terça-feira, 14 de abril de 2009

Agricultores exigem punição de policiais no sul do Pará

A Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Pará (Alepa) promete cobrar da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup) a apuração e punição dos policiais envolvidos em torturas e assassinatos na microrregião de Conceição do Araguaia, sul do Pará, incluindo aqueles que não investigam os crimes supostamente praticados pelos chamados poderosos do latifúndio.

A deliberação foi resultado da audiência pública ocorrida naquele município, na última segunda-feira (13), com a participação do presidente e da vice-presidente da comissão, deputados estaduais Arnaldo Jordy (PPS) e Bernadete ten Caten (PT).

A audiência ocorreu na Câmara de Vereadores de Conceição, com a participação de cerca de 150 pessoas, entre representantes da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Ibama, Incra, Defensoria Pública Agrária, Vara Judicial Agrária, Ouvidoria Agrária Estadual, Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, polícias Civil e Militar, vereadores e movimento social.

Um dos episódios discutidos na audiência foi o despejo violento das 1.100 famílias que ocupavam o Complexo da Forquilha, de 72 mil hectares, no município vizinho de Santa Maria das Barreiras, no ano passado.

A comunidade denuncia o assassinato de posseiros em diversos conflitos de terra, mas os números de vítimas anunciados divergem. O juiz agrário afirmou que há a prisão decretada de um fazendeiro da região envolvido nesses crimes.

Outro caso denunciado no evento foi a exploração ilegal de madeira nos 29 mil hectares da reserva da antiga fazenda Bradesco, hoje Assentamento Padre Josino Tavares, com área de 60 mil hectares.

“A reserva já sofreu três invasões e três reintegrações de posse, mas a comunidade denuncia que os grandes (madeireiros) continuam tirando madeira de lá. Vamos pedir à superintendência do Ibama no Pará que reforce a fiscalização no local”, afirmou Bernadete Caten.

O Incra teve que responder aos agricultores sobre os pedidos de agilização dos projetos de assentamento na região. Uma reunião de trabalho foi agendada com os deputados para a próxima quinta-feira (16), em Belém. (Enize Vidigal)

Nenhum comentário: