quarta-feira, 4 de julho de 2007

Comissão de Constituição do Senado aprova plebiscito para Carajás

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal aprovou, por unanimidade, o PDS nº 52/2007, de autoria do senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), que autoriza a realização de plebiscito para a criação do Estado do Carajás, a partir da divisão do Estado do Pará.
Após a leitura do relatório do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) pediu a palavra pela ordem e sugeriu uma inversão de pauta para a análise imediata do PDS nº 52/2007.
O parlamentar, que seria a grande dúvida quanto ao seu posicionamento, fez contundente discurso defendendo a realização da consulta popular, porém quer discutir o mérito da questão. Foi aplaudido de pé pelos vereadores.
O plenário da CCJ estava lotado de vereadores e prefeitos, à frente os deputados federais Giovanni Queiroz (PDT) e Asdrúbal Bentes (PMDB), que articulavam em conversa de "pé da orelha" com os membros da CCJ.
Próximo passo
Agora, o PDS nº 52/2007 irá a plenário. Caso seja aprovado, será enviado à Câmara dos Deputados e apensado ao PDC nº 159-B, de autoria do deputado federal Giovanni Queiroz, que já está pronto para a votação, igualando-se aos projetos plebiscitários dos estado do Tapajós e do Maranhão do Sul.

Nenhum comentário: