quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Prefeito lança Plano Safra para 2009/2010

Fotos: Waldyr Silva




Com a presença de mais de 200 agricultores de vários assentamentos do município, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror), lançou no último final de semana o Plano Safra 2009/2010.

O evento ocorreu na última sexta-feira (21) na Chácara Açaizal, nas proximidades da vila Palmares Sul, por ocasião da realização do seminário denominado I Dia de Campo dos Beneficiários da Política Pública da Produção Rural de Parauapebas.

Além de trabalhadores rurais, o seminário contou com as presenças do prefeito Darci José Lermen, secretários municipais Irineu dal Santo (Sempror), Milton Zimmer Schneider (Finanças), José das Dores Coutinho (Gabinete), Antonio Neto Pereira (Habitação), Marivaldo Cruz dos Santos (Urbanismo) e Antonio Batista (Ascom); vereadores Israel Miquinha, Zé Alves e Raimundo Vasconcelos; além de assessores e outros servidores.

Durante a programação, houve ciclo de atividades de caráter instrutivo, com palestras, minicursos e mostra de vídeo; atividades práticas de campo sobre mecanização e manejo; e lançamento do Plano Safra para os próximos dois anos, pelo prefeito Darci Lermen.

Por ocasião do seminário, foram apresentadas as ações que estão sendo desenvolvidas pela prefeitura, através da Sempror, como o Programa Fruticultura Sustentável, Programa Qualidade e Renda, Projeto Casa de Farinha, Programa Leite e Pasto, Programa Diversificar e, por último, o Plano Safra.

Ao apresentar o Plano Safra, o prefeito Darci Lermen explicou que um dos objetivos do programa é eliminar as pastagens em lotes que não gerem rentabilidade ao pequeno agricultor e substituí-las por áreas agricultáveis com a introdução da lavoura branca (arroz, feijão, milho, mandioca) e hortaliças, gerando renda e alimentação, controlando o êxodo rural e incentivando o homem do campo a produzir com tecnologia e sustentabilidade.

Ainda sobre o Plano Safra, o gestor municipal acrescentou que o programa tem como ênfase oferecer serviços de mecanização agrícola para os agricultores familiares oriundos de projetos de assentamentos que estejam devidamente regularizados no município de Parauapebas, que possuam mão-de-obra suficiente para realização de trabalhos braçais e busquem qualificar a produção rural.

O programa tem como principal meta atender 20 localidades situadas em 12 projetos de assentamento do município, num total de cerca de mil famílias, e realizar o preparo de 1.200 hectares de terra. A única contribuição do agricultor é colaborar com 10 litros de óleo diesel para cada hora mecanizada (arada) por trator.

Nenhum comentário: