quinta-feira, 2 de julho de 2009

Mina de cobre do Sossego completa cinco anos

Maior site de produção de cobre da Vale, a Mina do Sossego, localizada em Canaã dos Carajás, completa nesta quinta-feira (2) cinco anos de operação, com uma produção de mais de dois milhões de toneladas de concentrado de cobre.

Além de marcar o início da diversificação mineral da Vale, Sossego tem importância estratégica no suporte a outros empreendimentos de cobre na região, como Salobo, Alemão e Cristalino.

Depois de implantadas, a previsão é que essas minas produzam, juntas, cerca de 700 mil toneladas anuais, gerando mais de 3.800 empregos no Pará e contribuindo para transformar o Brasil em um dos grandes exportadores mundiais de cobre.

A Mina do Sossego também está contribuindo fortemente para que a Vale teste novas tecnologias que possibilitem verticalizar sua produção de cobre, ganhando mais competividade no mercado e trazendo mais desenvolvimento para a região.

Desde novembro de 2008, a Vale está testando, na Usina Hidrometalúrgica de Carajás (UHC), o processo de lixiviação sob pressão, tecnologia que consiste em transformar o concentrado de cobre sulfetado em placas metálicas (catodos), com 99,999% de pureza. A produção de placas gera produtos finais como fios, cabos e componentes eletrônicos.

Tão importante quanto o bom desempenho operacional nos últimos cinco anos, bem como suas perspectivas de expansão da cadeia de cobre, são os investimentos da Vale em obras e projetos que estão beneficiando a população de Canaã dos Carajás.

A Mina do Sossego gera hoje na região cerca de 2 mil empregos, entre próprios e contratados. Antes disso, contudo, a cidade foi preparada para receber o empreendimento. A Vale investiu R$ 130 milhões em Canaã dos Carajás em obras de infraestrutura, educação, saúde, cultura, lazer e programas de formação profissional.

Entre os recursos aplicados pela empresa em obras de infraestrutura, estão a pavimentação de mais de 80 km de estradas; reforma de pontes; ampliação da rede de iluminação pública; implementação de Estações de Tratamento de Água e Esgoto; construção de quase 50 km de rede de abastecimento de água e mais de 20 km de rede de esgoto. Também foram feitos investimentos em segurança pública e na construção de escola, núcleo de educação infantil, hospital, Casa da Cultura e reforma do estádio municipal.

Canaã dos Carajás, que já foi um assentamento agrícola dentro dos limites de Parauapebas, tem apenas 15 anos de emancipação. Hoje, com mais de 22 mil habitantes, está entre os municípios que mais crescem no país.

Mina do Sossego
Descoberta em 1997, a Mina do Sossego teve sua construção iniciada em 2002. O empreendimento é formado por dois corpos minerais, denominados Sossego e Sequeirinho, que formam reservas de 244,7 milhões de toneladas de minério de cobre.

Com investimentos na ordem de R$ 1,2 bilhão, o processo de extração de cobre da Mina do Sossego é realizado a céu aberto. Após o processo de beneficiamento ‑ que conta com equipamentos de grande porte, como o moinho SAG (moagem semi-autógena), um dos maiores do mundo, com 12 metros de diâmetro ‑ o minério, que sai da mina com teor médio de 1% de cobre, alcança uma concentração de 30%.

A produção é transportada por caminhão até o Armazém de Cobre, em Parauapebas, depois segue pela Estrada de Ferro Carajás até o Terminal Marítimo de São Luís, onde é embarcado para os mercados interno e externo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Waldyr!
O ex-secretário de Saúde da atual Gestão de Canaã dos Carajás, sr. Jurandyr Ferreira, é agora titular de um Blog (www.blogdobekao.mebnode.com). Ontem, o mesmo publicou uma nota que criou o maior reboliço no governo do Sô, eis a nota:
ESTA É PARA ESQUENTAR A CUCA!!!!

Quedas de Secretários, Fatos ou Boatos???



Fontes seguras ligados diretamente ao Poder Público Municipal, em conversas informais com populares mencionaram o que está para ser anunciado nas próximas horas. O Prefeito Anuar Alves da Silva deverá exonerar de seus cargos os seguintes secretários (as); Nilva Francisco Marques Magno (Meio Ambiente e Turismo), Élson (Esportes) ainda existem rumores da queda do Sr. Rumão (Ouvidor), do Sr. Fabiano (Transportes e Trânsito) segundo comentários existe outro nome que pode entrar na mencionada lista, trata-se do Sr. Edineis (Saúde) que em momento algum conseguiu familiarizar com os servidores da área, muito menos caiu na graça da população.

Se as informações forem confirmadas o Sr. Anuar (Prefeito do Coração da Gente) estará dando o seu primeiro passo para voltar a cair nos braços do povo, pois o motivo de reclamações da população parte diretamente destes “colaboradores”, diga-se de passagem ainda não justificaram ao que vieram.





Nota do Blog



Eis abaixo, caso confirme as informações as prováveis justificativas para as mencionadas exonerações:



Nilva (Meio Ambiente e Turismo) detentora da presidência do pequeno PRB- Partido Republicano Brasileiro, 25 (vinte e cinco) filiados, partido este que a mesma jamais consegui levantar, certamente iria faltar condições para gerir a secretaria.Nada de Novo.....Élson (Esportes) pouco conhecedor da área , porem dedicado e com o apoio do PP- Partido Progressista um dos partidos da base aliada do governo e de sua maioria , tropeçou diante de vários desastres ocasionados pelo Presidente da Liga, Sr. Heleno que quase culminou na suspensão de nossa cidade por 02 (dois) anos de competições oficiais. É Secretário , Diga com quem andas que direis quem tu és....

Talvez o “justo” pagando pelo pecador!!!!!

Fabiano (Transportes e Trânsito) afilhado político do Sr. Antonio (Toninho da Droganorte) agarrou-se ao PSC- Partido Social Cristão e abraçou tudo que viu pela frente, deixando para trás vários companheiros da sigla. É meu amigo, não podemos cuspir no prato que comemos.Agora está provando do próprio veneno......

Rumão (Ouvidoria) simpático ao atendimento, porem sem ações concretas no Governo preocupou apenas em ouvir fofocas, esquecendo da sua verdadeira função de interagir com os órgãos, secretarias e com a população.Tem apoio de parte do PDT- Partido Democrático Trabalhista , mesmo sem fazer parte sequer do rol de filiados do mesmo, oficialmente falando.Fonte- TRE/PA na data de 08/06/2009,dispensa maiores comentários .......

Edineis (Saúde) chegou sem dar muitas explicações, ainda com a patente de Presidente do PMDB- Partido do Movimento Democrático Brasileiro/Parauapebas e com status de afilhado da deputada federal Bel Mesquita, tentou mostrar que resolvia algo, mas jamais conseguiu manter 01 (um) bom relacionamento com servidores, sem ações concretas jamais iria agradar o povo.Vale ressaltar que o mesmo perdeu a Presidência do Partido e ainda , segundo comentários de terceiros tornou se desafeto da deputada. Tudo falta “obediência”............



Conclusão:



Se realmente forem tomadas estas medidas por parte de nosso Prefeito, Sr. Anuar desde já receba os Parabéns pela atitude séria e coerente. Até a próxima!!!

celso disse...

E lamentável que a vale não seja uma estatal, foi privatizada na gestão do presidente FHC, em funçaõ de que seria improdutiva ou mal gerida ,talvez tivesse sido sucatiada para justificar a entrega aos interesses internacionais e a grandes investidores nacionais.
E incomensurável o prejuízo para os brasileiros dessa e e de outras gerações. É UM ABSSURDO QUE AS RIQUEZAS DO SUBSOLO ESTÃO À MERCÊ DA VALE. seja principalmete ferro e cobre,que atualmente vale mais que petroleo,No futuro a vale vai ser mais importante que a petrobras.
É incompreensivel essa concessão da uniaõ que vai de contra o interesse nacional.
Dai eu pergunto a mina do ssossego e para o ssossego de quem ?, A participação dos municipios nos projetos e nos dedobramentos dos empreedimentos poderia ser maio? Trazenzedo maiores investimetos sociais, conderando as questões ambientais? tenho certza que sim.