Os trens da Estrada de Ferro Carajás (EFC) voltaram a circular nesta segunda-feira (11). Um trabalho inédito de engenharia possibilitou a liberação da via, interditada desde o dia 4 de maio, devido às fortes chuvas que castigam o Norte e Nordeste do Brasil.
Com isso, a partir desta terça-feira (12) o trem de passageiros parte de Parauapebas, às 6 horas, em direção a São Luís (MA). A previsão de chegada na capital maranhense é às 22 horas.
A liberação do trecho alagado teve início às 19 horas, deste domingo (10), quando o nivel da água sobre o trilho baixou para 9 cm, possibilitando a passagem dos trens de carga. O tráfego foi feito em regime especial, com os trens circulando com velocidade de 5 km/h e acompanhamento das equipes de operação e manutenção durante todo o tempo.
A liberação do trecho só foi possível depois que uma equipe de engenharia da Vale construiu dois diques de 850 metros cada um, ao lado dos trilhos, formando um muro. Em seguida, bombas de sucção começaram a retirar a água que cobria os linha férrea.
O trabalho envolveu cerca de 500 homens, trabalhando ininterruptamente. Para a construção dos diques, foram usados 56 mil sacos de areia.
Com isso, a partir desta terça-feira (12) o trem de passageiros parte de Parauapebas, às 6 horas, em direção a São Luís (MA). A previsão de chegada na capital maranhense é às 22 horas.
A liberação do trecho alagado teve início às 19 horas, deste domingo (10), quando o nivel da água sobre o trilho baixou para 9 cm, possibilitando a passagem dos trens de carga. O tráfego foi feito em regime especial, com os trens circulando com velocidade de 5 km/h e acompanhamento das equipes de operação e manutenção durante todo o tempo.
A liberação do trecho só foi possível depois que uma equipe de engenharia da Vale construiu dois diques de 850 metros cada um, ao lado dos trilhos, formando um muro. Em seguida, bombas de sucção começaram a retirar a água que cobria os linha férrea.
O trabalho envolveu cerca de 500 homens, trabalhando ininterruptamente. Para a construção dos diques, foram usados 56 mil sacos de areia.
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