quarta-feira, 13 de junho de 2012

Servidores públicos municipais têm reajuste salarial de 10,76%

Ascom/CMP
Os projetos de leis nº 023 e nº 026, que tratam, respectivamente, do reajuste geral anual dos servidores públicos dos poderes Executivo e Legislativo de Parauapebas, foram aprovados por unanimidade durante a sessão da última terça-feira (12) da Casa de Leis.

As propostas, que foram apreciadas em discussão única, autorizam a Prefeitura de Parauapebas e a Câmara Municipal a conceder reajuste de 10,76%, produzindo seus efeitos retroativos ao dia 1° de maio de 2012.

Os projetos têm como objetivo recompor as perdas salariais sofridas em decorrência da inflação, ou seja, visam garantir o poder aquisitivo dos salários, como prevê a Constituição Federal, não se tratando, efetivamente, de um aumento salarial.

Segundo o vereador Odilon Rocha (PMDB), a proposta de reajuste já tinha sido amplamente discutida pelo sindicato da categoria. “Trata-se da perca salarial e é um ganho real muito pequeno, inclusive, mas já é muito significante na folha de pagamento de cada servidor, pois faz diferença. É bom destacar que não seria justo que aprovássemos apenas o reajuste dos servidores do Executivo e deixássemos os do Legislativo desamparados”, observou o vereador.

Já o vereador Adelson Fernandes (PDT) achou que o percentual acordado poderia ser maior. “Que bom que chegaram a um consenso sem as extremas discussões que sempre ocorrem. É um reajuste merecido, acima da inflação, mas fiquei um pouco contrariado, porque não chegou a um número ideal, poderia ser 12%”, destacou.

O percentual de reajuste foi calculado com base no Índice de Preços ao Consumidor da Região Metropolitana de Belém, justificando-se pelo alto custo de vida de Parauapebas. Os dois projetos entram em vigor neste mês de junho.

Nenhum comentário: