domingo, 1 de julho de 2007

Andarilho quer percorrer mil cidades brasileiras

Nivaldo exibe declarações de visitas às cidades

O andarilho Nivaldo Soares Souza, 39 anos, paulista, chega a Parauapebas e diz que abraçou o desafio de conhecer, a pé, mil cidades brasileiras. Nivaldo chegou a Parauapebas na última terça-feira (26) e deixou a cidade nesta sexta-feira (29), com direção a Santarém.
Ele conta que iniciou a caminhada em 03/06/2003, quando cinco atletas norte-americanos vieram a São Paulo e desafiaram brasileiros a fazerem um feito para o Guinness Book, o Livro dos Recordes, que era conhecer, a pé, mil cidades em vários estados do país.
Segundo Nivaldo Souza, de junho de 2003 até agora ele já percorreu os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão e Pará, totalizando 625 cidades, de acordo com documentos expedidos pelas prefeituras das cidades visitadas.
Os próximos estados a serem percorridos pelo andarilho são Amapá, Amazonas, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. Os estados restantes do país ficam para a terceira etapa da caminhada.
A previsão é que dentro de um ano e meio Nivaldo já tenha visitado as mil cidades. Até agora, ele revela que já gastou 20 pares de tênis. Diz que, por não contar com patrocinador, recebe ajuda de prefeituras, polícia, Corpo de Bombeiros, comerciantes e de pessoas voluntárias.
“Nessas andanças, já fui assaltado em Maceió (AL), São Luís (MA) e em Belém (PA), perdendo câmeras de filmar e fotografar; tênis, mochila e outros pertences pessoais”, conta o andarilho.
De acordo com orientações médicas, ele tem que andar uma média de 50 quilômetros por dia. A dificuldade maior é quando tem que pernoitar em pequenas vilas ou lugarejos, porque não é normal alguma família acolher desconhecido em sua residência. “Mas depois que me identifico, mostro a documentação e as declarações de prefeituras por onde passei, ganho a confiança e as pessoas me dão pousada”, explica Nivaldo Souza, acrescentando que nas cidades grandes fica mais fácil, porque ele vai às prefeituras, delegacias de polícia e Corpo de Bombeiros.
O desbravador explica ainda que conduz um aparelhinho GPS, pelo qual é rastreado via satélite por uma equipe do Guinness Book, para comprovar realmente que ele percorreu as cidades. O aparelhinho acumula os quilômetros que o andarilho percorre e registra até os passos dele e as calorias perdidas.

Um comentário:

Nossa sem hora disse...

waldir vi seu post a respeito do Nivaldo e gostaria de saber se o sr tem algum tipo de contato com ele.Minha familia eh amiga dele e estomos procurando a anos.
Se souber de algo por favor.

e-mail ; Rahaellannunciato@hotmail.com.

obrigada .
Raphaella.