de resto de construção, piçarra e outros tipos de material, para que as pistas não fiquem intransitáveis”, releva a moradora, lamentando que os governantes da cidade só aparecem no bairro em tempos de eleição.

O morador Antonio Roberto de Moura, residente na Rua das Castanheiras, também reclama que a comunidade do bairro está abandonada de serviços públicos como transporte coletivo e coleta de lixo.

“O lixo aqui só é coletado uma vez por semana, e por isso fica acumulado nas esquinas, atraindo animais e exalando mau cheiro”, denuncia Antonio Roberto, fazendo um apelo para que as autoridades olhem com carinho para aquela comunidade.

Na prefeitura, a reportagem foi informada que a ocupação Nova Vida II não está recebendo benefícios de infraestrutura porque se localiza numa área pertencente à Estação de Captação e Tratamento de Água, portanto, em local impróprio para moradia, cujos moradores já estão cadastrados para receber lotes e abandonar a área, onde será feito reflorestamento.

Coluna Linha Cruzada (12 e 13/04)

Marcada para esta sexta-feira (13), foi adiada para o próximo dia 28 de abril a entrega das mil casas populares construídas pelo governo federal por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). /// De acordo com comunicado da Prefeitura de Parauapebas, a transferência de data ocorreu em virtude de problemas verificados no sistema de cadastro da Caixa Econômica Federal, que impossibilitou a finalização dos contratos dos beneficiados pelo programa “Minha casa, minha vida”. /// A menos de 180 dias do pleito eleitoral municipal, vários ocupantes de cargos do Executivo de Parauapebas já deram adeus às cadeiras que ocupavam. /// A vacância do cargo visa atender exigência eleitoral de que os candidatos ocupantes de cargos, empregos ou funções públicas se afastem com tempo mínimo fixado pela Lei Complementar 64/90 e fiquem aptos a concorrer ao pleito eleitoral. /// A exigência visa evitar a desigualdade e/ou abuso de poder político. /// No governo Darci Lermen (PT), já foram confirmadas as saídas de Bruno Soares (PP), que ocupava a Secretaria de Terras; João Fontana (PMDB), que era o chefe-de-gabinete; Joelma Leite (PT), secretária da Mulher; Cláudio Feitosa (PPS), que era o secretário de Cultura; Eliene Soares Silva (PT), que era adjunta na Secretaria de Administração; e José das Dores Couto (PT), que era o secretário de Obras. /// Mesmo que alguns desavisados não fiquem atentos à lei eleitoral, para a Justiça Eleitoral basta o simples protocolo da solicitação de afastamento para que seja considerada concretizada a desincompatibilização requerida, não sendo necessário que tal solicitação seja publicada no Diário Oficial para que se efetive a desincompatibilização, mas ela deve acontecer de fato. /// A pré-candidata do PMDB à Prefeitura de Parauapebas, Bel Mesquita, que ocupa atualmente o cargo de secretária nacional de Políticas para o Turismo, tem até o dia 9 de junho para se desincompatibilizar. /// A Secretaria de Gestão da Informação do TSE disponibilizou um serviço de pesquisa dirigida dos prazos de desincompatibilização e afastamentos que devem ser observados pelos candidatos. /// O serviço prevê épocas distintas para os que militam na política deixar os cargos. Dependendo do cargo que ocupa e o que pretende disputar, esses prazos podem se alterar. Vale ressaltar que eles se iniciaram no último dia 7 e vão até 9 de julho (3 meses antes do pleito). /// O juiz Lauro Fontes Júnior, da comarca de Canaã dos Carajás, indeferiu pedido de prisão preventiva contra Jurandir Ferreira, secretário municipal de Gestão e Planejamento, acusado de estupro contra uma servidora pública daquele município. /// O caso ocorreu no início da madrugada do dia 21 do mês passado na residência do acusado e foi comunicado pela vítima ao delegado José Euclides Aquino da Silva no início da tarde do mesmo dia. /// Na decisão do magistrado, ele determina que Jurandir Ferreira não se afaste da comarca sem prévia comunicação ao juízo, não se mude sem prévia comunicação ao juízo, se recolha à sua residência às 20 horas, bem como nos dias de folga; não se aproxime a menos de 200 metros da vítima e compareça a cada 15 dias no Fórum local para informar sobre suas atividades. /// Por hoje é só.

Crap começa bem e caminha em busca do bicampeonato sub18

Carlos Campos
Com um bom futebol apresentado e sem muitas dificuldades, a equipe do Crap começou bem a caminhada em busca do bicampeonato do municipal sub 18 de 2012. Na tarde de sábado (7), às 16 horas, no estádio Rosenão, o time do Crap, comandado pelo técnico Dinho, goleou a equipe do Bahia por 3 a 0, marcando seus primeiro 3 pontos no certame.

A equipe do Bahia não conseguiu apresentar um bom futebol, depois de vencer o Grêmio por 2 a 0, na primeira rodada. O time baiano teve dois jogadores expulsos, fato que dificultou mais ainda a vida do técnico Abreu.

O Crap abriu o marcador com Denis, aos 15 minutos do primeiro tempo. No finalzinho ainda da primeira etapa, Wanderson ampliou o placar, aos 39 minutos. Na segunda etapa, o Crap chegou ao terceiro gol, novamente com Wanderson.

Rio Branco passeia em campo e goleia o Águia Azul por 6 a 1
Mostrando um futebol fácil e envolvente, o Rio Branco mostrou que está com sede de título. A equipe comandada pela professora Celeste Maria passeou em campo e goleou o time do Águia Azul pelo placar de 6 a 1. A partida aconteceu na tarde de domingo (8), às 16 horas, no estádio Rosenão, válida pela abertura da segunda rodada da competição.

Fazendo sua primeira apresentação no campeonato, a equipe do Águia Azul ficou devendo para seu torcedor, pois o time sem entrosamento não conseguiu se achar em campo. No primeiro tempo, o meia atacante Matheus, do Rio Branco, que não quis saber de brincadeira, abriu o placar logo aos 5 minutos de jogo, numa cobrança de falta. Aos 19 minutos, Uelton ampliou e aos 25 minutos Wesley fez o terceiro. Placar do primeiro tempo: 3 a 0.

Veio a segunda etapa e o Rio Branco continuou mandando no jogo. O meia Fabrício marcou o quarto gol, aos 18 minutos, Denis fechou a goleada. Ramielson descontou para o Águia Azul, também no segundo tempo. Fim de partida: Rio Branco 6, Águia Azul 1.

Com a vitória, o Rio Branco chegou a 6 pontos em dois jogos, com 100% de aproveitamento na competição. Já o Águia Azul amargou sua primeira derrota no campeonato. (Carlos Campos)

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Cachoeira...

by J.Bosco

terça-feira, 10 de abril de 2012

CONVOCAÇÃO AICOP

A direção da Associação de Imprensa e Comunicação de Parauapebas (Aicop) convoca todos os diretores, associados e convidados da entidade para reunião a ser realizada a partir das 18h30 da próxima sexta-feira (13) e a partir das 8h30 de sábado (14) no auditório da Semas, localizada na Rua E, esquina da Rua 11, para tratar da seguinte pauta:

a) Formar calendário da Aicop para realização das metas para este ano;
b) Socializar a habilitação do CNPJ;
c) Convidar membros da associação para o quadro da diretoria para o biênio 2012-2013;
d) Ativar e estimular os procedimentos de pagamento de mensalidade;
e) Avaliar a Campanha “Xô dengue”, desenvolvida em parceria com órgãos municipais e os primeiros 60 dias desta gestão;
f) Formalizar propostas que pautaram as pretensões da atual diretoria quando esta assumiu a entidade;
g) Encontro de jornalistas
h) Seminário de comunicação para o mês de maio.
i) O que mais se fizer necessário.

Parauapebas, 10 de abril de 2011

Laércio de Castro
Presidente AICOP

Coluna Linha Cruzada (10 e 11/04)

Depois de muita pressão da sociedade local, com apoio inclusive da imprensa local, que contribui com veiculação de matérias focando o problema, finalmente a Prefeitura de Parauapebas publicou edital de concurso público para contratação de 40 agentes de trânsito e transporte. /// O salário inicial é de R$ 1.622,49, para jornada de trabalho de 40 horas semanais. /// As inscrições devem ser efetuadas no site http://www.fadesp.org.br, com taxa de inscrição no valor de 40 reais. /// Já era tempo da contratação de agentes de trânsito para tentar organizar o caótico serviço de tráfego de veículos na cidade. /// O setor de transporte público de passageiros precisa também com urgência ser organizado, pois continua sendo dominado pelas vans que exploram o serviço. /// Com a precária fiscalização do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) e das cooperativas, alguns motoristas de vans que transportam passageiros continuam fazendo manobras arriscadas, velocidade acima do permitido em algumas ruas e avenidas da cidade. /// Com essa atitude, os motoristas desobedecem a regras básicas de sinalização na hora de parar, colocando em risco a vida de passageiros, pedestres e principalmente de outros condutores de veiculo que estiverem trafegando próximo às vans. /// Mesmo com algumas mudanças exigidas pela cooperativa de vanzeiros, como parar somente nos pontos predeterminados, identificação dos locais de parada nas vans, andar de van em Parauapebas ainda é um exercício de paciência e resistência. /// Primeiro, pelo “turismo” forçado de rodar a cidade inteira para chegar ao local desejado, o que acaba atrasando o compromisso de muitas pessoas; segundo, pela superlotação; e terceiro, pela falta de prudência da maioria dos motoristas. /// Um município que tem taxa de crescimento acima da média nacional parece não ter encontrado uma solução, gerenciamento ou mesmo uma forma mais eficaz de fiscalização neste que tem sido o principal meio de transporte para o deslocamento popular de Parauapebas. /// Partidos de oposição como PRP, PDT, PCdoB, PRB, PR, Psol e DEM estão se mobilizando em Parauapebas para formação de uma terceira via, visando disputar as eleições municipais em outubro. /// Pré-candidatos a prefeito como o ex-vereador Agnaldo Ávila (DEM), Raimundo Cabeludo (PR) e o vereador Antônio Massud (PTB) concordam que o candidato que melhor se apresentar em pesquisa de opinião pública será o nome a encabeçar a chapa apoiada pelo grupo como prefeito, facultando ao segundo colocado o direito de ser o candidato a vice pela coligação. /// Todos os participantes são de acordo que a forma como os governos municipal e estadual conduzem o processo político e administrativo em Parauapebas deixa a desejar, porque a parcela mais carente da população acaba ficando sem cobertura por parte do poder público. /// Ficou acertado que um novo encontro com todas essas agremiações políticas acontecerá no dia 25 de abril na Câmara Municipal, às 19h30 horas, quando se juntarão, além dos pré-candidatos a prefeito, os pré-candidatos a vereador, filiados e simpatizantes dos partidos envolvidos para, ali, em um grande ato público e na presença da comunidade em geral, oficializar o movimento. /// Por hoje é só.

Encenação da Paixão de Cristo emociona fiéis em Parauapebas

Fotos: Bariloche Silva e Waldyr Silva




Milhares de fiéis se emocionaram na noite da última sexta-feira (6) com a encenação de Jesus Cristo sendo crucificado e ressuscitado na Praça de Eventos, em Parauapebas.

No início da noite, num palco montado na frente da igreja de São Francisco, no Bairro Rio Verde, houve as encenações de batismo de Jesus, a última ceia, o milagre do cego que teve fé e passou a enxergar, o perdão a Maria Madalena, condenação de Cristo por Pilatos, entre outras cenas bíblicas.

Em seguida, ocorreu a procissão dos fiéis em ruas dos bairros Rio Verde, União e Cidade Nova, rumo à Praça de Eventos. No percurso, ocorreu a via-crúcis e as estações, quando Jesus carregou uma cruz e foi chicoteado por soldados romanos.

Na Praça de Eventos, o Filho de Nazaré foi crucificado ao lado de dois ladrões, morto e levado ao sepulcro, de onde ressuscitou e subiu aos céus, emocionando os fiéis que apreciavam o espetáculo...