quarta-feira, 18 de julho de 2007

PT lidera pesquisa sobre parlamentares mais influentes

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) lançará, na primeira semana de agosto, a 14ª edição dos "cabeças" do Congresso Nacional, uma pesquisa sobre os 100 parlamentares mais influentes do Parlamento brasileiro.
São 73 deputados federais e 27 senadores que, na ótica do Departamento, são os operadores-chave do processo legislativo brasileiro.
O Partido dos Trabalhadores (PT) lidera a lista do Diap com 25 parlamentares, entre deputados e senadores, dos 100 escolhidos, que totaliza um percentual de 25% dos políticos mais influentes no Congresso Nacional.
Na soma total, os partidos da base de sustentação do governo federal – PT, PMDB, PP, PTB, PR, PCdoB e PSB – reúnem 62% da elite do Congresso. Destes, o PT, com a segunda maior bancada na Câmara Federal, lidera com 25 nomes, seguido do PMDB, com 17. Logo abaixo vêm o PSB, com sete; o PTB e o PCdoB, com quatro cada; o PR e o PP, respectivamente com três e dois cada.
O Diap identificou e classificou os parlamentares em cinco categorias, de acordo com as habilidades de cada um, dando destaque à característica principal de cada operador-chave do processo legislativo.
As categorias foram divididas em debatedores, articuladores/organizadores, formuladores, negociadores e formadores de opinião.
As classificações não são excludentes. Assim, um parlamentar pode, além de sua habilidade principal, possuir outras secundárias.

Nenhum comentário: