terça-feira, 19 de junho de 2012

Populares voltam a ocupar prédio da prefeitura em busca de moradia

Fotos: Ronaldo Modesto


Dezenas de populares que se dizem cansados de esperar por decisão do poder público municipal voltaram ocupar, na manhã desta segunda-feira (18), as dependências do prédio da Prefeitura de Parauapebas, desta vez, cobrando cumprimento no que diz respeito ao fornecimento de lotes para moradia e de kits com material para início de construção de imóveis populares.

De acordo com Ângela Dutra, uma dos líderes do movimento reivindicatório, as famílias que participavam da manifestação eram moradoras de áreas de risco e locais atingidos pela enchente que foram remanejadas para barracão pela prefeitura, com a promessa de receber lotes urbanos e kits de material de construção, mas a prefeitura vinha protelando a atender várias dessas famílias.

“Estamos aqui, mais uma vez, para pressionar novamente o prefeito a nos atender, porque já estamos cansados de tanto esperar e sem ter onde morar e criar nossos filhos”, apelou a dona de casa.

O movimento foi formado por homens, mulheres e crianças, que se colocaram no hall de entrada do prédio do Poder Executivo portando cartazes e faixas, e até soltando fogos de artifícios (foguetes) do lado externo da repartição pública.

No meio da tarde de ontem (18), representantes do prefeito municipal receberam uma comissão formada por integrantes dos manifestantes para estudar os pleitos da comunidade e ver no que podia atender em curto espaço de tempo.

NOTA DA ASCOM
Procurada para falar sobre o assinto, a Assessoria de Comunicação (Ascom) da Prefeitura respondeu, em nota, o seguinte:

“Todos os moradores da área de risco Riacho Doce, alojados no abrigo (galpão da empresa Usimig), receberam um lote urbanizado e poderão iniciar a construção de sua casa a partir de 1º de julho. Dias antes da manifestação ocorrida na manhã desta segunda-feira (18), no prédio da Prefeitura, a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) reuniu-se com representantes desses moradores. A finalidade foi explicar que devido à proximidade do período eleitoral as ações da Prefeitura obedecem a uma análise mais criteriosa. Além disso, o governo deixou clara sua intenção em contribuir com essas famílias na concretização do sonho da casa própria. Dessa forma, a Sehab solicitou um parecer formal da Procuradoria Geral do Município quanto à possibilidade legal do financiamento de kits material de construção neste período. Vale lembrar que a Prefeitura tem se empenhado em promover políticas habitacionais no sentido de reduzir o déficit de moradia em Parauapebas. No entanto, não pode se furtar dos procedimentos legais necessários à sua atuação”.

Nenhum comentário: