terça-feira, 19 de maio de 2009

Prefeito convoca população para se cadastrar em programa habitacional

Waldyr Silva

Prefeito Darci Lermen

Numa parceria com os governos federal e estadual, o prefeito de Parauapebas, Darci José Lermen (PT), convoca famílias com renda até três salários mínimos (R$ 1.394,00) para se cadastrar ao programa habitacional “Minha casa, minha vida”.

Para se habilitar ao programa, a prefeitura vai entregar senhas às famílias interessadas nos dias 21 e 22 (quinta e sexta-feira), no estádio Rosenão, bairro Liberdade, no horário das 8 às 18 horas.

Depois da entrega das senhas, os interessados vão se cadastrar ao programa, no período de 25 do corrente a 25 de junho próximo, também no estádio Rosenão.

No momento do cadastramento, a família tem que apresentar documentos (originais e cópias) pessoais como RG, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista (para homens), Certidão de Casamento (ou declaração de convivência), Certidão de não Convivência (para casais separados, mas que não completaram o processo de separação) e Certidão de Nascimento (dos filhos), além de comprovante de residência (conta de luz, água ou telefone) e comprovação de renda (formal ou informal).

Para ter direito ao programa “Minha casa, minha vida”, o interessado não pode ter sido beneficiado anteriormente em programas de habitação social do governo e nem possuir casa própria ou financiada em qualquer estado brasileiro.

As famílias cadastradas passarão por triagem, sujeita a consulta de CPF. Depois, receberão em suas residências a visita de fiscais, a fim de comprovar o que foi declarado no cadastro.

Ao ser aprovado no cadastro, o beneficiado se compromete a destinar, no mínimo, 10% de sua renda mensal (e no máximo, 20%), durante 10 anos, para pagamento do imóvel, com prestação mínima de R$ 50,00, corrigida pela Taxa Referencial (TR).

O prefeito Darci Lermen lembra que, diferentemente do Habitar Feliz (Casas Populares), o programa “Minha casa, minha vida” não vai doar casas, mas facilitar a compra do imóvel, cobrando valor simbólico.

De acordo com o gestor municipal, a prefeitura pretende construir cerca de duas mil unidades residenciais dentro do programa habitacional, cuja área já está sendo reservada para o empreendimento.

Darci Lermen orienta as pessoas interessadas no programa “Minha casa, minha vida” que não há necessidade de correria rumo ao estádio Rosenão, ou até mesmo passar a noite no local, uma vez que o sistema de entrega das senhas é rápido, com servidores públicos organizando as filas e orientando quanto ao período de cadastramento.

Desde esta segunda-feira (18), muitas famílias já formam imensas filas em redor do estádio, dia e noite, embora estejam cientes que as senhas só serão distribuídas na quinta e sexta-feira. Justificam que não podem correr o risco de perder a oportunidade de ter a casa própria.

Nenhum comentário: