quarta-feira, 24 de março de 2010

Audiência em um clique

O filósofo canadense Marshall McLuhan já havia constatado, em tempos remotos, que os homens criam as ferramentas e as ferramentas recriam os homens.

Nos dias atuais, em meio a tantos avanços tecnológicos, o homem contemporâneo mudou radicalmente seus hábitos de leitura.

A velha rotina de ler jornais impressos perde espaço para os jornais online, em uma época em que a praticidade é bastante valorizada. Com um clique, uma infinidade de informações desponta na frente do internauta. Há ainda outra vantagem: geralmente não tem custo nenhum.

Tantos investimentos recentes no jornalismo da internet não são mera coincidência. Neste mês de março, o jornal O Estado de S.Paulo apresentou seu novo projeto gráfico e editorial, com um site mais dinâmico e interação com as redes sociais.

No ano passado, o Portal IG deu início a uma série de contratações de jornalistas. Destaque para Guilherme Barros, egresso da Folha de S.Paulo e um dos mais renomados colunistas brasileiros de economia & negócios. O Brasil Econômico, recém-lançado no país, já nasceu com a proposta de valorizar sua versão online.

Nos Estados Unidos, as notícias publicadas na internet têm mais público que as de jornais impressos. De acordo com estudo da Pew Research Center, divulgado pela BBC, a internet é a terceira plataforma mais popular para ter acesso a notícias. Só fica atrás da televisão e do rádio.

Embora os jornais impressos ainda mantenham um certo glamour, empresas que querem ser vistas e conhecidas não podem desprezar o canal cibernético. É ali, na página da web, que milhões de espectadores cruzam incontáveis vias para se manterem atualizados. Audiência garantida.

A notícia ganhou mobilidade. De um notebook, ou mesmo do visor de um celular, é possível ter acesso a notícias de última hora. Ver a internet como uma importante ferramenta de propagação de informações é estar preparado para um futuro muito promissor, e ser quase onipresente em alguns casos. (Fonte: Boletim Media Training)

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