segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Estação Conhecimento é ouro no Campeonato Estadual Caixa Mirim

Belém – Os alunos da Estação Conhecimento de Tucumã foram os vencedores do Campeonato Estadual Caixa Mirim (12 a 14 anos), ocorrido no último sábado (15), na Escola de Educação da Universidade Estadual do Pará (Uepa), em Belém.

A delegação campeã, composta por 40 alunos da Estação Conhecimento - Núcleo de Desenvolvimento Humano e Econômico, com gestão compartilhada com a Fundação Vale, conquistou 233 pontos, garantindo o ouro na classificação geral, obtendo duas medalhas de ouro, seis prata e nove bronze no total.

A segunda posição foi para a equipe da Secretaria Municipal de Esporte, Arte e Lazer (Sejel), que marcou 92 pontos, e o terceiro lugar foi para os alunos da escola pública Edvaldo B.de Jesus, que marcaram 86 pontos. Por sua vez, a 4ª posição foi para a delegação de Marabá, a 5ª para o projeto "Papo Cabeça" e o 6º lugar ficou com os atletas de Ulianópolis.

A Federação Paraense de Atletismo promoveu, simultaneamente ao Campeonato Mirim, o Festival Pré-Mirim de Atletismo, para alunos com idades entre 9 e 11 anos. Nesta categoria, o primeiro lugar do pódio ficou para a escola Edvaldo de Jesus, 2º para a Escola Eunice Weaver e o 3º para a Estação Conhecimento.

As duas competições foram muito disputadas, reunindo cerca de 250 alunos de atletismo, de clubes, escolas da rede pública e de programas sociais de diversos municípios, como Belém, Castanhal, Ulianópolis, Marabá e Tucumã.

As aulas de esporte da Estação Conhecimento fazem parte do Programa Brasil Vale Ouro, que tem como desafio descobrir novos talentos olímpicos nas modalidades de judô, natação e atletismo nas regiões onde a Vale atua.

Destaques
No Campeonato Mirim, entre os destaques estão os atletas de arremesso de peso. No feminino, Vanessa Santos (Sejel) levou o ouro, com a marca de 9,06 m. A prata e o bronze foram para a Estação Conhecimento de Tucumã, respectivamente com as atletas Daine Nepomuceno Souza (7,45 m) e Lileia Barbosa Sousa (6,66 m). No masculino, o ouro e a prata foram para a Sejel, com Paul Williams Amorim (8,83 m) e Wagner William Costa (8,39 m). O bronze foi para a Estação Conhecimento, com o atleta Hellegton Freitas (8,37 m).

Na prova dos 80 m com barreiras, no feminino, a equipe da Estação Conhecimento brilhou mais uma vez, ao ocupar os três lugares do pódio, com as atletas Jaciara Felix Marques (16,36), Karine da Silva (17,48) e Linda Inez Barbosa (17,59).

Com o título de campeões, a delegação mirim repete o feito da equipe da Estação Conhecimento que participou, em maio deste ano, do Campeonato para Menores (15 a 17 anos), em Belém, onde também conquistou o ouro na competição.

Os pequeninos do Pré-Mirim também fizeram bonito no festival e mostraram que têm garra e força de atletas. No salto em distância feminino, Mylenna da Silva, da Estação Conhecimento, foi ouro com a marca de 3,73 m. A prata foi para Ana Cássia Rodrigues, da escola Edvaldo de Jesus (3,44 m) e o bronze para Adriele Mikaela, do projeto Papo Cabeça, com a marca de 3,26 m.

Nos 600 metros rasos masculino, Vitor Bezerra, da escola Edvaldo de Jesus, levou o ouro, com o tempo de 2.16.89. Alisson Santos, com o tempo de 2.17.13, e Danilo Carneiro Santos, com o tempo de 2.19.95, ambos da Estação Conhecimento, ficaram com a prata e o bronze, respectivamente.

O Campeonato Estadual Mirim e o Festival Pré-Mirim de Atletismo são realizados anualmente e têm a finalidade de promover o intercâmbio entre as associações (clubes) desportivas do Estado do Pará na modalidade atletismo, contribuindo para a melhoria e o desenvolvimento do nível técnico desse esporte no país. As provas envolveram arremesso de peso, salto em distância, revezamento e de velocidade.

O presidente da Federação Paraense de Atletismo, Ronaldo Lobato, fala da importância das competições. "São nessas modalidades de base que começamos a vislumbrar o futuro do atletismo paraense. Também notamos o grau, o nível de treinamento e o rendimento dos alunos através dos resultados conquistados". (Assessoria de Imprensa da Vale)

Nenhum comentário: