terça-feira, 9 de março de 2010

Sespa presta esclarecimento sobre vacinas contra gripe Influenza

Belém - A gripe por Influenza A (H1N1) tem sua transmissão potencializada, com maior intensidade, neste período, em decorrência da frequência das chuvas e tendência à aglomeração, como vem sendo alertado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

De 2 de janeiro e 3 de março, foram notificados no Estado do Pará 119 casos, com 53 confirmados e destes 8 evoluíram a óbito. Dos casos confirmados, 17 ocorreram em gestantes.

Com base no aumento da incidência e letalidade observadas no período, a Sespa decidiu, além da implementação das outras medidas de controle da gripe H1N1 (gripe pandêmica), alterar o cronograma nacional de vacinação contra a Influenza A, priorizando nove municípios onde os casos foram confirmados.

O período de vacinação dos trabalhadores de saúde e gestantes foi antecipado para o período de 3 a 13 de março, ficando sob a responsabilidade de cada gestor municipal, em acordo com a Sespa, a definição das estratégias para a vacinação desses dois grupos específicos.

Para a realização da vacinação desses grupos etários, nos municípios, foram liberados pela Sespa os seguintes quantitativos de vacinas: 12.780 doses para Ananideua, 27.990 para Belém, 1.330 para Benevides; 3.265 para Bragança; 5.100 para Cametá, 4.280 para Castanhal, 2.860 para Marituba, 4.677 para Parauapebas e mil doses para São Domingos do Capim.

Vale ressaltar que as vacinas aplicadas nos profissionais de saúde vacinados na Santa Casa de Misericórdia do Pará (2.500), Hospital Metropolitano (1.400), Hospital Abelardo Santos (560), Hospital Gaspar Vianna (1.500) e Hospital Ophir Loyola (2.500) não foram debitados do total de vacinas anteriormente programadas para atender os profissionais de saúde da capital.

Após a liberação, pela Sespa, das vacinas para as secretarias municipais de Saúde, fica a cargo das mesmas a distribuição nas unidades de saúde de sua jurisdição, assim como a elaboração de estratégias para vacinar os grupos prioritários, cabendo à Sespa, quando solicitada, dar apoio necessário aos municípios que encontrem qualquer dificuldade em vacinar sua população. (Fonte: Agência Pará)

Nenhum comentário: