terça-feira, 26 de junho de 2012

Fórum municipal discute direitos da pessoa com deficiência

Com o intuito de promover o debate e a consolidação de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência, será realizado nesta quarta-feira (27), em Parauapebas, o III Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), a partir das 9 horas da manhã.

Durante o encontro, será realizada a eleição dos delegados que vão representar o município de Parauapebas na III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que irá acontecer em Belém, no mês de agosto deste ano.

O Fórum conta com a participação de órgãos municipais como Conselho Municipal de Assistência Social (Comasp), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdcap) e entidades como Apae e Sorri Parauapebas.

PRÉ-FÓRUM
Antecedendo o evento, foram realizados pré-fóruns nos dias 21 e 22, nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) do Rio Verde, Primavera e Altamira, com temas que envolveram o trabalho e a reabilitação profissional, acessibilidade, transporte e moradia para as pessoas com deficiência. A partir destas discussões, foram elaboradas propostas que vão traçar um panorama municipal sobre a inclusão e os aspectos que ainda precisam ser melhorados.

O fórum atende à convocação do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), de acordo com a Resolução 03/2011, em conjunto com a Presidência da República, Casa Civil e Secretaria Nacional de Direitos Humanos.

A etapa nacional, prevista para acontecer no período de 3 a 6 de dezembro, em Brasília (DF), com o tema “Um olhar através da convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência da ONU: novas perspectivas e desafios”, será precedida das etapas municipais e estaduais, que deverão também abordar o mesmo tema. (Ascom PMP)

Nenhum comentário: