quinta-feira, 14 de maio de 2009

Diretores da Acip se reúnem com prefeito e debatem problemas de Parauapebas

Fotos: Bariloche Silva




Membros da diretoria da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Parauapebas (Acip) foram recebidos pelo prefeito Darci José Lermen, nesta quinta-feira (14), no gabinete, quando foram discutidos alguns problemas do município que já vinham sendo debatidos pela entidade no decorrer do ano.

Na oportunidade, os diretores da Acip, encabeçados por José Rinaldo Alves de Carvalho, presidente da entidade, apresentaram reivindicações importantes que visam melhorar as condições de vida dos moradores de Parauapebas.

Comércio ilegal
A direção da Acip solicitou da prefeitura que fiscalize o comércio ilegal, tendo em vista que diariamente diversos caminhões carregados de tijolos fogem da fiscalização da Secretaria Estadual de Fazenda (Sefa) e vendem produtos sem notas fiscais por toda a cidade, prejudicando as empresas locais legalizadas.

Além de tijolos, outras mercadorias como frutas, roupas e materiais de construção são vendidas sem nenhuma qualidade no município. Por esse motivo, diretores da entidade pediram ao prefeito que criasse uma força tarefa para fiscalizar essas irregularidades, em conjunto com a Sefa.

Darci Lermen determinou que o Departamento de Arrecadação Municipal (Dam), em parceria com Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz) e Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), fiscalize mais de perto essas irregularidades.

Alvará
Os diretores da Acip solicitaram que o prefeito Darci Lermen determinasse o mais rápido possível que a Sefaz não emita mais alvarás para empresas por mais de seis meses, sob pena de ser cassado o documento da empresa que não se regularizar no período determinado.

Matadouros
Foi sugerida também fiscalização nos matadouros de Parauapebas que abatem carnes bovinas e suínas, sendo que os açougueiros estão reclamando das condições precárias desses locais e do preço abusivo que está sendo repassado a eles e respectivamente para os consumidores de carnes. José Rinaldo sugeriu que a prefeitura crie matadouro público municipal para acabar com os problemas denunciados.

O prefeito se mostrou preocupado com a situação e prometeu se esforçar para regularizar os matadouros, ou, se possível, criar um matadouro municipal.

Plano Diretor Participativo
A direção da Acip cobrou de Darci Lermen mais agilidade na questão das obras do Plano Diretor Participativo (PDP). Lermen afirmou que o plano apresentou algumas irregularidades e que nos próximos dias a equipe de governo irá aos bairros elaborar mais metas de obras, e bem próximo deve ser aprovado o orçamento de obras para o próximo ano.

Loteamentos
Os diretores se mostraram preocupados com diversos loteamentos em Parauapebas e sugeriram que a prefeitura exija, nos próximos loteamentos, que acrescentem nos projetos ruas mais largas, para evitar que no futuro a cidade não vire um verdadeiro caos. Para José Rinaldo, os atuais loteamentos futuramente podem trazer um ônus enorme ao município.

Darci sugeriu ainda que nos próximos loteamentos seja feita também audiência pública para estabelecer metas aos empreendedores.

Força tarefa
José Rinaldo garantiu ao prefeito que a Acip apóia a operação “Força Tarefa”, que tirou dezenas de cadeiras de bares das calçadas e autuou estabelecimentos que estavam trabalhando irregularmente. Porém, pediu que a prefeitura proibisse a venda de bebidas alcoólicas em quiosques doados pelo poder público a comerciantes em várias partes da cidade.

Transporte
Na área de transporte, a diretoria da Acip solicitou ao prefeito que inicie imediatamente o processo de regularização do transporte coletivo em Parauapebas, tendo em vista que a empresa que vende vale transporte estaria agindo ilegalmente.

Os serviços de mototáxi e táxi também foram inclusos nas conversas, tendo em vista que os serviços prestados estão sendo bastante criticados e os preços são considerados abusivos. (Fonte: Bariloche Silva)

Nenhum comentário: