sábado, 30 de junho de 2012

Prazo para realização de convenções encerra neste sábado

Valmir da Integral

Chico das Cortinas

José Coutinho

Rui Vassourinha

Zezinho do Rio Verde
Adelson Fernandes
Encerra neste sábado (30), em todo o país, o prazo determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para os partidos políticos realizarem encontros em convenções para escolha de coligações e dos candidatos a prefeito, vice e a vereadores que pretendem concorrer às eleições municipais no dia 7 de outubro deste ano.

Em Parauapebas, a maioria dos partidos e das coligações deixou para fazer as convenções para confirmação dos nomes dos candidatos no último dia do prazo, enquanto que alguns já realizaram seus encontros, sacramentando os nomes que vão concorrer às vagas de prefeito, vice e de vereadores.

A primeira agremiação partidária a realizar convenção em Parauapebas foi o Partido Socialismo e Liberdade (Psol), no último domingo (24), escolhendo como candidato a prefeito Antonio José da Silva Filho, o “Zezinho do Rio Verde”, e como vice o professor e ambientalista Jesse James, e ainda 10 candidatos à Câmara Municipal. O Psol concorre às eleições de outubro sozinho, sem composição com outros partidos políticos.

Na última quinta-feira (28), foi a vez de o Partido Republicano Progressista (PRP), também sozinho, promover sua convenção na cidade, escolhendo para concorrer à prefeitura o ex-prefeito Francisco Alves de Souza, conhecido popularmente por “Chico das Cortinas”.

O nome do vice de “Chico das Cortinas” não foi anunciado na convenção, até que seja confirmada uma eventual coligação com o Partido Popular Socialista (PPS). Caso isto não aconteça, o partido lançará chapa pura, podendo ter como vice o supermercadista João Trindade ou o professor Rogério Sousa. A quantidade de candidatos a vereadores também não foi confirmada.

O terceiro partido a definir os nomes que pretendem concorrer às eleições municipais de 2012 em Parauapebas foi o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). O evento ocorreu ontem (sexta-feira), na Chácara Rio Verde, e cravou o nome do vereador Antonio Massud Sales como candidato a prefeito, ficando para hoje (30) a definição do nome do vice e da quantidade de candidatos a vagas ao Poder Legislativo.

Neste sábado (30), das 9 às 17 horas, na escola Eduardo Angelim, Bairro Rio Verde, ocorre a convenção do Partido Social Democrático (PSD), concorrendo como candidato a prefeito o empresário Valmir Queiroz Mariano, conhecido por “Valmir da Integral”, quando será definido o nome do vice e o numero de candidatos que vão concorrer à Câmara de Vereadores. O PSD faz coligação com PSDB, DEM, PSDC e, possivelmente, com PTB, PR e PPS, cujas negociações se encerram hoje, para definição final da coalizão partidária.

Também hoje (sábado), no horário das 8 às 19 horas, no ginásio poliesportivo do Bairro Beira Rio, acontece a coligação do Partido dos Trabalhadores (PT), oficializando como candidato a prefeito o nome do ex-secretário de Obras, José das Dores Couto, conhecido por “Coutinho”, que tem como vice a ex-prefeita Bel Mesquita (PMDB).

O PT concorre às eleições de Parauapebas coligado com PMDB, PP, PCdoB, PSB, PSC e, ainda em negociação, com PV e PR. O número de candidatos à Câmara Municipal vai ser definido na convenção.

Ainda neste sábado (30), no período das 14 às 17 horas, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), será realizada a convenção do Partido Republicano Brasileiro (PRB), tendo como candidato a prefeito Rui Hildebrando, popularmente conhecido por “Rui Vassourinha”, como vice Mirian Montelo e 27 candidatos a vereadores.

O PPS e o PDT ficaram de fazer também convenções neste sábado, figurando como eventuais candidatos a prefeito, respectivamente, o ex-secretário de Cultura Cláudio Feitosa e o vereador José Adelson Fernandes. O encontro do PDT será na Câmara Municipal, a partir das 19 horas, e do PPS na Rua E nº 221, Bairro Cidade Nova, das 9 horas ao meio-dia.

Nenhum comentário: