Nesta terça-feira (2), mais um financiamento pela linha Mais Alimentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) leva maquinário à agricultura familiar de Parauapebas, região do Carajás, por meio do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater).
O agricultor Ivamar Saldanha receberá um trator 75 cv, no valor de R$ 76 mil, e mais verba para a aquisição de uma grade aradora e uma roçadeira. O crédito total é de R$ 100 mil, a partir do Banco da Amazônia (Basa).
Saldanha trabalha com pecuária leiteira, produção de cerca de 30 quilos semanais de queijo artesanal e cultivo de mandioca e milho. A mecanização terá mais efeito a partir de agosto e setembro, quando a safra do ano agrícola 2010/2011 começará a ser plantada.
Dos 12 hectares atuais, pretende-se a ampliação para, pelo menos, 40 hectares. De imediato, o trator servirá para a limpeza do pasto para as 90 cabeças de gado, aumentando a produtividade também ali, quanto ao leite e beneficiamento - no caso, queijo.
"O agricultor acaba de comprar uma ordenha mecânica e o projeto da Emater está apoiando também o melhoramento genético do gado. Isso mostra que o financiamento não é uma ação pontual, mas um sustentáculo do processo inteiro, o estímulo a toda a cadeia produtiva. A modernização das propriedades familiares, por meio de tecnologia e maquinário, é fundamental", explica Raimundo Júnior, engenheiro agrônomo da Emater.
Outros três tratores serão entregues a agricultores de Parauapebas até o fim do mês. A previsão da Emater é que, ao longo do ano, pelo menos dez máquinas sejam financiadas pelo Mais Alimentos no município. (Aline Miranda - Emater)
terça-feira, 2 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário