quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Convite para coletiva

A Unimed Sul do Pará convida os órgãos de comunicação de Marabá e região a participar de uma coletiva com a principal atração do II Simpósio de Medicina da Unimed Sul do Pará, a neurocientista Suzana Herculano-Houzel (foto). A coletiva será no Casarão Eventos, às 14 horas desta quinta-feira (19).

Suzana Herculano abrirá o simpósio, que acontecerá entre os dias 19 e 22 de novembro, com a palestra “Fique de bem com o seu cérebro”. A neurocientista é apresentadora do quadro Neurológica do programa Fantástico da Rede Globo, desde novembro de 2008; doutora em Neurociências pela Université Paris VI (França); mestra em Ciências pela Case Western Reserve University (EUA); bióloga formada pela UFRJ; professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro, desde 2002; colunista da Folha de São Paulo, desde 2006; autora de seis livros de divulgação científica; e ganhadora do Prêmio José Reis de Divulgação Científica.

Programação das palestras do simpósio
Dia 20, pela manhã, as abordagens na área de Enfermagem serão feitas com os temas "Assistência de enfermagem ao paciente de UTI" (Sandra Teixeira dos Santos, de Marabá), "Abordagem ao paciente com Aids: como fazer?" (Percília Augusta Santana da Silva, de Marabá) e "Assistência da enfermagem ao paciente politraumatizado" (Lúcia Menezes de Medeiros, de Belém).

A programação do dia segue com o foco na Pediatria, com as seguintes temáticas: "Intolerância alimentar" (Rosa Helena Porto Gusmão, Belém), "Assistência ao RN na sala de parto" e "Pediatria em consultório: as queixas mais comuns" (Mariane Cordeiro Alves Franco, Belém).

No dia 21 é a vez dos assuntos ligados a Ginecologia e Obstetrícia, abordando questões como "Climatério – atualidades" (Neila Maria Dahas Jorge, Belém) e "DHEG – Pré-eclâmpsia/eclâmpsia" (Washington Luiz Ferreira, Goiânia-GO). Na parte da tarde, a Clínica Médica será contemplada com os tópicos "Antibioticoterapia na prática clínica" (Salomão Georges Kahwage Neto, Belém) e "Pneumonia comunitária: adulto e criança" (Cleonardo Augusto da Silva, Belém).

O palestrante da área de Cirurgia Geral, no sábado (22), será o médico Otávio Souza Junior (Belém), que fará as palestras "Diagnóstico e conduta nas peritonites: tratamento clínico ou cirúrgico? Como tratar?" e "Abordagem intra-hospitalar ao paciente politraumatizado".

Nenhum comentário: