sábado, 2 de junho de 2012

Prossegue neste sábado 17ª Semana de Meio Ambiente

Helder Messiahs
Iniciada na segunda-feira (28) desta semana, com a exibição do filme “Xingu” e a “Oficina de humor gráfico e meio ambiente”, ministrada pelo cartunista Biratan Porto, de Belém, no Unique Shopping Parauapebas, prossegue neste sábado (2), e encerra na próxima quarta-feira (6), a programação da 17ª Semana de Meio Ambiente em Parauapebas.

Para hoje, a programação consta da realização do “II Concurso de alternativas ambientais”, no período das 14 às 18 horas, no Unique Shopping. Deste sábado até quarta-feira (6), haverá apresentação da exposição itinerante “Charges de Biratan Porto”, das 10 às 22 horas, também no shopping da cidade. Na segunda-feira (4), às 17h30, no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), palestra “Alternativa sustentável para a construção civil”, por Marcos Casado, engenheiro do Gree Building Council Brasil.

A programação da 17ª Semana de Meio Ambiente continua na terça-feira (5), às 08h30, no Ceup, com palestra “Potencial de produção de biodiesel no Pará”, a ser ministrada por Alexandre Alberto Gonçalves Galvão, da Sagri. Ainda na terça-feira, desta vez no Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC), às 19 horas, realização de sarau, com apresentações culturais de dança, teatro, poesia, música, exposição de artesanato e telas.

Na terça e quarta-feira (5 e 6), no período das 18 às 22 horas, no CDC, exposição de charges dos alunos de Biratan Porto e exposição de fotos de João Marcos Rosa. Dia 6 (quarta-feira), encerramento do evento, ocorrem apresentação do livro “Fauna da Floresta Nacional de Carajás”, às 18h30, no auditório da Câmara Municipal de Parauapebas; palestra “Licenciamento ambiental e destinação de resíduos”, com André Aragão, da Sema, às 8 horas da manhã, no Ceup; entrega de premiação aos melhores trabalhos da oficina, às 19 horas, na Praça de Eventos; e, finalmente, show com Tom Cleber, às 19 horas, também na Praça de Eventos...

OFICINA
A “Oficina de humor gráfico e meio ambiente” contou com a participação de 26 estudantes, que ao longo da semana vêm aprendendo as diferenças entre charge (representação sobre um tema atual) e cartum (desenho humorístico que expressa o comportamento humano).

Jeferson Santos, de 13 anos, participou de uma seleção de ilustrações na escola e foi um dos alunos escolhidos para participar da oficina. “Quero melhorar ainda mais meus desenhos”, almejou.

Já Gillian Almeida, 18 anos, que trabalha com designer, revelou que desde aos oito anos de idade gosta de desenhar, aperfeiçoar traços e se dedicar à ilustração, ao lado de pessoas com mais experiência.

A estudante Brenda Caroline Lima, 16 anos, informou que pretende se especializar e trabalhar num veiculo de comunicação ou agência para garantir renda, fazendo trabalho de charge e cartum.

“Através do desenho, os alunos podem expressar o comportamento do ser humano com relação ao meio ambiente e posteriormente desenvolver este trabalho em murais na escola ou mesmo jornais”, ressaltou Biratan Porto.

Nenhum comentário: