sábado, 30 de junho de 2012

Festival junino leva milhares de pessoas à Praça de Eventos

Fotos: Helder Messiahs


Iniciado no último domingo (24), Dia de São João, encerra na noite deste domingo (01) o X Festival Junino Jeca Tatu em Parauapebas. O evento vem atraindo milhares de pessoas à Praça de Eventos, onde acontece o festival, para apreciar as apresentações das quadrilhas juninas e ainda a igrejinha, o coreto, a casa do homem da roça, as barraquinhas de palha, as músicas das bandas Forró Pé de Serra e Forrozão Arrasta Pé, entre outras atrações. Este ano, a coordenação do festival homenageia “Os 100 anos do rei do baião, Luis Gonzaga”.

Quinze agremiações participam do festival junino: “Cabras da Peste”, “Chapéu de Palha”, “Flor do Primavera”, “Flor do Sertão”, “Jovens do Cangaço” e “Rabo de Palha” (grupo A); “Fogo no Rabo”, “Príncipe da Roça”, “Flor do Futucai”, “Acadêmicos”, “Só Triscando” e “Espoleta” (grupo B); “Mamulengo” (grupo Folclórico); “Explosão de Cheiro” (salão); e “Paixão Junina” (mirim).

A programação para as duas últimas noites do festival consta de concurso de apresentação de quadrilhas e shows musicais com as bandas Forró na Dose e Monteirinho do Acordeon (sábado); e final do concurso de quadrilhas e apresentação das bandas Daniel do Acordeon, Forró Pé de Serra e premiação das quadrilhas campeãs do festival (domingo).

CARROÇADA
Na quarta-feira (27) à tarde, a Liga das Agremiações Juninas de Parauapebas (Jiajup), com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), realizou a tradicional carroçada, que saiu da Praça do Guanabara, com cerca de 500 simpatizantes do festejo junino caracterizados de caipira pelas ruas da cidade.

As carroças seguiram pela Rua Daniela Perez, Rio de Janeiro, 16 e Rodovia PA 275, até a Praça de Eventos, onde à noite aconteceram as apresentações das quadrilhas da Escola Eunice Moreira e Escola Novo Horizonte.

Anteontem (quinta-feira), ocorreu o Festival Intermunicipal de Quadrilhas, com a participação dos municípios de Ourilândia do Norte, Marabá, Itupiranga, Jacundá, Redenção, Eldorado do Carajás e Breu Branco.

As barracas que comercializam alimentos e bebidas montadas na praça oferecem as mais variadas iguarias consumidas na época, como bolo de milho, maça do amor, pipoca, pé de moleque, curau, pamonha, canjica e o tradicional quentão.

Motivada pela diversão do festival, a dona de casa Iolanda Oliveira levou a filha Lara Isadora, de 1 ano, vestida a caráter. “As comidas típicas, as apresentações cenográficas e a reunião de toda cultura tornaram um dos melhores anos deste grande evento”, enfatizou.

Nenhum comentário: