quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Vereador sugere que cortes públicos não afetem áreas de esporte e lazer


No início de seu mandato à frente da Prefeitura de Parauapebas, o prefeito Valmir Mariano (PSD) determinou a seus secretários de governo que fosse feita uma redução de 35% nos gastos públicos da máquina administrativa, para ser usada em serviços emergenciais de saúde, saneamento básico, educação e transporte público.
Preocupado com a continuação de projetos voltados para as áreas de esporte e lazer, o vereador Bruno Soares (PP) promete sugerir ao governo municipal que os cortes públicos anunciados não afetem as áreas de esporte e lazer, uma vez que as políticas públicas de cunho social “devem ser cada dia mais aprimoradas, levando em consideração as características da população de grande maioria jovens, além de outras variáveis relacionadas ao fluxo demográfico crescente e perfil socioeconômico dos beneficiados”, destacou o vereador. Ele enfatiza, ainda, que quer deixar registrado apoio ao presidente da Liga Esportiva de Parauapebas (LEP), a todos os dirigentes dos clubes de futebol de Parauapebas e aos beneficiados e representantes da Associação de Karatê Ágape.
Ainda segundo Bruno Soares, diversas entidades e pessoas ligadas ao esporte e lazer o procuraram para debater sobre os investimentos da Prefeitura Municipal na área. “Quero externar aos amigos do esporte que, como vereador do município, buscarei diálogo aberto junto ao prefeito Valmir Mariano, para reavaliação desta medida de redução de 35% nos investimentos, afinal, sei da importância do esporte e lazer para a nossa sociedade”, finalizou o vereador. (Bariloche Silva)

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Curso do Sest/Senat vai capacitar mototaxistas de Parauapebas


Ronaldo Modesto
Dentro de três meses terá início em Parauapebas um curso de capacitação dos 664 mototaxistas que exploram o serviço de transporte de passageiros no município. O treinamento será ministrado numa parceria celebrada entre o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat),
Nesta quarta-feira (29), no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), mais de 300 mototaxistas participaram da apresentação do treinamento feito por Ioná da Silva, coordenadora do Sest/Senat em Marabá.
Durante a palestra, Ioná da Silva esclareceu aos presentes que, de acordo com lei, a capacitação dos mototaxista, com carga de 30 horas, é obrigatória, para que a categoria possa exercer a função com segurança.
Valmiro Silva Almeida, presidente da cooperativa Unificada de Mototaxistas, Motoboys e Rodoviários de Parauapebas (Unimoto), explicou à reportagem que o treinamento, de responsabilidade do Detran, tem como objetivo municiar de informações básicas sobre direitos e obrigações dos mototaxistas que prestam serviço na cidade.
“Após esse curso, nossa categoria vai ficar realmente apta a exercer a profissão, com segurança tanto para o piloto da moto quanto para o passageiro”, detalha Valmiro Silva Almeida, adicionando que cada mototaxista vai pagar uma taxa de R$ 140,00 para receber capacitação.
Por sua vez, o presidente da Cooperativa de Transporte Alternativo de Mototaxista de Parauapebas (Cootamop), Ailton Morais de Farias, disse reconhecer o treinamento de grande importância para o município, “porque, depois de capacitados, nós, mototaxistas e motofretes, vamos ter respaldo legal para exercer a profissão de transporte de passageiros com mais segurança e conhecimento de causa”.
O mototaxista Carlos Soares, conhecido por “Capixaba”, embora considere importante a iniciativa da capacitação, acha que a taxa de R$ 140,00 é muito alta para muitos mototaxistas da cidade. (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva)

Trabalhadores de Canaã reivindicam reajuste salarial


Representantes de sindicatos de Canaã dos Carajás se reuniram na última sexta-feira (25) com o prefeito Jeová Andrade e seus secretariado para pedir reajuste salarial, sob a alegação de que há uma defasagem em mais de 30% nos últimos 4 anos.
Durante a reunião, o consultor financeiro da prefeitura, Flávio Lacerda, anunciou reajuste dos funcionários que percebiam menos que o salário mínimo para equiparação salarial atual.
Foi questionado o uso de repasse do Fundeb para pagamento de INSS atrasado. Neste sentido, o prefeito enfatizou sua vontade de fazer os reajustes salariais e a realização de um novo concurso público até agosto/2013.
Ficou agendada para o dia 20 de fevereiro, às 11 horas, uma nova reunião entre os sindicatos e o gestor para anunciar a proposta do governo de reajuste, quando os sindicatos estarão analisando e decidindo qual a melhor decisão a ser tomada. (Fonte: blog Sispumcac)

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Comandante da PM busca parceria para consertar viaturas


Fotos: Ronaldo Modesto

Das mais de 20 viaturas destinadas ao quartel do 23º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Parauapebas, que atende aos municípios de Canaã dos Carajás, Curionópolis e Eldorado do Carajás, além de Parauapebas, três se encontram em oficina mecânica, sete estão paradas no quartel, precisando de conserto e manutenção, sete foram encaminhadas para receber serviços em Belém e cinco se encontram em operação em Parauapebas, 24 horas por dia. A revelação foi feita nesta segunda-feira (28) à reportagem pelo comandante do 23º BPM, ten-cel. Mauro Sérgio,
Na entrevista, o ten-cel. Mauro Sérgio explica que as viaturas lotadas no quartel do 23º BPM já estão num longo processo de uso, numa situação difícil para atender à comunidade, e por isso exigem constantes manutenções, fato que muitas vezes deixa alguns municípios ou bairros sem policiamento ostensivo.
Para evitar que a população fique sem policiamento nas ruas, por falta de veículos, o comandante local da PM revela que já está mantendo diálogo com parceiros como a Prefeitura de Parauapebas e a Associação Comercial, Industrial e Serviços de Parauapebas (Acip), no sentido de que as viaturas do quartel que estejam “no prego” sejam consertadas e retornem ao serviço de policiamento ostensivo nas ruas dos municípios de jurisdição do 23º BPM.
“Com a conversa que estão sendo mantidas com nossos parceiros, acredito que dentro de 15 dias a Polícia Militar vai contar com viaturas de boa qualidade operando na cidade de Parauapebas e em outros municípios onde o 23º Batalhão atua”, prevê o tenente-coronel.
Outra situação enfrentada pelo comandante Mauro Sérgio é a escuridão ao redor do quartel da PM, principalmente nos fundos, onde não há imóveis construídos e nem muro para delimitar ou proteger a área interna da corporação militar.
Sobre esta deficiência, o ten-cel. Mauro Sérgio informa que um parceiro da polícia já se disponibilizou em trocar fiação da área externa do quartel e repor lâmpadas, para tornar o local mais iluminado e mais seguro, tanto para policiais como para a comunidade que transita por ali.
Mas os problemas da Polícia Militar em Parauapebas não param por aí. O comandante admite que vários radioamadores se encontram sem operação, por falta de conserto, e por isso os policiais se utilizam de seus próprios aparelhos de celular para informar entre si sobre ocorrências recebidas no quartel.
“Esta situação estamos também resolvendo por meio de diretores da Acip, que nos prometeram, dentro de 30 dias, fazer a manutenção dos aparelhos de comunicação de radioamador”, finaliza Mauro Sérgio. (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva)

Corpo de Bombeiros tem novo comandante em Parauapebas


Fotos: Ronaldo Modesto

Oriundo de Marabá, onde servia na unidade do Corpo de Bombeiros naquele município, o capitão BM Cherdley Rossas Cansanção Novaes desde quinta-feira (24) da semana passada é o novo comandante do Corpo de Bombeiros em Parauapebas, em substituição ao major Luiz Cláudio Farias, que até esta segunda-feira (28) não sabia para onde seria transferido.
Em declarações prestadas à reportagem deste jornal, em Parauapebas, o capitão Novaes revelou que ao assumir a função de comandante em Parauapebas encontrou a unidade do Corpo de Bombeiros em situação normal de funcionamento, mas ele diz pretender fazer alguns ajustes no funcionamento da corporação de socorro e na estrutura do quartel.
Por outro lado, o novo comandante observa que há necessidade da aquisição de novas viaturas para atender à demanda da comunidade, por entender que a cidade de Parauapebas cresce demasiadamente, e por isso entende ser preciso que a unidade do Corpo de Bombeiros acompanhe este crescimento com capacidade de servir à população nos serviços de socorros e salvamentos de vidas e de bens materiais.
Para que isto seja efetivamente alcançado, capitão Novaes explica que vai sair em busca de parcerias junto à iniciativa privada e governamental do município, pois só assim se constrói um mundo melhor, com a participação do próprio município.
Indagado sobre sua avaliação a respeito do alto índice de acidentes automobilísticos com vítimas fatais registrado no município de Parauapebas, o novo comandante do Corpo de Bombeiros respondeu que não adianta o poder pública fazer campanha de prevenção de acidente, se o motorista não tiver a consciência da responsabilidade em dirigir um veículo observando as leis de trânsito, e o pedestre também não tiver cuidado ao atravessar as ruas.
DEVER CUMPRIDO
Procurado pelo jornal, o ex-comandante da unidade do Corpo de Bombeiros em Parauapebas, major Luiz Cláudio, diz que foi pego de surpresa com a troca de comando, mas deixa o cargo com a sensação de dever cumprido durante o tempo de 4 anos e meio em que esteve à frente da corporação militar no município.
Por outro lado, Luiz Cláudio admite que, por falta de maior estrutura, ele poderia ter feito muito mais à frente da guarnição para prestar mais serviços à comunidade de Parauapebas, no que diz respeito a salvamento de vidas e de bens materiais.
Perguntado por que ele, major, estava sendo substituído no comando por um capitão, quando normalmente seria pela mesma patente, major Luiz Cláudio respondeu que esta situação o deixou também surpreso, mas não iria questionar o caso, pois foi uma decisão de superiores. (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva)

Prefeitura de Parauapebas lança edital de notificação do IPTU 2013


A Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz) informa o lançamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) aos proprietários de imóveis do município.
Os contribuintes deverão receber os carnês de pagamento em até 15 dias antes da data de vencimento da primeira parcela, que será no dia 15 de junho de 2013. O vencimento das duas parcelas seguintes ocorrerá nos dias 15 de julho e agosto do mesmo ano.
Aqueles que não receberem o boleto até a data informada terão que se dirigir ao Departamento de Arrecadação Municipal da Sefaz, localizado na Rua F nº 244, Bairro União, no horário das 8 às 14 horas, de segunda a sexta-feira. Outra opção é retirar a 2ª via do documento através do endereço eletrônico HTTP://serviços.parauapebas.pa.gov.br.
O recolhimento do IPTU poderá ser feito em qualquer um dos bancos autorizados e o contribuinte que efetuar o pagamento do imposto de forma única, até 30 de maio, terá 10% de desconto.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

domingo, 27 de janeiro de 2013

Três anos do Disque Denúncia


O Disque Denúncia de Parauapebas (3346-2250) completou 3 anos no último dia 27. Desde então, foram recebidas 62.700 ligações. Deste montante, foram totalizadas 14.871 denúncias que foram encaminhadas em caráter imediato para os órgãos competentes. 99% das informações foram do município de Parauapebas e 1% delas de Canaã, Eldorado do Carajás, Curionópolis, Marabá, Belém, Anapu e Castanhal.
Graças ao trabalho do Disque Denúncia e da operacionalização das denúncias pelos órgãos competentes, 535 pessoas foram presas, número que demonstra a confiança depositada pela população de Parauapebas e regi]ao no serviço.
Também foram apreendidas 21 armas de fogo e 12 armas brancas, sete caixas de munição calibres diversos, 156 unidades de munição para pistola .40, 15 unidades de munição para pistola 9 mm e 28 unidades de munição para revólveres.
Foram retiradas do tráfico de droga 192 pedras de crack e 1 quilo e 600 gramas de crack, 2 quilos e 400 gramas de maconha e 5 trouxinhas de maconha. Foram tirados de circulação 4 veículos caminhonetes e 48 veículos de passeio.
Crimes mais denunciados
1) Perturbação da ordem pública (barulho)
2) Contra a pessoa (violência contra a mulher)
3) Contra o patrimônio (suspeita de roubo e furto)
4) Tráfico de drogas
5) Contra a criança e o adolescente (maus-tratos)
6) Contra o meio ambiente (queimadas)
7) Contra a administração pública (obstrução de vias públicas)
8) Armas de fogo e artefatos explosivos (posse ilícita)
9) Crimes de transito (direção perigosa)
10) Crimes contra a liberdade sexual (estupro)
O Disque Denúncia continua trabalhando para a sociedade. Para denunciar crimes e irregularidades, basta ligar para (94) 3346-2250. O anonimato é garantido. (Marcia Guimarães, coordenadora do Disque Denúncia em Parauapebas)

sábado, 26 de janeiro de 2013

Delegado deixa Parauapebas e assume superintendência em Redenção

Investido no cargo há 2 anos, o delegado Antonio Miranda Neto (foto) deixa a direção da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil em Parauapebas e assume a Superintendência Regional de Policia Civil em Redenção, em substituição ao também delegado Clovis Bueno. No lugar de Antonio Miranda assume em Parauapebas o delegado Rodrigo Pagge, atualmente lotado em Marabá. As posses de Miranda em Redenção e de Pagge em Parauapebas estão marcadas para a próxima quarta-feira (30).

Na quinta-feira (24) desta semana, o delegado Antonio Miranda reuniu a imprensa em Parauapebas para fazer uma espécie de prestação de contas à sociedade dos serviços prestados nestes dois anos à frente da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil no município.

Ele conta que assumiu interinamente a direção da Polícia Civil no município de Parauapebas em outubro de 2010, após a morte de seu antecessor, o delegado André Albuquerque, e em janeiro de 2011 tomou posse como titular da repartição de segurança pública.

Durante este período no cargo de diretor local da Polícia Civil, Antonio Miranda avalia que prestou um “ótimo” serviço de combate à criminalidade no município, ao desarticular quadrilhas de assaltantes, fechar pontos de venda de droga, apreender máquinas caça-níqueis e mídias piratas, colocar na cadeia os matadores do delegado André, entre outras operações.

O delegado reconhece que sem a parceria da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Poder Judiciário, Ministério Público, Imprensa, Disque Denúncia, Conselho Tutelar, Detran, DMTT, a comunidade e outros órgãos e instituições, o trabalho dele no combate à violência não teria tido êxito.

A autoridade policial lembra que de janeiro de 2011 para cá não houve nenhuma fuga de presos da carceragem municipal do Rio Verde, enquanto que em 2010, segundo ele, foram registradas quatro fugas em massa.

Antonio Miranda elenca ainda no rol de suas realizações a cessão de uma sala à Associação de Imprensa e Comunicação de Parauapebas (Aicop), para servir de apoio aos profissionais de comunicação do município; a implantação da Delegacia da Mulher e a aquisição de uma área na zona rural para a construção de um presídio com capacidade de 360 vagas. (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva)

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

DMTT promove mudanças no trânsito de Parauapebas

A Prefeitura de Parauapebas, por meio do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), informa que a partir do dia 1º de fevereiro, uma sexta-feira, a Rua A, que separa os bairros Cidade Nova e Primavera, terá sentido único, no perímetro da Rua 13 à Rua 2.
Por conta da alteração de sentido da Rua A, haverá mudança na rota das vans que prestam serviço de transporte de passageiros na linha Bairro Altamira, quando estas retornarem ao terminal. A partir de fevereiro, a rota que seguia o percurso pela Rua E, Rua 1, Rua A e Faruk Salmen ficará da seguinte forma: Rua E, Rua 11, Rua A, Rua 2, Rua F, Rua 14 e Faruk Salmen.

Além destas alterações, o DMTT informa que, a partir do dia 28 de janeiro (segunda-feira), agentes de trânsito vão orientar os condutores de veículos para não parar ou estacionar nas ruas E e F, no trecho entre ruas 2 e 14. A partir de fevereiro, será regularizada a proibição de estacionamento ou parada nestes locais.

O DMTT orienta também que veículos com destino à Feira do Produtor, com peso de até 3,5 toneladas, trafeguem pela Rua B. Os demais, com peso acima, tais como caminhões e ônibus, devem transitar pela rodovia PA 275. Todas essas medidas visam à segurança, à melhor fluidez e à redução de acidentes no trânsito de Parauapebas. (Fonte: Ascom PMP)

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Risco de apagão

by J.Bosco

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Valmir toma posse na JSM e inaugura Serviço de Atendimento ao Cidadão

Numa solenidade que contou com as presenças de secretários municipais, membros da imprensa e populares, o prefeito de Parauapebas, Valmir Queiroz Mariano, foi empossado na manhã desta segunda-feira, 21, ao cargo de presidente da 113ª Junta de Serviço Militar (JSM) e em seguida inaugurou as novas instalações do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), na Praça da Cidadania, Bairro Rio Verde.
Na solenidade de posse, o sargento EB Olavo foi convidado a se posicionar com o Pavilhão Nacional num ponto localizado entre as autoridades e o público, quando o prefeito Valmir Mariano foi convidado pelo tenente EB Nelson Silva Espíndola, titular da Delegacia de Serviço Militar, a se apresentar com o braço direito na horizontal de frente para a Bandeira Nacional e prestar o seguinte juramento:
“Ao ser empossado no cargo de presidente da Junta de Serviço Militar deste município, de acordo com o que preceitua a lei do serviço militar, prometo envidar todos os esforços no sentido de cumprir e fazer cumprir pelos munícipes os deveres relativos aos ao serviço militar, a fim de que o nosso município contribua para a cidadania e o engrandecimento da Pátria”.
Em seguida, o prefeito Valmir Mariano assinou o termo de posse ao cargo em que foi empossado, com aval do tenente Espíndola, delegacia de Serviço Militar.
Desfeitas as formalidades da disposição da Bandeira Nacional e da posse do prefeito na presidência da JSM, fizeram breve uso da palavra a secretária municipal de Assistência Social, Leudicy Maria Leão; a coordenadora do SAC, Carmem Ruth Carume; o tenente Espíndola, a vice-prefeita Maria Ângela da Silva e, por último, o prefeito Valmir Mariano, todos exaltando a importância do Serviço de Atendimento ao Cidadão para a população de Parauapebas.
Dando sequência à programação, o prefeito Valmir Mariano e a vice Maria Ângela descerraram a fita simbólica de inauguração das novas instalações do SAC e convidaram a todos para conhecer as dependência do órgão.
Em entrevista concedida à imprensa, Leudicy Leão explicou que a repartição pública funciona no período das 8 às 14 horas, prestando os seguintes serviços: emissão de identidade, carteira de trabalho, CPF e reservista (alistamento militar), além da produção de currículo, serviço de boleto bancário pela internet e orientação ao jovem que busca o primeiro emprego.
Segundo revelou a secretária, por enquanto, a identidade ainda é entregue num prazo médio de 20 dias, “mas dentro de aproximadamente 40 dias o documento passará a ser entregue no mesmo dia da emissão”, adianta Leudicy Leão, ao acrescentar que o SAC hoje atende a uma média de 500 pessoas por dia.
O jovem gaúcho Lucas Lorenberg Scotto, que acabava de receber sua primeira carteira de trabalho, disse estar muito satisfeito em ter o documento em mãos, porque agora ele ia poder buscar o primeiro emprego e garantir seu futuro.

sábado, 19 de janeiro de 2013

Prefeito de Canaã proíbe contratação de parentes

O prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade, enviou aos seus secretários, diretores de autarquias e chefes de departamento ofício circular dando-lhes ciência da Súmula Vinculante nº 13, do Supremo Tribunal Federal (STF), proibindo terminantemente a nomeação ou contratação de cônjuge, companheiro(a), parente de linha reta, colateral ou por afinidade, até terceiro grau, uma vez que tais contratações violam a Constituição Federal.
Súmula Vinculante nº 13 do STF
“A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica, investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança, ou, ainda, de função gratificada na Administração Pública direta e indireta, em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, compreendendo o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal.”
Parentes por consanguinidade:
Pai, filho e mãe (primeiro grau), irmãos e avós (segundo grau), tios, sobrinhos e bisavós  terceiro grau) e primos e trisavós (quarto grau)
Por afinidade:
Sogra e sogro (primeiro grau), genro e nora (primeiro grau), padrasto e madrasta (primeiro grau), enteado e enteada (primeiro grau), cunhado e cunhada (segundo grau) e concunhado e concunhada (segundo grau).

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Abertas as inscrições para o Projovem Trabalhador


Com o objetivo de qualificar e estimular a geração de oportunidades de trabalho, a Prefeitura de Parauapebas, por intermédio da Secretaria da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), abre a partir do dia 21 de janeiro, às inscrições para o Projovem Trabalhador, no CRAS do bairro Betânia.
Jovens com idades entre 18 e 29 anos, que tenham concluído ou estejam cursando o ensino fundamental ou médio, com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa, podem se inscrever gratuitamente nos cursos de: Turismo e Hospitalidade, Alimentação, Construção de Reparo I e II, Serviços Pessoais, Metalmecânico e Serviços Domésticos I.
No ato da inscrição são necessários os documentos originais da família e copias da declaração escolar, RG, CPF, Título Eleitoral, Carteira de Trabalho, Comprovante de Residência atual, certificado de escolaridade, declaração da escola e a carteira reservista para os homens.
Serão destinadas 250 vagas para os cursos, que ocorrem no período de fevereiro a agosto. Os participantes receberão auxilio no valor de R$100,00, além de transporte gratuito até a Escola Eunice Moreira (local onde serão ministradas as aulas). As inscrições são gratuitas e vão até o dia 25 de janeiro.
O Projeto ProJovem Trabalhador é fruto de uma parceria entre o Governo Federal e as prefeituras das cidades de diversas regiões do país. A ideia é abrir portas para jovens com grande potencial interessados em desenvolver suas habilidades profissionais para tentar uma vaga de emprego melhor.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Educadores participam do I Encontro Municipal de Educação



“Escutar é um degrau acima do ouvir”. Essa frase marcou uma das brilhantes histórias contadas pelo professor mestre Celso Antunes, durante palestra ministrada para professores da rede pública, no I Encontro Municipal de Educação, em Parauapebas.
Realizado na manhã desta quinta-feira (17) no ginásio poliesportivo, o evento teve como objetivo apresentar a proposta de gestão do novo governo municipal para a educação e trabalhar questões motivacionais junto aos professores.
Para Elisangela Santos Martins, professora da escola Terezinha de Jesus, o encontro “foi surpreendente, muito bem organizado”. Ela afirma também que “começar um ano letivo assim, motivada, é muito bom, pois uma equipe que trabalha motivada vai além”.
A programação iniciou com música ao vivo e logo após, na abertura oficial, alunos da escola Marluce Massariol fizeram uma apresentação cultural. Em seguida, foi composta uma mesa diretiva com autoridades presentes e após os respectivos pronunciamentos o público prestigiou a palestra de Celso Antunes.
Aproveitando a oportunidade dos pronunciamentos, o prefeito Valmir Mariano mencionou oficialmente que a prefeitura entregará, a partir deste ano, uniforme completo para os alunos da rede pública municipal, constituído por camiseta, calça, meias e sapatos.
Na avaliação da secretária municipal de Educação, Francisca Ciza, os objetivos estabelecidos para o encontro foram alcançados e sua realização foi fundamental para integrar os profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Para Francisca Ciza, os objetivos estabelecidos para o encontro foram alcançados e sua realização foi fundamental para integrar os profissionais da Semed. (Fonte: Ascom/PMP)

Parque Zoobotânico em Carajás devolve sucuri operada à natureza


Uma equipe do Parque Zoobotânico Vale (PZV) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) fez na última terça-feira (15), em Parauapebas, a devolução de uma sucuri à natureza. O animal, de 1,80 cm, recebeu alta após cinco meses de tratamento e recuperação na área de quarentena do PZV.
A sucuri foi encaminhada ao Parque em agosto do ano passado pelo ICMBio, com ferimentos causados após engolir um anzol nos arredores de Parauapebas. A serpente passou por uma cirurgia para retirar o objeto que estava preso na região do esôfago, numa operação bem sucedida e, desde então, o espécime ficou sob os cuidados veterinários.
De acordo com o biólogo Josafá Chaves, o período de cinco meses após a cirurgia em que a sucuri ficou em observação antes de ser devolvida à natureza ocorreu porque animais deste tipo têm o metabolismo muito lento para cicatrizar o ferimento.
Frederico Drumond, chefe do ICMBio em Parauapebas, explica que, ao ser devolvida às matas da Flona, a cobra não corre risco de morte, pois ela passou apenas cinco meses longe de seu habita natural.
Por sua vez, o veterinário André Mourão esclarece que o procedimento cirúrgico efetuado na sucuri foi bastante simples, em virtude de o anzol encontrado no ventre dela não ter atingido órgãos vitais da serpente.
LENDAS
As sucuris são serpentes da família Boidae, de hábitos aquáticos e de grande porte. As fêmeas são maiores que os machos e atingem maturidade sexual por volta dos seis anos de idade. Há muitos contos sobre ataques destas serpentes a seres humanos, no entanto, a maioria dos casos é fantasiosa, principalmente no que diz respeito ao seu tamanho real.
A maior sucuri da qual se tem relato foi encontrada no início do século XX pelo marechal Cândido Rondon, que, segundo a fonte, media 11,5 cm. Contudo, a maioria das grandes sucuris apresenta de 5 a 6 metros de comprimento.
PARQUE
Inaugurado em março de 1985, o Parque Zoobotânico Vale ocupa uma área na Floresta Amazônica de 30 hectares, localizada no coração da Floresta Nacional de Carajás, unidade de conservação federal preservada e fiscalizada pelo ICMBio, com o apoio da Vale.
O PZV é mantido e administrado pela Vale e conta com veterinário, biólogo, identificador botânico, técnicos em meio ambiente, técnico em enfermagem, tratadores e equipe administrativa. Dos 30 hectares que ocupa, apenas 30% foram utilizados para a construção de recintos e área de apoio. O restante é floresta nativa.
O Parque mantém atualmente um plantel de mais de 270 animais nativos da região amazônica. Entre as espécies existem algumas ameaçadas de extinção, como onça-pintada, arara azul grande, ararajuba, macaco-aranha-da-testa-branca e macaco cuxiú. O espaço contribui na conservação das espécies, servindo como estoque genético e formando profissionais especializados para trabalhar em benefício da fauna e da flora do Brasil. (Waldyr Silva, com informações da Assessoria de Imprensa
da Vale e da TV Liberal)

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Prefeito de Canaã regulariza folha de pagamento de dezembro

O prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade, assinou nesta quarta-feira (16) ordem bancária no valor R$ 1.952.513,93 referente à folha de pagamento do mês de dezembro, deixada pelo seu antecessor, Anuar Alves. Segundo Jeová Andrade, “mesmo o pagamento não sendo de nossa responsabilidade, uma vez que deveria ter sido feito pelo ex-prefeito, que não o fez e nem deixou dinheiro em caixa, estamos regularizando a situação, por entender que não seria justo os servidores públicos serem penalizados pela falta de compromisso do governo anterior”.

O prefeito afirmou ainda que todo primeiro dia útil do mês subsequente estará efetuando o pagamento dos servidores municipais, fato que não acontecia na gestão passada, onde os servidores recebiam seus vencimentos por volta do dia 20 do mês seguinte.

Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Canaã dos Carajás (Aciaca), Anderson Mendes, este dinheiro chega em boa hora e vai aquecer as vendas do comércio local. Ressalta ainda que no mês de janeiro tradicionalmente as vendas são muito fracas em virtude das festas de final de ano, e este recurso vai minimizar as necessidades financeiras do empresariado local. (Assessoria de Comunicação da Prefeitura)

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Mudança de endereço e serviços oferecidos pela Casa do Cidadão

A coordenação da Casa do Cidadão comunica à população que órgão retornou para a Praça da Cidadania, Bairro Rio Verde, onde nesta semana vem atendendo à comunidade com serviços emergenciais de emissão de documentos.

Na próxima segunda-feira, 21, ocorre a reinauguração das novas instalações da Casa do Cidadão, quando o órgão voltará a atender, no período das 8 às 14 h, a toda a demanda de emissão de identidade, de carteira do trabalho, alistamento na Junta de Serviço Militar, serviços de internet e a implantação do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho, denominado Acessuas Trabalho.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Telefonia responde por 35% dos registros de tentativa de fraude

A cada 14,8 segundos um consumidor brasileiro é vítima da tentativa de fraude conhecida como roubo de identidade, em que dados pessoais são usados por criminosos para obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos ou fazer um negócio sob falsidade ideológica.

O dado faz parte do Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes, que registrou, entre janeiro e dezembro de 2012, 2,14 milhões de tentativas de fraudes, número recorde no período desde 2010, quando a medição começou. Em 2011, houve 1,96 milhão de registros entre janeiro e dezembro e, em 2010, 1,87 milhão no mesmo período.

O Indicador Serasa Experian mostra ainda que os setores de serviço e telefonia lideraram os registros de tentativa de fraude em 2012. O setor de telefonia assumiu a liderança em 2012 com 749.213 casos de tentativas de fraude, 35% dos registros. Em 2011, esse índice foi de 26%. O ranking é composto ainda de bancos e financeiras (18%), varejo (10%) e outros (2%).

O indicador da Serasa Experian aponta que houve queda nas tentativas de fraude nos bancos (18% em 2012; 26% em 2011 e 28% em 2010), por conta da retração na procura por crédito, e um crescimento em telefonia e serviços. A popularização da internet e das mídias sociais é apontada como um fator impulsionador desse tipo de ação criminosa.

O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude reflete o resultado do cruzamento de três conjuntos de informações: total de consultas mensais a CPFs, estimativa de risco de fraude e valor médio das que ocorreram. A Serasa Experian responde diariamente a seis milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil empresas de diversos portes e segmentos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio: prospecção, desde a prospecção até a recuperação.

A pesquisa aponta que estão mais suscetíveis às fraudes os consumidores que tiveram seus documentos roubados. Com apenas uma carteira de identidade ou um CPF nas mãos de golpistas, dobra a probabilidade de ser vítima de uma fraude, diz a empresa. (Portal do Consumidor)

domingo, 13 de janeiro de 2013

Projeto social proporciona educação e civilidade para jovens


Funcionando desde setembro de 2010, nas instalações do 23º Batalhão de Polícia Militar em Parauapebas, o Projeto Campeões do Futuro foi fundado com a finalidade de tirar as crianças e adolescentes das ruas em situação de risco ou abandono, proporcionando espaço que atende ao bem-estar educacional, recreativo e social dos assistidos,
Em novembro de 2012, em substituição ao ten-cel. Roberto Coracy, o também ten-cel. Mauro Sérgio assumiu o comando do 23º BPM e a coordenação do projeto social. Inicialmente, o novo comandante ampliou o número de atendidos e o funcionamento de segunda a sexta-feira, no horário do contra turno escolar.
Mudar a realidade de crianças e adolescentes que vivem em potencial situação de risco é um dos grandes desafios enfrentados pela Polícia Militar em Parauapebas.
Além de cumprir com suas obrigações, cujo objetivo é manter a ordem e a segurança pública, o 23º BPM vem contribuindo de forma exemplar para a formação de meninos e meninas da comunidade.
O Projeto Campeões do Futuro, “formando cidadão do amanhã”, deu à Polícia Militar a condição de poder educar para mais tarde não ter que punir. Hoje, cerca de 250 crianças e adolescentes matriculados na faixa etária entre 9 e 15 anos fazem parte desse projeto.
Sob o comando do sargento Soares, os jovens participam de atividades educativas e de lazer nas dependências do quartel do batalhão. O objetivo é elevar a auto-estima dessas crianças e adolescentes, além de transmitir confiança e responsabilidade, para que se tornem capazes de superar eventuais problemas que existem dentro de casa, na escola e na família, e as barreiras sociais do dia a dia.
Fazem parte do cronograma de atividades aulas de reforço, aulas de músicas (bateria, violão, teclado, flauta e voz), educação ambiental, esporte, lazer e entretenimento.
Para manter toda essa estrutura e alcançar êxito, a Polícia Militar conta com o apoio de parceiros como a Prefeitura de Parauapebas, Promotoria Pública, Conselho Tutelar, Promotoria da Infância e Juventude, Acip, empresa Trateara e outros,
"Projetos como este são fundamentais para demonstrar a participação da Polícia Militar nos destinos da sociedade, uma demonstração de que a nossa responsabilidade vai mudar, além do policiamento ostensivo"m defende o coordenador do projeto. (Assessoria de Imprensa do Projeto Campeões do Futuro)

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Prefeito e secretários participam de visita técnica ao complexo ETA

Empenho para solucionar o problema no abastecimento de água em Parauapebas foi o sentimento comum da equipe de secretários municipais e do prefeito Valmir Mariano, durante uma visita realizada nesta quinta-feira (10) ao complexo de Estação de Tratamento de Água (ETA).

Conduzida pelo gestor do Saaep (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas), Gesmar Costa, a visita percorreu o estoque químico, o almoxarifado e o setor de ferramentaria, além das Estações de Tratamento de Água – ETA I e ETA II.
De acordo com o Prefeito Valmir Mariano, o Saaep e a Secretaria Municipal de Obras (Semob) adotarão todas as medidas necessárias para a execução de um plano de ações emergenciais que prevê, no prazo de 100 dias, amenizar as deficiências no sistema de distribuição de água para a cidade de Parauapebas.
A visita técnica fez parte de uma programação organizada pelo Saaep, que já contou com a participação de vereadores (terça-feira) e da imprensa (quarta-feira).
Secretários
Estiveram presentes na visita o chefe de Gabinete, José Omar Arrais; o assessor de Comunicação, Jorge Vieira; e os secretários municipais de: Planejamento, Célio Costa; Assistência Social, Leudicy Leão; Esporte e Lazer, Marcel Nogueira; Administração, Wady Sobrinho; Fazenda, José Rinaldo; Produção Rural, Horácio Martins; Mulher,Terezinha de Jesus; Obras, Dário Veloso; e Urbanismo, Raimundo Augusto dos Santos. (Ascom PMP)

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Inadimplência do consumidor cresceu 15% em 2012

A inadimplência de pessoas físicas cresceu 15% em 2012, em relação ao ano anterior, de acordo com levantamento da empresa de consultoria Serasa Experian. Na comparação entre dezembro do ano passado e o mesmo mês em 2011, houve crescimento de 14,2%.

Durante o ano passado, as dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica e água) foram as principais responsáveis pelo aumento na inadimplência, pois tiveram alta de 28,8%. O valor médio desse tipo de dívida ficou em R$ 322,60 no ano passado, um crescimento de 0,6% ante 2011.

Nos bancos, a inadimplência subiu 8,2% em 2012 e registrou valor médio de R$ 1.310,31, alta de 0,6% na relação com 2011. Os títulos protestados nos cartórios tiveram expansão de 1,6% e valor médio de R$ 1.452,95, elevação de 5,8% sobre 2011.

A devolução de cheques por falta de fundos foi o único a registrar declínio no ano passado, com recuo de 8,3% em relação a 2011. O valor médio desses cheques foi R$ 1.526,11, representando um aumento de 12,3% na comparação com 2011.

Segundo os economistas da Serasa, a elevação da inadimplência do consumidor durante 2012 é uma continuidade do endividamento crescente desde 2010. As dívidas dos brasileiros, de acordo com os economistas, teriam levado a um alto comprometimento da renda – média de 22,1% no período de janeiro a outubro de 2012, de acordo com levantamento do Banco Central –, o que dificultou o pagamento dos compromissos financeiros.

No segundo semestre, a inadimplência do consumidor apresentou quedas mensais, com exceção apenas do mês de outubro, quando foi registrado aumento em razão das compras para o Dia da Criança. Essas quedas ocorreram porque, com parte do orçamento tomado por prestações, o consumidor evitou novas compras, informa a Serasa em nota.

De acordo com os economistas da empresa de consultoria, os brasileiros, na verdade, aproveitaram a queda na taxa de juros para regularizar as suas pendências. “Entretanto, essa mudança de comportamento na segunda metade do ano não foi suficiente para garantir um balanço anual mais favorável”, segundo a Serasa. (Agência Brasil)

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Mutirão de limpeza já cumpriu 25%

O balanço preliminar da Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb) mostra que, em apenas três dias de ação de limpeza urbana, foram recolhidas cerca de 500 toneladas de lixo doméstico e aproximadamente 4.500 metros cúbicos de entulhos e galhadas. Por conta do grande volume de lixo nas vias públicas da cidade, o mutirão deve continuar até o final deste mês.
Para Paulo Fernandes da Silva, o morador do Bairro Liberdade, a ação é muito importante e vai deixar a cidade limpa e organizada. “Aproveitei o mutirão para cortar os galhos das árvores em frente a minha casa”, disse. 
Neste primeiro balanço da operação foram identificados alguns pontos críticos na cidade: como a situação dos igarapés e canais. De acordo com o secretário municipal de Urbanismo, o engenheiro Augusto Neto, duas novas equipes serão incrementadas à ação de limpeza para que os igarapés e canais sejam desobstruídos.
“A limpeza dos canais e dos igarapés é uma necessidade e será realizada por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Obras (Semob)”, afirma Augusto, completando que até o último sábado (5), 25% do cronograma de limpeza urbana havia sido executado.
Atuação
O mutirão de limpeza teve início no último dia 02 e já passou pelos bairros Guanabara, União, Vila Rica, Altamira, Rio Verde, Liberdade e da Paz. Esta semana, a ação também chegará aos bairros Cidade Nova, Liberdade II e Primavera.  O mutirão conta com 80 equipamentos e 200 profissionais.
Na avaliação do secretário Augusto Neto, a população precisa colaborar mais com o mutirão. “Precisamos que a comunidade colabore armazenando o lixo de forma correta e colocando-o em frente às residências. Precisamos desse apoio para que a ação atinja sua meta e a cidade permaneça limpa”, avalia.
Iluminação Pública
Outro levantamento em elaboração é o da ação de iluminação pública que deverá ter início nos próximos 15 dias e visa substituir e trocar lâmpadas queimadas nas principais vias da cidade.  Já o projeto de ampliação e revitalização da iluminação pública de Parauapebas deve iniciar nos próximos seis meses. (Ascom PMP)

sábado, 5 de janeiro de 2013

Projeto resgata pessoas do mundo das drogas em Parauapebas

O Projeto de Resgate e Inclusão Social (Pris) atendeu em 2012, através de internação, mais de 200 pessoas dependentes químicos, alcoólatras e usuárias de crack. A revelação é do pastor Josiel Pereira de Sá, coordenador do projeto.

“O trabalho de recuperação de dependência química é de alta complexidade, pois envolve questões de saúde clínica, mental e espiritual”, avalia o coordenador, ao acrescentar que o desejo de internação deve partir do dependente que, uma vez acolhido no centro de recuperação do Pris, recebe atendimento médico, psicológico, espiritual, terapia ocupacional e dinâmica de grupo.

Josiel Pereira detalha que, além da desintoxicação e controle do vício, o indivíduo passa por readaptação para voltar a viver em sociedade e reingresso no mercado de trabalho.

Segundo informou o coordenador, na maioria das vezes os internos chegam ao local sem documentos e aí o projeto providencia a emissão de segundas vias, além de buscar junto às empresas parceiras a reinserção no mercado de trabalho, já que a maioria tem profissão, mas abandonada pelo tempo em que mergulhou na condição de uso frequente de produtos químicos.

O pastor admite ser muito difícil fazer uma análise do êxito do tratamento para dependência química, haja vista lidar com o livre arbítrio das pessoas, e que o continuar limpo das drogas vai depender muito de outros cenários, independente da clínica aonde a pessoa foi tratada.

“O grau de afetividade dessa pessoa em relação a seus familiares, e do sucesso de seu trabalho, é uma sequencia do tratamento e o ajuda a manter-se longe das drogas”, observa Josiel Pereira, lembrando que só pela redução de danos em que a pessoa passa seis meses, período que dura o tratamento, sem ingerir drogas, já é por si só um grande benefício ao assistido.

Conforme explicou o coordenador, o Pris é uma ong parceira do município que atende às demandas dos Cras, Creas, Caps, Hospital Municipal de Parauapebas e do Centro POP. A instituição recebe moradores de rua para internação e também dependentes que ainda estão ligados às suas famílias.

O Pris mantém ainda convênio com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), que tem, de acordo com a coordenação do projeto, suprido as necessidades operacionais do programa, como alimentação, combustível, aluguel, transporte, remédios e apoio aos profissionais que trabalham no projeto.

O programa de tratamento do Pris é aberto, ou seja, as internações precisam ter o consentimento e a vontade do próprio dependente, portanto, não há internações compulsórias. (Francesco Costa/Waldyr Silva)

Coluna Linha Cruzada (05/01)

No período de 4 a 9 deste mês, algumas páginas do portal da Prefeitura de Parauapebas estarão indisponíveis, para atualização das seções com informações sobre as secretarias de governo e seus respectivos conteúdos.
Segundo a Assessoria de Comunicação (Ascom) da Prefeitura, a indisponibilidade ocorre por conta da implantação de uma nova plataforma de dados, que está em fase de testes.
Novas seções, serviços e ferramentas estão sendo implementados para garantir mais agilidade na atualização do conteúdo e maior interação com o usuário.
Nas primeiras sessões ordinárias de 2013 da Câmara Municipal de Parauapebas, a partir de 15 de fevereiro, será apresentado um projeto que pretende dar nome ao segundo plenário da nova Câmara, de 100 lugares, até agora conhecido por “Plenarinho”.
O nome escolhido pelos vereadores é o do ex-presidente daquela Casa de Leis por duas vezes e vereador eleito para três legislaturas, Milton Alves Martins. O homenageado, que tem papel de destaque na política parauapebense, faleceu em agosto de 2008.
O auditório principal da Câmara Municipal de Parauapebas, de 500 lugares, já recebe o nome do ex-vereador João Prudêncio de Brito, que foi vítima de homicídio.
Logo após ter tomado posse como prefeito de Parauapebas, Valmir Queiroz Mariano (PSD) concedeu entrevista à imprensa e falou como pretende administrar o município nos próximos quatro anos.
Segundo afirmou o novo prefeito, o projeto de trabalho dele visa atender a uma população de aproximadamente 500 mil habitantes que se formará nos próximos 10 ou 15 anos.
De imediato, o gestor municipal promete trabalhar na solução de duas situações emergenciais que afligem a população, que são o abastecimento de água tratada e o caótico transporte público da cidade.
Valmir Mariano diz que, a priori, não é pensamento de sua gestão em terceirizar o setor de captação, tratamento e distribuição de água, mas não descarta esta possibilidade.
O prefeito revelou na coletiva que a ETA I (Estação de Tratamento de Água) está trabalhando com uma defasagem em torno de 30%, em virtude de ser muito antiga, enquanto a ETA 2 vem produzindo apenas 40% de sua capacidade.
“Mesmo que a gente consiga colocar tanto a ETA 1 como a ETA 2 com 80 ou 90% da produção, ainda não conseguiremos atender a toda a demanda da cidade”, reconhece.
Para suprir esta deficiência, o novo prefeito anuncia a construção de outras ETAs e a escavação de poços artesianos para atender a demanda em locais aonde a água não chega, em caráter emergencial, “para tirar a sociedade dessa penúria que é a falta de água”.
Instado a responder qual a nota (de 0 a 10) que daria ao processo de transição proporcionada pelo governo do então prefeito Darci Lermen, Valmir Mariano deu nota sete.
Com relação à nota que o empresário Valmir Queiroz Mariano daria à administração municipal Darci Lermen, o novo prefeito pontuou nota cinco, “porque o governo anterior se perdeu ao longo do caminho, exatamente por falta de planejamento para longo prazo”.
Sobre a obra inacabada do hospital municipal deixada de herança pelo ex-prefeito, Valmir Mariano respondeu que “esse hospital é um problema seríssimo, mal dimensionado, que terá um custo altíssimo, tanto na implantação quanto na manutenção”.
Bom final de semana, leitor.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Prefeito de Canaã desfila com faixa na rua rumo à prefeitura

Depois que recebeu a faixa como novo prefeito de Canaã dos Carajás, na manhã da última terça-feira (01), Jeová Andrade (PMDB) saiu a pé pelas ruas da cidade rumo ao prédio da prefeitura, onde foi recebido pelo ex-secretário de Administração, de prenome Quaresma, que lhe passou alguns documentos e relatórios da gestão anterior.

Após a recepção, o novo prefeito visitou a cada uma das dependências da prefeitura e não negou o desapontamento em ver muito dos departamentos, segundo ele, defasados ou fechados.

Em entrevista concedida à imprensa local, Jeová Andrade informou que a partir daquele momento ia mobilizar sua equipe para iniciar uma operação para tapar todos os buracos existentes nas ruas e esquinas da cidade.

“Os problemas que o município enfrenta são muitos, mas nossa vontade de vencer é bem maior”, frisou Jeová, adicionando que nos próximos 30 dias ele estaria em fase de planejamento para que seu governo comece de maneira organizada.

Jeová Andrade fez um apelo à população, pedindo que a sociedade tenha compreensão e que o ajude a superar essa fase inicial que, segundo o gestor, será um pouco difícil, devido à inadimplência do município. “Mas eu tenho certeza que juntos e unidos nós conseguiremos”.

POSSE
Na cerimônia de posse, o prefeito Jeová estava acompanhado da esposa, primeira-dama Waina Andrade, e da mãe dele, senhora Enedina Raquel de Jesus, de 75 anos de idade.

Para a mesa diretora da Câmara, foram eleitos por unanimidade os vereadores Ailson da White (presidente), Ribita Nascimento (1° secretário) e Ademirson Alves (2° secretário).

SECRETÁRIOS
O secretariado da gestão de Jeová foi anunciado e empossado na parte da tarde. Segundo o prefeito, a escolha do secretariado foi feita com os partidos da coligação, que apontaram os nomes de cada um deles.

Acompanhe a relação dos secretários: Roberto Andrade Moreira (Governo), José Moreira Soares (Gestão e Planejamento), Vinicius Domingues Borba (Procuradoria Geral), Jacqueline Moura (Educação), Agnaldo Pereira Costa (Finanças), Zito Augusto Correia (Obras), Denílson José dos Santos (Saúde), Rumão Freire Gama (Desenvolvimento Social), Luce Jane Nabut de Oliveira (Meio Ambiente e Turismo), Carlos Magno de Oliveira (Comunicação), Carloman Muniz Lima (Trânsito e Transporte), Emerson de Souza Lucena (Indústria e Comércio), Jaime Oliveira de Andrade (Produção e Desenvolvimento Rural) e Joatan Torres Carvalho (Ouvidoria Municipal).

PRIMEIRA BAIXA
Nesta quinta-feira (4), o secretário municipal de Trânsito e Transporte, Carloman Muniz Lima, pediu exoneração do cargo recém-assumido, alegando problema pessoal. (Gusttavo Black/Waldyr Silva)

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Mesa diretora da Câmara Municipal é eleita com diferença de um voto

Josineto Oliveira

Depois de muito tumulto e bate-boca entre os candidatos e simpatizantes das duas chapas que concorreram ao pleito, finalmente foi eleita, com 8 votos contra 7, a mesa diretora da Câmara Municipal de Parauapebas que vai administrar o Poder Legislativo nos próximos dois anos.
Os membros eleitos da nova mesa diretora são os vereadores Josineto Oliveira (PSDC), presidente; José Arenes (PT), vice-presidente; Odilon Rocha (PMDB), primeiro-secretário; e Devanir Martins (PP), segundo-secretário.
A chapa derrotada foi composta pelos vereadores José Pavão (PTB), presidente; Luzinete Batista (PV), vice-presidente; Ivanildo Braz (PDT), primeiro secretário; e Maridé Gomes (PSC), segundo-secretário.
A eleição da mesa foi presidida pelo vereador Odilon Rocha, após solenidade de posse do prefeito Valmir Queiroz Mariano, da vice Ângela Maria Pereira e dos 15 vereadores do município.
A confusão em plenário começou depois que o vereador José Pavão solicitou ao vereador Odilon Rocha a suspensão da sessão pelo prazo de vinte minutos para que fosse discutida uma nova composição da chapa encabeçada por ele, Pavão.
Odilon colocou a solicitação para que os demais vereadores decidissem se haveria ou não a suspensão. Na votação, sete vereadores concordaram e outros sete se manifestaram contra a suspensão da reunião, com Odilon dando o “voto de minerva”, decidindo que o prazo não seria dado e que a sessão continuaria.
Com a decisão, os vereadores que supostamente apoiavam a candidatura do vereador Pavão se revoltaram, com alguns deles chegando a acusar o então presidente da sessão de ditador. Até os populares que lotava o plenário se revoltaram e vaiaram o vereador peemedebista.
Os vereadores Major da Mactra e Ivanildo Braz disseram ao vereador Odilon que havia terminado o tempo de ditadura naquela Casa de Leis e que ele veria, no futuro, que as “coisas” por lá iriam mudar, pois “esta Casa agora tem vereador”.
Apesar de compor sua chapa para a mesa diretora com vereadores eleitos por partidos que se opuseram ao então candidato a prefeito, Josineto Oliveira foi eleito vereador com o apoio de Valmir Mariano e até então continua na base aliada ao governo municipal.

Mutirão de limpeza marca primeira ação do prefeito de Parauapebas


Empossado no cargo na manhã desta terça-feira (01), no novo prédio da Câmara Municipal, o primeiro ato do prefeito de Parauapebas, Valmir Queiroz Mariano (PSD), foi dar o pontapé inicial às 8 horas da manhã de hoje (quarta-feira) no mutirão de limpeza urbana que dentro de duas semanas promete deixar todos os bairros da cidade limpos e trafegáveis.
Cerca de 80 máquinas e equipamentos, comandados por aproximadamente 200 trabalhadores, se concentraram antes das 8 horas na rodovia PA 275, em frente ao Bairro Cidade Jardim, de onde partiram, sob o comando do secretário municipal de Urbanismo, engenheiro civil Raimundo Augusto Neto, para a execução de retirada de entulho, capina e outros serviços de limpeza urbana nos bairros e principais avenidas de Parauapebas.
O prefeito Valmir Mariano fez questão de, antes mesmo de sentar em seu gabinete no primeiro dia de trabalho para despachar, dar o pontapé inicial na força tarefa de mutirão de limpeza da cidade, prevista para encerrar no dia 15 de janeiro.
Após o lançamento do mutirão de limpeza, o prefeito se deslocou para o prédio administrativo da prefeitura, onde foi recepcionado por servidores. Em seguida, Valmir Mariano fez a primeira reunião administrativa com todos os secretários de governo, no gabinete do prefeito.
DISCURSO
Em seu discurso de posse, tão logo fez juramento e foi investido no cargo de prefeito pelo vereador Odilon Rocha de Sanção (PMDB), presidente da sessão solene, Valmir Mariano anunciou que vai reduzir em 35% os gastos públicos da máquina administrativa e aplicar este percentual em serviços emergenciais nas áreas de saúde, saneamento básico, educação e transporte público, para que em poucos meses a cidade possa ser tratada carinhosamente de “Pebinha de Açúcar”.
“Como gestores deste município, não podemos aceitar que, com o potencial de recursos que arrecada o município, a população de Parauapebas reclame por falta de água em suas torneiras, atendimento nos postos de saúde, transporte coletivo caótico e de segurança no trânsito da cidade”, frisou o novo gestor, reiterando que durante a campanha assumiu com a comunidade o compromisso de solucionar todos esses problemas durante sua gestão.
Mais adiante, em seu discurso, o novo prefeito de Parauapebas apontou a necessidade de os municípios vizinhos, como Canaã dos Carajás, Curionópolis e Eldorado do Carajás, juntos com Parauapebas, saírem do isolamento político e desenvolvimentista, e formar um grupo forte, “elegendo deputados estaduais e federais, senadores e, por que não, até governador do estado”,
COLETIVA
Na coletiva concedida à imprensa, o prefeito Valmir Mariano informou que, mesmo antes de assumir o cargo, já mantivera contatos com a direção da Vale, com o Governo do Estado e com os ministérios da Educação, das Cidades e de Desenvolvimento, como também com a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), entre outros órgãos e instituições, em busca de apoio e recursos para efetivação de obras de infraestrutura em Parauapebas.
De acordo ainda com o novo gestor, sua administração vai contar com planejamentos de curto, médio e longo prazos, começando imediatamente com a busca de solução para o problema da falta de água na cidade, viabilizando a ampliação de estações de captação e tratamento do produto, como também a construção de poços artesianos emergenciais para atender a determinados setores que vêm sendo prejudicados com a falta do precioso líquido.
Perguntado sobre os investimentos para a área de educação, Valmir Mariano respondeu que pretende construir em seu mandato de quatro anos, no mínimo, vinte grandes e modernas escolas, numa média de cinco para cada ano.
Sobre o caótico trânsito e o precário transporte público de passageiros na cidade, o prefeito revelou que uma empresa de consultoria acaba de ser contratada pela prefeitura para fazer um diagnóstico de toda problemática do trânsito e transporte público de passageiros, e apontar soluções urgentes que viabilizem os problemas deste setor.