Luciano Valente e Marina Moscardini
Não é difícil encontrar pessoas que afirmam ter dificuldades para interpretar textos. Afinal, muitos creem que a interpretação é algo individual, permitindo que cada um entenda o escrito de uma maneira particular. No entanto, esta não é uma boa crença, principalmente quando tratamos da redação oficial.
Diferentemente da fala, a escrita permite revisões e rearranjo de ideias. Portanto, “o que está escrito, escrito está”, ou seja, ao deparar-se com um texto, seja ele de redação oficial ou não, o leitor deve ater-se exclusivamente aos elementos internos para interpretá-lo.
Uma leitura atenta é o primeiro passo para ter sucesso na interpretação de um texto. A dica aqui é ler todo o texto para obter uma visão geral do assunto. Não interrompa esse primeiro contato, mesmo se encontrar palavras desconhecidas. É importante ter uma primeira impressão do sentido de uma forma mais ampla.
Depois de sanadas as dúvidas de vocabulário, leia o texto mais uma ou duas vezes, procurando estar atento às entrelinhas e sutilezas. Uma boa dica para interpretar um texto de redação oficial é tentar extrair de cada trecho (parágrafo ou parte) sua ideia central, assim é possível compreender a linha de raciocínio do autor.
Em qualquer texto, o leitor deve estar ciente de que o autor defende ideias, portanto, deve procurar entendê-las. Busque estabelecer quais as opiniões expostas pelo autor, definindo o tema e a mensagem. Para isso, preste atenção aos adjetivos usados no texto, afinal, eles revelam a opinião do autor.
Ao lidar com perguntas sobre o texto de uma redação oficial, algumas dicas são úteis. Por exemplo, em uma questão em que duas alternativas parecem corretas, procure voltar ao texto para encontrar a mais exata ou completa em relação ao contexto do texto. Quando o autor apenas sugerir uma ideia, procure no texto evidências lógicas objetivas, para não escorregar em questões voltadas para dados superficiais ou ideias secundárias.
A questão central para uma boa interpretação de textos na redação oficial é a atenção na leitura. Por isso, leia atentamente o texto duas ou três vezes e tente listar suas principais ideias e entender a linha de raciocínio do autor. Certamente, encontrar a resposta certa depois será mais fácil!
Dicas úteis para interpretar um texto
1) Antes do concurso
- Treine: um fator muito importante é praticar. Faça exercícios de interpretação de concursos anteriores.
- Dedique-se aos estudos: é importante estudar gramática, qualidades do texto e questões semânticas (homônimos e parônimos, denotação e conotação, sinonímia e antonímia, polissemia, figuras de linguagem, entre outros).
- Leia, leia, leia e leia: quanto mais você lê um texto, mais fácil fica de entendê-lo, até porque a leitura possui diferentes níveis. Primeiro você se familiariza com o tema, depois você faz uma leitura mais profunda e, então, compreende o que o autor quis dizer. Com a leitura mais aprofundada, você compreende o que há nas entrelinhas daquele texto e faz uma nova leitura, associando o seu conhecimento de mundo sobre o tema em questão.
2) Na hora do concurso
- Retome o texto: na hora de responder à questão, volte ao texto sempre que necessário.
- Divida seu texto em partes menores: a leitura do texto pode ser dividida em tópicos/parágrafos para uma melhor compreensão.
- Leia o enunciado: seja atencioso e cuidadoso ao ler o enunciado da questão. Muitas vezes erramos uma questão por não ter entendido corretamente o que deveria ser respondido. Preste atenção nestas palavras: não, correta, incorreta, certa, errada, falsa, verdadeira, exceto.
- Fique atento: observe os adjuntos adverbiais e os predicativos. Eles são importantíssimos para a interpretação de um texto.
É importante evidenciar que essas dicas são úteis não apenas para quem vai prestar um concurso, mas para todos. Devemos ter malícia ao ler um jornal, um e-mail ou até mesmo uma revista. É necessário enxergar as entrelinhas de tudo o que está sendo dito. Não podemos ser um leitor passivo, afinal, quase tudo ao nosso redor exige interpretação de texto.
terça-feira, 23 de março de 2010
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