segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Estado de Carajás

O projeto de criação do Estado de Carajás, de autoria do deputado federal Giovanni Queiroz (PDT-PA), já foi aprovado por todas as comissões e está pronto para ser votado. De acordo com Dagoberto, Temer concordou com a votação do projeto que criaria mais um estado brasileiro ainda este ano.

- Não teria problema votar ainda este ano. O presidente pediu para mobilizar os líderes.

Parlamentares da região Norte reclamam que Carajás, famosa por abrigar o maior garimpo a céu aberto do mundo, sofre com a ausência do poder público e o desmembramento poderia melhorar a qualidade de vida da população local, como aconteceu com o Tocantins e o Mato Grosso do Sul, quando foram separados de Goiás e Mato Grosso e montaram estrutura própria de governo[...]

Queiroz explica que se o projeto for aprovado em dezembro, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) tem até junho para realizar o plebiscito. Aprovado pela população paraense, o governo encaminharia uma lei complementar federal criando o novo estado e apontando uma das 38 cidades que já existem na região do Carajás como “capital provisória”.

A definição da capital caberia, portanto, ao novo governador eleito do Pará. A partir da aprovação em plenário, até o fim de 2010 o Brasil poderá ter 27 estados e mais o Distrito Federal. (Fonte: http://blogdovalmutran.blogspot.com/)

Nenhum comentário: