sábado, 16 de junho de 2012

Festival Junino homenageia centenário de Luiz Gonzaga

A Liga das Agremiações Juninas de Parauapebas (Liajup) anunciou a realização do 10º Festival Jeca Tatu para o período de 24 de junho a 1º de julho, na Praça de Eventos, centro da cidade, com o tema “O Centenário de Luiz Gonzaga”.

Considerando a tradição do festival, serão construídos o Coreto, a Casa da Roça e a Capela de Santo Antônio na Praça de Eventos, que ficará cercada por barracas enfeitadas com motivos juninos, enquanto o centro da praça servirá de espaço para as quadrilhas se apresentarem ao público.

Fórum
No último sábado (9), a Liajup e a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) realizaram o 2º Fórum de Cultura Junina de Parauapebas, com o tema “Promover e fortalecer é direito de todos”. Na oportunidade, foram debatidos os eixos “Aspecto socioeconômico e cultural das festividades juninas em Parauapebas: ontem, hoje e amanhã”; “O papel do poder público no fomento às atividades culturais no município; e “A festa junina: breve panorama a nível de Brasil e seus contrastes naturais”.

As apresentações extras tiveram destaque na programação, com o músico Beto di Mayo embalando o almoço com um repertório bem tradicional do mês de junho. O público presente ainda teve a oportunidade de dar sua palhinha. O almoço teve como prato principal uma feijoada, servida a todos os participantes.

Ainda, fazendo parte do evento, foram realizadas oficinas de desenho e pintura com o instrutor Tiago Tigo, encerrando com a apresentação dos alunos da Escola de Música Municipal “Maestro Waldemar Henrique".

Fizeram parte das mesas Mário Alves, presidente da Liajup; o secretário interino de Cultura, Afonso Camargo; o presidente do Conselho de Cultura, Vicente Reis; além de representantes da literatura e artes cênicas, artes visuais e patrimônio cultural da Secult, entre outros.

Programação do festival
24 de junho (domingo): apresentação de quadrilhas e grupos folclóricos; visitação à Casa da Roça; serviços na praça de alimentação; e apresentação da banda Forró Pé de Serra.
25 de junho (segunda): carroçada, apresentação das quadrilhas de escolas municipais, concursos da Rainha. Jeca e da Miss Caipira Gay; e apresentação de Beto Di Mayo e Banda Nó de Arueira.
26 de junho (terça): apresentação de quadrilhas mirins e concurso Jeca Tatu 2012, cortejo cultural das quadrilhas e banda Forró Pé de Serra.
27 de junho (quarta): concurso intermunicipal de quadrilhas e shows no espaço do coreto.
28 de junho (quinta): apresentação das quadrilhas do grupo B e C, e grupos musicais; banda Tecnomania, Trio Nordestino e exposições no coreto.
29 de junho (sexta): apresentação da quadrilha do grupo A e shows.
30 de junho (sábado): exibição do grupo A, show com Forró na Dose e “Monteirinho do Acordeon”.
01 de julho (domingo): mostra dos resultados e show nacional.

Nenhum comentário: