quarta-feira, 31 de março de 2010

Blitze de combate à poluição sonora a partir de segunda-feira

Depois de ter lançado a campanha de Combate à Poluição Sonora 2010, na última segunda-feira (29), a Prefeitura de Parauapebas dá início aos trabalhos educativos que visam alertar a população sobre o problema ambiental.

A partir da próxima segunda-feira (5), iniciam as blitze educativas, com entrega de panfletos nos principais pontos da cidade.

05/04 – Blitz na Rua 10, esquina com a Rua F, às 8 horas.
06/04 – Blitz no sinal de trânsito no início da Rua do Comércio, às 8 horas.
07/04 – Blitz no sinal de trânsito próximo ao posto Sol Poente, a partir das 8 horas.

terça-feira, 30 de março de 2010

Encerradas atividades da 14ª Semana da Árvore

Uma cidade mais verde e mais bonita foi a proposta da 14ª Semana da Árvore de Parauapebas, que teve suas atividades encerradas na última sexta-feira (26/03), com a apresentação dos resultados do projeto Igarapé Ilha do Coco, formatura dos Jovens Ambientalistas 2009 e apresentação da nova turma.

Com o tema “Preserve ou ficará só na lembrança”, a 14ª Semana da Árvore mobilizou centenas de voluntários no plantio de mudas nas margens dos igarapés Ilha do Coco e “Bueiro”, este último localizado nas proximidades da entrada da vila Palmares I. Ao todo, foram plantadas mais de 1.500 mudas na cidade e doadas mais outras mil.

Na solenidade de encerramento, o secretário municipal de Meio Ambiente, Domires Reis, revelou a satisfação dos resultados alcançados na semana. “Encerramos as atividades da 14ª Semana da Árvore com a satisfação de estar cumprindo a nossa missão. Com a participação da população, plantamos mais de 1.500 mudas e, através do 'Projeto Adote uma Árvore', doamos mais outras mil. Até iniciar as atividades da Semana de Meio Ambiente, que comemoramos em junho, a Semma irá continuar plantando”, declarou.

Para Milton Zimmer, que esteve na cerimônia de encerramento da semana, a responsabilidade ambiental é uma tarefa do dia-a-dia, em que é fundamental a mobilização de todos. “A prefeitura está de parabéns pelo trabalho que vem desenvolvendo na área de meio ambiente. Conciliar desenvolvimento com qualidade ambiental é uma meta que avança com o processo de capacitação, como este do Programa Jovem Ambientalista”, destacou o ex-secretário municipal de Fazenda.

O chefe da Floresta de Carajás, Frederico Drummond, disse que a importância da Semana da Árvore se dá pelo fato de ser um momento de debate e de reflexão. “Num contexto ambiental degradado, com taxa elevada de desmatamento e queimadas, a Semana da Árvore nos leva a fazer uma reflexão sobre o temos feito com nossa natureza. A quem a exploração dos recursos naturais tem favorecido?”, questionou.

Drummond elogiou os trabalhos desenvolvidos pela prefeitura que, segundo ele, tem colocado em pauta as questões ambientais com a realização de trabalhos educativos e desenvolvimento de atividades para a conservação ambiental.

Projeto Igarapé Ilha do Coco
Resultado da parceria entre a Prefeitura de Parauapebas e o Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA), o Projeto Igarapé Ilha do Coco, implementado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, visa a recuperação e preservação das margens e nascentes desse igarapé. A meta é plantar 59 mil mudas de espécies nativas na área que corresponde a 93,91 hectares.

De acordo com a coordenadora executiva do projeto, Fabiana Oliveira, com a participação de voluntários já foram plantadas mais de 30 mil mudas, sendo que as áreas plantadas contam com manutenção (replantio, roços, capinas, adubação, controle de pragas) e acompanhamento técnico periódico. A estimativa é que até 2011 sejam plantadas a parte restante. (Beatriz Sales)

segunda-feira, 29 de março de 2010

Filme Mulheres de 20 será exibido na Câmara Municipal

Nesta quarta-feira (31), a partir das 19h30, na Câmara Municipal de Parauapebas, acontecerá o lançamento oficial do documentário “Mulheres de 20”, com as presenças das mulheres que participaram do filme, diretor e produtores.

O evento será organizado pelo Labirinto Cinema Clube e HD Produções e aberto para imprensa e público em geral.

O documentário teve sua pré-estreia no Dia Internacional da Mulher, na abertura do 20º Encontro da Mulher de Parauapebas, e agora em sua versão final terá exibição gratuita.

Trata-de uma justa homenagem aos 20 anos do Encontro da Mulher, através de narrativas e depoimentos de quem vivenciou os 20 anos do encontro, ilustrado com imagens raras de arquivos. O filme mostra com humor e saudosismo uma das maiores manifestações femininas do interior do Brasil.

domingo, 28 de março de 2010

Clarinetista em Belém

Yuri Laurent, aluno do programa Vale Música de Belém, conquistou o segundo lugar no I Concurso Jovens Clarinetistas, promovido pela empresa Devon & Burgani Instrumentos Musicais. O jovem de 15 anos foi o único representante no concurso, cuja formação musical é realizada por um projeto social.

Em janeiro deste ano, Yuri emocionou a plateia no concerto de lançamento da Orquestra Jovem Vale Música, com um belo solo de clarinete. Na ocasião, recebeu muitos aplausos do público, como reconhecimento do nível de profissionalismo e educação musical que ele, assim como dezenas de outros jovens estudantes do ensino público de Belém, recebem por meio do programa da Fundação Vale, em parceria com a Fundação Amazônica de Música (FAM).

Gols do final de semana no Pará

No último sábado (27), no estádio da Curuzu, em Belém, o Paysandu fez 2 a 0 na equipe do Santa Rosa; enquanto neste domingo (28) o Remo perdeu de 1 a 0 para o Cametá, no Baenão, em Belém, e Independente e São Raimundo empataram em 2 a 2, em Tucuruí.

Na próxima terça-feira (30), enfrentam-se às 20h30 Águia de Marabá e Ananindeua, no estádio Zinho Oliveira, em Marabá.

quinta-feira, 25 de março de 2010

PT realiza congresso em Parauapebas no domingo

O diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) realiza no próximo domingo (28), no período das 8 às 18 horas, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), o 4º Congresso do Partido dos Trabalhadores.

Na pauta, comemoração dos 30 anos do PT; discussão da conjuntura nacional e internacional; tática, política de alianças, programas e candidaturas para as eleições de 2010; e construção partidária e plano de ação municipal.
_______________________________
Atualização às 11h55 de 28/03/2010

quarta-feira, 24 de março de 2010

Rodada desta quarta-feira do campeonato paraense de futebol

Na rodada desta quarta-feira (24) do campeonato paraense de futebol, o São Raimundo fez 2 a 1 na equipe do Santa Rosa, no Mangueirão, em Belém; o Independente empatou em 3 a 3 com o Paysandu, em Tucuruí; e o Águia de Marabá ganhou de 1 a 0 do time de Cametá, no estádio Zinho Oliveira, em Marabá.

Símbolo da era da internet, o @ vira peça de museu

O símbolo mais usado por empresas e pessoas físicas no mundo todo, milhares de vezes a cada segundo, foi adquirido nesta semana pelo Museu de Arte Moderna (MoMa), de Nova York. O negócio não envolve dinheiro. O @ – ou arroba, como é chamado no Brasil – passa a incorporar o acervo do museu.

O @ foi incluído à coleção de objetos do Departamento de Arquitetura e Design do museu e será exibido em diferentes fontes, estilos e tamanhos.

A origem do símbolo é desconhecida, mas alguns linguistas acreditam que data dos séculos VI ou VII, adotado em documentos como abreviatura da palavra latim ‘de’ ou ‘para’.

Ele apareceu pela primeira vez em uma máquina de escrever em 1885, mas ganhou o mundo a partir de 1971, quando o engenheiro de computação americano Raymond Tomlinson o incorporou na primeira mensagem de e-mail a ser enviada de um computador para o outro. Desde então, está entre os símbolos mais usados no planeta.

A curadora sênior do MoMa, Paola Antonelli, explicou que o museu adquiriu "o ato de design" do símbolo, que foi adotado para uma nova função, a de especificar a origem de uma mensagem de e-mail.

A decisão de incorporá-lo ao acervo, explicou ela, é um tributo à visão do engenheiro que resgatou o símbolo e massificou seu uso no correio eletrônico. "Hoje, o símbolo @ faz parte da vida em todo o mundo", declarou Paola Antonelli em mensagem postada no site do MoMa, um dos museus mais conceituados do mundo.

"Tomlinson realizou um ato de grande alcance do design, que não só mudou a importância e a função do símbolo, como também o converteu em uma parte importante da nossa relação e comunicação com pessoas do mundo todo", assinalou a curadora.

O engenheiro trabalhava para a empresa de tecnologia Bolt, Beranek & Newman, que estava desenvolvendo uma rede de comunicação para o Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Responsável pelo serviço de mensagens, Tomlinson decidiu utilizar o @ para separar a primeira metade do endereço eletrônico – que devia identificar o usuário ou mensageiro – da segunda metade, que identificaria o computador ou provedor. Era o início da era da internet. Além de e-mails, o @ é utilizado em redes como Facebook e Twitter.

Sem dinheiro
A curadora comparou a aquisição do @ a outra recente compra feita pelo museu, da performance chamada "O beijo", do artista Tino Sehgal, em que um casal permanece abraçado por várias horas. Cada apresentação pode ter uma forma diferente, com novos protagonistas.

De acordo com o jornal The New York Times, porém, há uma grande diferença entre as duas aquisições: o MoMa pagou US$ 70 mil pelo direito de expor as performances de "O beijo", enquanto o @ foi incorporado à coleção do museu gratuitamente, por ser de domínio público. (Fonte: Blog do Roberto Patrick)

C O N V I T E

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) convida a comunidade e imprensa para o lançamento da campanha de Combate à Poluição Sonora 2010, bem como para a apresentação do relatório das atividades desenvolvidas pela Semma em 2009, a ser realizado no dia 29/03, às 14 horas, na sala de videoconferência do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup).

Na ocasião, a Semma anunciará o planejamento das atividades a serem realizadas neste ano.

Audiência em um clique

O filósofo canadense Marshall McLuhan já havia constatado, em tempos remotos, que os homens criam as ferramentas e as ferramentas recriam os homens.

Nos dias atuais, em meio a tantos avanços tecnológicos, o homem contemporâneo mudou radicalmente seus hábitos de leitura.

A velha rotina de ler jornais impressos perde espaço para os jornais online, em uma época em que a praticidade é bastante valorizada. Com um clique, uma infinidade de informações desponta na frente do internauta. Há ainda outra vantagem: geralmente não tem custo nenhum.

Tantos investimentos recentes no jornalismo da internet não são mera coincidência. Neste mês de março, o jornal O Estado de S.Paulo apresentou seu novo projeto gráfico e editorial, com um site mais dinâmico e interação com as redes sociais.

No ano passado, o Portal IG deu início a uma série de contratações de jornalistas. Destaque para Guilherme Barros, egresso da Folha de S.Paulo e um dos mais renomados colunistas brasileiros de economia & negócios. O Brasil Econômico, recém-lançado no país, já nasceu com a proposta de valorizar sua versão online.

Nos Estados Unidos, as notícias publicadas na internet têm mais público que as de jornais impressos. De acordo com estudo da Pew Research Center, divulgado pela BBC, a internet é a terceira plataforma mais popular para ter acesso a notícias. Só fica atrás da televisão e do rádio.

Embora os jornais impressos ainda mantenham um certo glamour, empresas que querem ser vistas e conhecidas não podem desprezar o canal cibernético. É ali, na página da web, que milhões de espectadores cruzam incontáveis vias para se manterem atualizados. Audiência garantida.

A notícia ganhou mobilidade. De um notebook, ou mesmo do visor de um celular, é possível ter acesso a notícias de última hora. Ver a internet como uma importante ferramenta de propagação de informações é estar preparado para um futuro muito promissor, e ser quase onipresente em alguns casos. (Fonte: Boletim Media Training)

PR discute eleições em Marabá

O Partido da República (PR) promove no próximo dia 26, em Marabá, o II Encontro Regional, quando volta a discutir com suas lideranças os rumos do partido e as possíveis coligações às eleições 2010.

O encontro será coordenado pelo prefeito do município, Maurino Magalhães, e contará com a presença do presidente estadual do partido, Anivaldo Vale; do deputado federal, Lúcio Vale; de deputados estaduais, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e outras lideranças das mais diversas regiões e municípios paraenses.

No primeiro encontro estadual do partido, realizado em janeiro, no município de Capanema, o PR deu o indicativo de que poderá lançar candidato próprio ao Governo do Estado nas próximas eleições, proposta que vem sendo amadurecida nas constantes reuniões que o partido vem promovendo com suas lideranças.

“O lançamento de uma candidatura própria ao Governo do Estado não está descartada”, reafirmou Anivaldo Vale, que vem conversando com diversos partidos para a composição de possíveis alianças. Entre esses partidos está o PTB, do prefeito de Belém, Duciomar Costa, com quem o PR já fechou um bloco.

Com 17 prefeitos, muitos dos quais de municípios importantes em densidade eleitoral, como Castanhal, Marabá, Itaituba, Benevides, Capanema e outros, as lideranças do PR apostam nessa musculatura política para alçar voos mais altos nas próximas eleições, com todos seguindo unido em torno de qualquer decisão que seja tomada pelo partido.

“Ao lado do PTB, temos cerca de 40 por cento do eleitorado do Pará”, reforça Anivaldo, que foi credenciado pelos seus aliados para definir qual o melhor rumo a ser tomado pelo partido nas próximas eleições. “Para onde o PR for eu estou junto”, disse o prefeito de Marabá, Maurino Magalhães, que já pediu às lideranças que todos caminhem juntos para o fortalecimento cada vez mais do partido.

O encontro em Marabá será realizado no Ginásio Olímpico Municipal, na Folha 16, Nova Marabá, a partir das 15 horas. (Tânia Monteiro)

Rick e Dedê, 10 de abril




Vem aí, dia 10 de abril, showzão sertanejo com Rick e Dedê.
Sucesso do Farol e Clube da Viola de Marabá.
Show será na Cia. Paulista de Pizzas.
Reserva de mesas pelo celular (94) 9151-4415.

Vale no V Fórum Urbano Mundial

A Vale participa nesta quarta-feira (24) do V Fórum Urbano Mundial, no Rio de Janeiro. O diretor-presidente da Fundação Vale, Silvio Vaz, fará parte de uma mesa sobre gestão de riscos sociais e desenvolvimento local, junto com representantes da Petrobras. Vaz falará sobre o modelo de investimento social que tem sido usado nos municípios onde a empresa atua.

O modelo é formado por ações estruturantes, baseadas em diagnósticos socioeconômicos, sempre buscando as parcerias sociais público-privadas, trabalhando junto com o poder público local e a sociedade civil organizada. As ações realizadas pela Fundação Vale no Pará serão destacadas na apresentação.

Após as apresentações das empresas, haverá debate com a plateia. A mesa está marcada para as 14 horas.

Na quinta-feira (25), das 13h30 às 16 horas, a Fundação Vale também participa da mesa redonda "Negócio e inovação: unindo o urbano dividido", fechada para CEOs e diretores de grandes empresas.

O V Fórum Urbano Mundial acontece ao longo desta semana nos armazéns do Cais do Porto, no Rio de Janeiro.

terça-feira, 23 de março de 2010

Vereadora solicita audiência pública da CPI das crianças desaparecidas na CMP

A vereadora Francisângela Resende (PMDB) apresentou requerimento na sessão ordinária desta terça-feira (23) solicitando que seja realizada na Câmara Municipal de Parauapebas (CMP) uma audiência pública da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o desaparecimento de crianças e adolescentes no país.

O requerimento foi aprovado por unanimidade pelos demais vereadores presentes na sessão. A vereadora quer a participação da comunidade na audiência pública, para que denuncie aos membros da CPI eventuais desaparecimentos de membros da família.

No Senado
Nesta quarta-feira (24), às 10 horas da manhã, os membros da CPI, que é presidida pela deputada federal Bel Mesquita (PMDB-PA), participam de audiência pública da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal, para discutir o desaparecimento de seis adolescentes em Luziânia (GO).

Para a audiência em Brasília, que será presidida pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF), foram convidados o ministro de Estado da Justiça, Luiz Paulo Barreto Teles; a deputada federal e relatora da CPI, Andréia Zito; e o secretário de Segurança Pública do Estado de Goiás, Ernesto Roller.

As mães Sirlene Gomes de Jesus, Valdirene Fenandes da Cunha, Aldenira Alves, Maria Lúcia de Lopes, Marisa Pinto Lopes e Sônia Vieira Azevedo também serão ouvidas pelos membros da comissão.

O mistério do sumiço dos seis jovens do município goiano já dura quase três meses. E, mesmo com o apoio da Polícia Federal, o inquérito aberto no dia 15 de janeiro continua estagnado e as mães sem respostas sobre o paradeiro de seus filhos.

Algumas dicas para interpretação de textos na redação oficial

Luciano Valente e Marina Moscardini
Não é difícil encontrar pessoas que afirmam ter dificuldades para interpretar textos. Afinal, muitos creem que a interpretação é algo individual, permitindo que cada um entenda o escrito de uma maneira particular. No entanto, esta não é uma boa crença, principalmente quando tratamos da redação oficial.

Diferentemente da fala, a escrita permite revisões e rearranjo de ideias. Portanto, “o que está escrito, escrito está”, ou seja, ao deparar-se com um texto, seja ele de redação oficial ou não, o leitor deve ater-se exclusivamente aos elementos internos para interpretá-lo.

Uma leitura atenta é o primeiro passo para ter sucesso na interpretação de um texto. A dica aqui é ler todo o texto para obter uma visão geral do assunto. Não interrompa esse primeiro contato, mesmo se encontrar palavras desconhecidas. É importante ter uma primeira impressão do sentido de uma forma mais ampla.

Depois de sanadas as dúvidas de vocabulário, leia o texto mais uma ou duas vezes, procurando estar atento às entrelinhas e sutilezas. Uma boa dica para interpretar um texto de redação oficial é tentar extrair de cada trecho (parágrafo ou parte) sua ideia central, assim é possível compreender a linha de raciocínio do autor.

Em qualquer texto, o leitor deve estar ciente de que o autor defende ideias, portanto, deve procurar entendê-las. Busque estabelecer quais as opiniões expostas pelo autor, definindo o tema e a mensagem. Para isso, preste atenção aos adjetivos usados no texto, afinal, eles revelam a opinião do autor.

Ao lidar com perguntas sobre o texto de uma redação oficial, algumas dicas são úteis. Por exemplo, em uma questão em que duas alternativas parecem corretas, procure voltar ao texto para encontrar a mais exata ou completa em relação ao contexto do texto. Quando o autor apenas sugerir uma ideia, procure no texto evidências lógicas objetivas, para não escorregar em questões voltadas para dados superficiais ou ideias secundárias.

A questão central para uma boa interpretação de textos na redação oficial é a atenção na leitura. Por isso, leia atentamente o texto duas ou três vezes e tente listar suas principais ideias e entender a linha de raciocínio do autor. Certamente, encontrar a resposta certa depois será mais fácil!

Dicas úteis para interpretar um texto
1) Antes do concurso
- Treine: um fator muito importante é praticar. Faça exercícios de interpretação de concursos anteriores.
- Dedique-se aos estudos: é importante estudar gramática, qualidades do texto e questões semânticas (homônimos e parônimos, denotação e conotação, sinonímia e antonímia, polissemia, figuras de linguagem, entre outros).
- Leia, leia, leia e leia: quanto mais você lê um texto, mais fácil fica de entendê-lo, até porque a leitura possui diferentes níveis. Primeiro você se familiariza com o tema, depois você faz uma leitura mais profunda e, então, compreende o que o autor quis dizer. Com a leitura mais aprofundada, você compreende o que há nas entrelinhas daquele texto e faz uma nova leitura, associando o seu conhecimento de mundo sobre o tema em questão.

2) Na hora do concurso
- Retome o texto: na hora de responder à questão, volte ao texto sempre que necessário.
- Divida seu texto em partes menores: a leitura do texto pode ser dividida em tópicos/parágrafos para uma melhor compreensão.
- Leia o enunciado: seja atencioso e cuidadoso ao ler o enunciado da questão. Muitas vezes erramos uma questão por não ter entendido corretamente o que deveria ser respondido. Preste atenção nestas palavras: não, correta, incorreta, certa, errada, falsa, verdadeira, exceto.
- Fique atento: observe os adjuntos adverbiais e os predicativos. Eles são importantíssimos para a interpretação de um texto.

É importante evidenciar que essas dicas são úteis não apenas para quem vai prestar um concurso, mas para todos. Devemos ter malícia ao ler um jornal, um e-mail ou até mesmo uma revista. É necessário enxergar as entrelinhas de tudo o que está sendo dito. Não podemos ser um leitor passivo, afinal, quase tudo ao nosso redor exige interpretação de texto.

Empresa Vale oferece 51 vagas para engenheiros

Estão abertas, a partir desta terça-fea (23), as inscrições para o Programa de Recrutamento para Projetos da Vale, que irá oferecer 51 vagas para profissionais formados nos últimos três anos em Engenharia. O programa, que será oferecido pela primeira vez, tem como objetivo contratar e especializar profissionais para atuarem na implantação de novos projetos da empresa no Brasil e no exterior.

"O Programa de Recrutamento para Projetos é uma grande oportunidade para engenheiros ingressarem na empresa, que, só em 2010, vai investir cerca de US$ 13 bilhões e tem projetos desafiadores para os próximos cinco anos", destaca Hanna Meirelles, gerente de Atração e Seleção de Pessoas.

Os profissionais contratados passarão por uma ambientação aos negócios da empresa e realizarão uma pós-graduação em Projetos, divididos em duas turmas, uma em Belo Horizonte (MG) e uma em Belém (PA). O curso terá cerca de 440 horas/aula, com duração de aproximadamente três meses, e será realizado em regime integral, em parceria com instituições de ensino brasileiras.

Podem se candidatar profissionais de todo o Brasil, que tenham até três anos de formação nos cursos de Engenharia de Minas, Civil, Mecânica, Elétrica, Automação e de Produção. Também é pré-requisito prévia experiência no ramo de engenharia, disponibilidade para mudanças e fluência em inglês.

Além da remuneração, os profissionais receberão benefícios como vale refeição, vale alimentação, plano de saúde e participação nos resultados da empresa. Ao término da pós-graduação, os empregados serão alocados em projetos da Vale no Brasil e no exterior. As inscrições vão até o dia 23 de abril e podem ser feitas pelo site http://www.vale.com/.

Fases do processo seletivo
Após a análise curricular, serão aplicadas provas de inglês e raciocínio lógico. Na etapa seguinte, haverá dinâmica de grupo e entrevista pessoal.

Pós-graduação
A curso compreende abordagens teóricas e práticas relacionadas a gerenciamento de projetos. Ao término do programa, o participante apresentará uma monografia e receberá certificado de conclusão do curso. (Fonte: Assessoria de Imprensa Vale)

Futsal: Pega na Hora conquista primeiro título na temporada

Carlos Campos


A temporada esportiva de 2010 iniciou em fevereiro no “Pebinha de Açúcar”, mas já teve equipe levantando caneco. No último sábado (20), às 18 horas, aconteceu no ginásio poliesportivo a final do III Copão de Futsal. Quem comemorou o primeiro triunfo foi a equipe do Pega na Hora, ao vencer o time da Lec pelo placar de 3 a 1.
Antes da final aconteceu a disputa do terceiro lugar entre Mikros e Arena Sports, que levou a melhor, batendo a Mikros por 4 a 2. Vale ressaltar que as equipes que chagaram às finais carimbaram seus passaportes para o campeonato municipal da segunda divisão da categoria este ano.
Nesta edição não houve premiação em dinheiro, como aconteceu no ano passado. O prêmio de consolo para Mikros, Arena Sports, Pega na Hora e Lec, além da participação no campeonato municipal, foi um vale uniforme ofertado pela Prefeitura Municipal.
Segundo Anderson Moratorio, secretário municipal de Esporte e Lazer, objetivo do torneio é integrar a modalidade, fortalecendo o futsal no município. “A competição teve seu final com bastante êxito por parte da organização e das equipes participantes, e nosso objetivo é fazer um campeonato tanto da primeira como da segunda divisão competitivo e com qualidade, por isso criamos essas divisões de acesso como Copão e a Copa da Integração, onde todos os times podem participar”, ressaltou Anderson Moratório. (Carlos Campos)

segunda-feira, 22 de março de 2010

Águia de Marabá recebe Cametá para revanche nesta quarta

Bira Ramos


Marabá - Depois da péssima campanha do primeiro turno do Campeonato Paraense deste ano, quando terminou aquela fase na lanterna da competição, o Águia de Marabá volta a campo nesta quarta-feira (24), às 20 horas, para enfrentar o Cametá, clube para o qual o Águia perdeu no primeiro jogo oficial deste ano, pelo escore de 3 a 2, com gol sofrido aos 48 do segundo tempo, após a marcação de um pênalti inexistente a favor do time da casa.

Para esse jogo, o treinador João Galvão não poderá contar com o volante Daniel, que foi expulso diante do Remo, no último jogo do time aguiano no primeiro turno do torneio.

No lugar de Daniel pode entrar Gustavo ou Cleuber, porém, ambos estão machucados e sem ritmo de jogo. “Eles estão se recuperando e um dos dois será o titular”, declarou o treinador João Galvão.

Por outro lado, o meia Soares e o lateral esquerdo Aldivan, citados pelo árbitro da mesma partida, acusados de tê-lo xingado, também desfalcarão o time.

O time treinou coletivamente nesta segunda-feira (22), às 19 horas, no estádio Zinho Oliveira, palco do jogo, enquanto, na terça-feira à tarde, também no estádio, realiza treino de descontração, para manter os atletas em atividade.

É pretensão do time azulino, mesmo desfalcado, vingar a derrota sofrida em solo inimigo, cuja derrota só aconteceu porque o time, devido a atraso nas obras do Zinho Oliveira, teve que estrear fora de casa, fato que prejudicou sensivelmente o time aguiano naquele jogo, que deu o tom do desempenho do time no primeiro turno do torneio.

A escalação do time ainda não foi definida. No entanto, é bem provável que o time forme com Alan; Victor Ferraz, Charles (Ari), Bernardo e Marcondes; Analdo, Gustavo ou Cleuber, Thiago Marabá e Rodrigo; Wando e Samuel Lopes. (Bira Ramos)

6 de abril - Dia Municipal da Pessoa Vhivendo com HIV

No próximo dia 6 de abril ocorre em Parauapebas o Dia Municipal da Pessoa Vhivendo com HIV. A data foi criada por meio da Lei Municipal nº 4.338, referenciando o município como o único da América Latina a ter um dia em homenagem às pessoas que vivem com HIV e Aids.

Trata-se de um projeto reconhecido pelo Departamento Nacional de Aids e pela Unaids, agência de Aids da ONU.

Objetivos do Projeto 6 de Abril
1. Realização anual de cerimônia pública para a dignificação, valorização e integração das pessoas que vivem com HIV, crianças, adolescentes, jovens, adultos, melhor idade, ativistas e pessoas envolvidas na causa;

2. Confraternização entre povos, raças, culturas, costumes, entre os “diferentes” interagindo com as diversidades;

3. Erradicação do preconceito, discriminação e indiferença contra orientação sexual, religião, credo, cor e em especial vivendo com HIV;

4. Valorização do ser humano, da liberdade de expressão, convivência com as necessidades especiais;

5. Sensibilizar a sociedade ao pleno conhecimento das DSTs/HIV/Aids, através de uma educação contínua sobre saúde e comportamento sexual e suas consequências;

6. Fortalecimentos das políticas públicas em educação, assistência social e saúde para melhor atendimento a todas as pessoas que vivem com HIV e doente de Aids;

7. Ações educativas de prevenção às DSTs e Aids e de apoio às pessoas vivendo com HIV;

8. Incentivos por todos os meios de comunicação e ação ao envolvimento mútuo de associações de bairros, igrejas, setor público e privado, entidades filantrópicas, profissionais liberais e sociedade em geral a abraçar a causa da luta contra a Aids e pela valorização das pessoas que vivem com HIV e Aids.

Semana da Água na Vale

Plantio de mudas, palestras, exposições e exibição de filmes com enfoque em atitudes ambientais para a conservação dos recursos hídricos são algumas das atividades que fazem parte da programação da Semana da Água que a Vale realiza, no período de 22 a 26 de março, em todas as suas unidades no Pará.

Na semana em que o mundo inteiro reflete com preocupação a possibilidade de escassez de água, a Vale estimula seus empregados a discutir e pensar em alternativas que possam ser incorporadas ao dia a dia da operação para contribuir, efetivamente, com a sustentabilidade do planeta. (Assessoria de Imprensa Vale)

14ª Semana da Árvore

Com o tema “Preserve ou ficará só na lembrança”, este ano a Secretaria Municipal de Meio Ambiente comemora a 14ª Semana da Árvore no período de 24 a 26 de março.

Evento tradicional no calendário ambiental do município, a Semana da Árvore ao longo dos anos vem promovendo a melhoria da qualidade ambiental em Parauapebas. Confira abaixo a programação.

Data: 24/03/10
Local: Ponte do Bairro Liberdade
Horário: 8 horas
Eventos: Abertura solene da semana, plantio de mudas, educação ambiental, lançamento de cerca e identificação da área

Data: 25/03/10
Local: Igarapé da entrada da vila Palmares I
Horário: 9 horas
Evento: Plantio de mudas na vila Palmares I

Data: 26/03/10
Local: Centro Universitário de Parauapebas (Ceup)
Horário: 18 horas
Eventos: Solenidade de encerramento da semana, resultados do projeto Igarapé Ilha do Coco, apresentações culturais, formatura do Jovem Ambientalista, aula inaugural nova turma e doação de sementes.

Família encontra ossada que pode ser de guerrilheiro do Araguaia

A família de Antônio Teodoro de Castro, que usava o codinome “Raul” na Guerrilha do Araguaia, encontrou no último final de semana restos humanos que podem ser do guerrilheiro. A descoberta da ossada na região conhecida como Tabocão, no Brejo Grande do Araguaia, a 90 quilômetros de Marabá, aconteceu após a família receber informações de que nesse local poderiam estar sepultados vários guerrilheiros.

Segundo o informante da família, que preferiu não se identificar, o local que foi escavado poderá ter também os restos dos guerrilheiros Pedro Carretel, Rodolfo de Carvalho Troiano (Manoel do A), Gilberto Olímpio Maria (Pedro) ou Maurício Grabois (Mário).

Ao localizar os restos humanos, os familiares entraram em contato com o Ministério Público Federal, que solicitou o apoio da Polícia Federal, do Instituto de Perícias Científicas do Pará e do Instituto Médico Legal de Marabá. Uma equipe de especialistas se deslocou para o local. Todo o material recolhido está sendo analisado no Instituto Médico Legal de Marabá.

Para o deputado federal Luiz Couto (PT-PB), que já presidiu a Comissão de Direitos Humanos da Câmara por duas vezes, a descoberta dos restos mortais reforça a necessidade de criação da Comissão da Verdade e Memória, proposta no Plano Nacional de Direitos Humanos (PNH3). “Toda família tem direito ao luto, de saber onde estão ou onde foram jogados os seus entes queridos que desapareceram no período da ditadura militar”, afirmou.

O deputado destacou que 74 estudantes do Centro-Sul que participaram da guerrilha no início dos anos 70 ainda continuam desaparecidos. “Destes, apenas dois foram localizados e identificados”, afirmou Luiz Couto. É o caso da professora Maria Lúcia Petit da Silva, identificada há 14 anos, e do estudante Bergson Gurjão Farias, identificado no ano passado. “Dois meses após a identificação e o sepultamento de Bergson, a mãe dele – de 94 anos – faleceu.

A descoberta dos restos mortais, para o deputado Pedro Wilson (PT-GO), da Comissão dos Mortos e Desaparecidos Políticos, traz a esperança e a possibilidade concreta de identificação de dezenas de desaparecidos no Brasil. “São novas pistas importantes para preenchermos lacunas da nossa história e de asseguramos a essas famílias o direito de enterrar os seus mortos”, afirmou.

Além de trabalhar no resgate da ossada, outros especialistas ainda registraram depoimentos de moradores da região que possam ajudar na investigação sobre os restos mortais encontrados em Tabocão.

A região do Tabocão sempre foi apontada como possível área de enterros de guerrilheiros mortos durante os combates da década de 1970 e chegou a ser escavada em outubro do ano passado pelo Grupo de Trabalho Tocantins, sem que tenham sido encontrados restos. O local onde foram encontradas as ossadas semana passada fica a cerca de 30 metros do local escavado em 2009.

domingo, 21 de março de 2010

Paysandu fatura primeiro turno

O Paysandu fatura o título do primeiro turno do Campeonato Paraense de Futebol, ao empatar com o Clube do Remo em 3 a 3, neste domingo (20), em Belém.

Os gols do Paysandu foram assinalados por Fabrício (aos 41'10) e por Moisés (24'20 e 47'20) e do Remo por Marciano (23'1o e 28'1o) e Marlon (44'2o).

sábado, 20 de março de 2010

Waldyr Silva e Zé Dudu em entrevista especial da IN-Revista






A edição 24 da IN-Revista deste mês traz matéria especial (páginas 26 e 27) com os blogueiros Waldyr Silva e Zé Dudu, com os dois falando sobre o mundo da globosfera.
"Se você ficar na internet o dia inteiro, o dia inteiro você está sendo bombardeado por milhões de notícias de vários segmentos, e a gente ainda não usa isso", observa Zé Dudu.

"Não passo um dia sem visitar uma ou mais vezes blogs de jornalistas famosos em busca de informações" e "contato com as fontes", revela Waldyr Silva.

Crucificados


sexta-feira, 19 de março de 2010

Curso de corte e costura

A Prefeitura de Parauapebas comunica a todas as mulheres do município que a Secretaria Municipal da Mulher estará realizando inscrições para o curso de corte e costura.

As interessadas devem comparecer na Casa da Mulher, situada na rua Sol Poente nº 344, esquina com rua Ângela Diniz, bairro da Paz, no período de 29 a 31 de março, no horário das 8 às 14 horas, munidas de documentos pessoais.

As vagas são limitadas e as inscrições vão ser realizadas por ordem de chegada. O curso terá início dia 6 de abril, com carga de 110 horas, sendo duas horas e meia de aula por dia. O curso é totalmente gratuito, inclusive o material a ser utilizado.

Mães são convocadas para vacinar filhos contra gripe A

A Prefeitura de Parauapebas está convocando todas as mães para lavar os filhos com idade entre 6 meses e 1 ano, 11 meses e 29 dias para receber a vacina contra a gripe H1N1 neste sábado (20), no período das 8 às 17 horas.

O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 5.634 crianças em Parauapebas.

Locais de vacinação
A mães devem levar os filhos às unidades básicas de saúde Cidade Nova (ambulatório do HMP), Rio Verde, Liberdade, Fortaleza, CSMI, Cedere, Palmares I, Palmares II, Altamira, Novo Brasil e Casas Populares.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Ibope: diferença entre Serra e Dilma diminui de 21 para 5 pontos

Brasília - Pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) ao Ibope divulgada nesta quarta-feira (17) sobre as intenções de voto para presidente da República aponta o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), com 35% da preferência do eleitorado, contra 30% da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT). O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) tem 11%. A senadora Marina Silva (PV-AC) aparece com 6%.

A diferença entre o governador e a ministra diminuiu de 21 pontos percentuais, no levantamento anterior, divulgado no início de dezembro, para 5 pontos. Em dezembro, Serra aparecia com 38% das intenções de voto, contra 17% de Dilma Rousseff, 13% de Ciro Gomes e 6% de Marina Silva.

Para o líder da bancada do PT na Câmara, deputado federal Fernando Ferro (PE), o resultado revela a consistência da candidatura de Dilma Rousseff e seu potencial de crescimento. “Mas a pesquisa como tendência não pode ser recebida com ufanismo ou clima de já ganhou. Agora, é lógico que isso anima muito a nossa caminhada, porque mostra uma estabilização ou declínio do adversário e uma ascensão da nossa candidata”, afirmou.

Na avaliação do deputado Ferro, o mais positivo da pesquisa é que ela é sustentada na consulta sobre o governo Lula. “O que percebemos com a pesquisa é que a população brasileira apoia o nosso governo de forma esmagadora. Isso é um dado positivo que se soma a perspectiva de ascendência da nossa candidata”, ressaltou.

Para o líder do PT, é preciso administrar esse crescimento com competência. “Precisamos evitar tumultos nessa área e, sem sombra de dúvida, consolidar a candidatura para que ela inicie a disputa eleitoral em um processo de crescimento e com boas perspectivas de vitória”, acrescentou.

Na análise do deputado José Genoino (PT-SP), vice-líder da bancada, a tendência é essa diferença diminuir e chegar a um empate na próxima pesquisa. Depois, segundo Genoino, Dilma deve ultrapassar Serra. “O nosso caminho está certo. Temos que ser humildes e trabalhar firme. É dessa forma que vamos continuar militantes na pré-campanha 'Dilma Presidente'”, afirmou. (Fonte: Informes PT)

Sábado será dedicado à água no Parque Zoobotânico de Carajás

O Parque Zoobotânico Vale (PZV), em Carajás, município de Parauapebas, realiza uma programação especial para comemorar a Semana da Água, no próximo sábado (20), no período das 9 às 15 horas.

A partir de uma parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e o Museu Paraense Emílio Goeldi, os visitantes serão convidados a refletir sobre o uso sustentável dos recursos hídricos e a responsabilidade de todos nesse processo.

Entre as várias atividades, alunos e professores da Ufra despertarão a consciência ambiental do público, a partir de uma dinâmica bem diferente: o Circuito das Águas. A atividade consiste em um passeio por três ambientes, cada um oferecendo uma experiência complementar. Na Sala Sensorial, por exemplo, os visitantes serão convidados a vendar os olhos e apurar os sentidos, ouvindo sons de cachoeiras, enquanto, relaxados, receberão informações sobre a escassez da água no mundo. De lá, os participantes seguem para a Sala Informativa, onde conhecerão o ciclo da água, técnicas de tratamento e a importância desse recurso para a vida no planeta.

Voluntários Vale também foram convidados para apresentar as boas práticas realizadas no município que contribuem com a preservação ambiental.

Outra atividade transformará o jardim do parque em um rio artificial, que servirá de base para uma ação simbólica de despoluição de sua margem e leito. Para sensibilizar o público de que a água também serve de moradia para vários seres vivos, o orquidário do PZV irá expor peixes, tartarugas e outros habitantes dos rios da região.

Ao final do circuito, os visitantes conhecerão as orquídeas e vão receber informações sobre essas plantas de beleza rara, que dependem de um equilíbrio hídrico muito sensível para sobreviverem.

Educação rima com diversão

Toda a programação do Parque Zoobotânico Vale terá o reforço do Museu Paraense Emílio Goeldi, que levará ao PZV seu Carro da Atitude, uma biblioteca ambulante com um rico acervo de livros sobre meio ambiente, que o público poderá folhear confortavelmente em um espaço para leitura ao ar livre. A equipe do Museu também disponibilizará kits educativos com jogos de temática ambiental que vão divertir e educar pais e filhos. (Fonte: Assessoria de Imprensa da Vale)

Rodada do Máster prossegue neste final de semana

Carlos Campos

Vila Romana pode assumir liderança

Depois de uma rápida parada para prestigiar o jogo festivo em comemoração aos 20 anos do Encontro da Mulher de Parauapebas, entre o combinado local e a seleção de Redenção, no estádio Rosenão, o “Colosso do Liberdade”, em que a seleção parauapebense venceu pelo placar de 9 a 5, o Campeonato Municipal de Máster volta a campo neste final de semana, pela abertura da terceira roda do certame.

A liderança provisória do Crap, com seis pontos, está ameaçada pelo Vila Romana, que também tem o mesmo número de pontos, mas perde no saldo de gols. O Vila pode assumir a liderança, se vencer o União até pelo placar mínimo.

Quem não está muito bem é o Palmeiras, que perdeu o ponto conquistado no último confronto diante do Vila Romana, no tapetão. O time de verde jogou com um atleta irregular e foi punido pelo art. 18 e item 15 do regulamento da competição. Inscrever jogador irregular e assinar súmula, a punição é a perda dos pontos. (Carlos Campos)

Jogos da 3ª rodada
Sábado, 18 horas: Rio Verde x Grêmio
Domingo, 16 horas: Independente x Vulcamec; 18 horas: Vila Romana x União

Palmeiras faz 2 a 1 no Papão

Com direito a "Armeration" na comemoração do segundo gol, o Palmeiras venceu o Paysandu por 2 a 1, na noite desta quarta-feira (17), em Belém, pela Copa do Brasil.

Com a vantagem mínima, o Verdão, que entrou em campo com um time misto, não conseguiu eliminar o jogo de volta, que será disputado no dia 31, no Palestra Itália.

Os gols do Palmeiras foram de Lincoln (12'1º) e Everton (3'2º), enquanto Paysandu descontou com Rangel (25'1º).

quarta-feira, 17 de março de 2010

II Encontro Regional do PR


Recebo, registro e agradeço convite do ex-deputado estadual Cláudio Almeida para o II Encontro Regional do Partido da República (PR), dia 26 de março, em Marabá.

terça-feira, 16 de março de 2010

Preservação de gavião vira livro

Fotos: João Marcos Rosa




Toda a imponência e exuberância da harpia, uma das maiores e mais belas aves de rapina do mundo, está imortalizada, com a publicação, pela Vale, de um livro que traz fotos inéditas sobre essa espécie tão importante para a biodiversidade brasileira.

A obra, que será lançada nesta quarta-feira (17), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília, registra o trabalho de um grupo de pesquisadores que, durante oito meses, monitorou dois ninhos da ave, também conhecida como gavião-real, encontrados no início de 2009 na Floresta Nacional de Carajás, um paraíso de 400 mil hectares de mata tropical primária, em Parauapebas, sudeste do Pará.

As fotos do livro são de João Marcos Rosa e os textos de Frederico Martins, analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela Floresta Nacional de Carajás; Tânia Sanaiotti, pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa); e de Roberto Azeredo, pesquisador e presidente da Sociedade de Pesquisa do Manejo e da Reprodução da Fauna Silvestre (CRAX Brasil).

ICMBio e Inpa são instituições parceiras da Vale no Projeto de Conservação do Gavião-real, que, desde 2008, realiza uma série de ações para ajudar a manter viva a espécie, atualmente na lista da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção (Cites).

Para captar as imagens que ilustram a obra, João Marcos teve que passar dias inteiros com seu equipamento em uma plataforma construída sobre uma castanheira, a 35 metros do solo. Para isso, tinha a assistência de um escalador profissional, que utilizava cordas para possibilitar sua chegada e permanência no topo da árvore. Durante esse período, o fotógrafo precisava ficar camuflado, para que a mãe não percebesse que estava sendo observada e, consequentemente, ameaçada.

O resultado de tamanho esforço registrado em 144 páginas com belas imagens nunca antes registradas, como a fêmea levando a caça para o ninho e os filhotes aprendendo a levantar voo. O livro mostra também a presença do gavião-real em outras partes do Brasil e na Venezuela, e alerta o leitor sobre como a ação humana pode contribuir tanto para a conservação quanto para a extinção da espécie.

Os três mil exemplares impressos serão enviados para os clientes da Vale, divulgando para o mundo todo um dos mais ricos exemplares da fauna brasileira, além de servir como exemplo de como as empresas podem assumir sua responsabilidade com o meio ambiente.

Trabalho em parceria
O Programa de Conservação do Gavião-real nasceu com a descoberta do primeiro ninho, no início do ano passado, na Floresta de Carajás. A Vale garantiu os recursos necessários para as pesquisas e produção do livro, o ICMBio deu o apoio para a Flona se tornar um importante núcleo de estudo da espécie e o Inpa coordenou as atividades de pesquisa.

Os dois ninhos, descobertos no início de 2009, abrigam um filhote de sete e outro de nove meses, idades completadas em janeiro. Construídos a mais de 30 metros de altura - em galhos densos de castanheiras, árvores que figuram entre as maiores da Amazônia - os ninhos medem 1,90 m de comprimento por 2m de largura e 0,90 m de profundidade; aproximadamente o tamanho de uma mesa de jantar com seis lugares.

Monitorar os dois filhotes não foi um trabalho fácil. Os pesquisadores tiveram que passar dias inteiros no solo, com uma luneta, observando o comportamento dos animais, anotando o que eles caçam e trazem para os filhotes. Também foram coletadas penas caídas do ninho, importantes ferramentas para a realização de análise genética.

A descoberta foi motivo de comemoração, já que o crescimento da população é muito baixo - um filhote a cada três anos. (Fonte: Mônica Ferreira)

CPI das crianças e adolescentes desaparecidos vai a Belém

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados que investiga o desaparecimento de crianças e adolescentes no Brasil vai a Belém, onde realiza audiência pública com representantes do governo local, do Poder Judiciário, além de familiares de desaparecidos, nesta terça-feira (16), às 9 horas, na Assembleia Legislativa do Estado do Pará.

Durante a reunião, os integrantes da CPI vão ouvir o secretário de Estado de Segurança Pública do Estado, Geraldo José de Araújo; a presidenta do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Pará, Maria Nazaré Sá de Oliveira; a presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Clélia Clívia Lobato da Silva; e a diretora da Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data) e do Serviço de Identificação e Localização de Crianças e Adolescentes Desaparecidos (Silcad), delegada Maria do Perpétuo Socorro Barata do Amaral Maciel.

A reunião foi proposta pela deputada federal Bel Mesquita (PMDB/PA), presidente da CPI e autora da Lei 12.127/09, que cria o Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Desaparecidos.

Para a parlamentar, a vinda da CPI ao Pará será importante para “dar visibilidade do problema à sociedade”, que, em sua opinião, “vem acontecendo silenciosamente”.

Também vão participar da audiência pública o juiz titular da 1ª Vara da Infância e Juventude, José Maria Teixeira do Rosário; a juíza titular da 2ª Vara da Infância e da Juventude, Odete da Silva Carvalho; o primeiro promotor de Justiça da Promotoria da Infância e da Juventude, Maurício Guerreiro; o procurador-geral do Ministério Público do Estado do Pará, Geraldo de Mendonça Rocha; o delegado de Polícia Civil de Marabá, Newton Brabo de Oliveira; o superintendente Regional de Polícia Civil do Sudeste do Pará, José Casimiro Beltrão; e o delegado da Polícia Civil de Marabá, Victor Diego Ribeiro. (Evelyn Bengtson)

segunda-feira, 15 de março de 2010

PC é vítima de AVC

O blog torce pelo rápido restabelecimento de saúde do cronista e escritor Pedro Cláudio Reis, o popular "PC", que na manhã desta segunda-feira (15) sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e foi encaminhado às pressas, via aérea, para receber tratamento especializado em Belém.
PC faz parte da atual diretoria da Associação de Imprensa e Comunicação de Parauapebas (Aicop), é membro da Academia de Letras do Sul e Sudeste do Pará e cronista deste blog.


Nota pública

Nenhuma tolerância à violência contra as mulheres!

São muitos os tipos de violência que nós, mulheres, sofremos cotidianamente: econômica, física, sexual, psicológica, moral e institucional.

Todas as mulheres, independente de onde moram, sua cor ou classe social, sofrem este absurdo.

Nós, mulheres de Parauapebas participantes do 20º Encontro da Mulher, queremos denunciar os femicídios, os estupros, as agressões e os xingamentos. Toda sorte de violência que busca impedir a autonomia das mulheres sobre seus corpos e suas vidas deve ser combatida. A exclusão das mulheres dos espaços públicos deve ser superada.

Nesse sentido, queremos manifestar nosso completo repúdio à violência cometida por um policial militar do Grupamento Tático do município de Parauapebas, que no último dia 14 de março ofendeu e agrediu fisicamente uma mulher menor de idade num espaço público, na presença de várias mulheres. Afirmamos que nenhuma violência contra as mulheres contará com nossa tolerância.

Infelizmente, o combate à desigualdade de gênero não conta com o compromisso verdadeiro da maioria dos companheiros. Não podemos compreender a superação desta sociedade machista, homofóbica, racista e desigual sem que as mulheres estejam livres da exploração, do confinamento ao trabalho e ao ambiente doméstico, livres da violência. A violência cometida contra a mulher infelizmente é frequente, mas insuficiente para calar nossa voz.

Acreditamos que o combate ao machismo deve se dar em todas as esferas de nossas vidas, dentro de nossas casas, em nossos trabalhos, nos relacionamentos e em onde estivermos. Só com nossa organização e luta é possível construir outro mundo.

Parauapebas, 15 de março de 2010

Organizadoras do 20º Encontro da Mulher em Parauapebas

Nota de repúdio

A Secretaria Municipal da Mulher, por meio de sua titular, Joelma Leite, vem a público repudiar a atitude de um policial militar do Grupo Tático, na madrugada do último domingo (14), durante o final do Encontro da Mulher. O mesmo agrediu fisicamente uma moça que, no calor da emoção, pedia para subir ao palco, pois era fã do grupo que fazia o show de encerramento do evento.

A Secretaria da Mulher, órgão que trabalha com ênfase no combate à violência contra a mulher, de forma alguma tolera essa atitude de um servidor público que estava ali justamente para proteger a integridade física dos presentes.

Acredito no trabalho sério que a Polícia Militar presta em nosso município, e tenho certeza que a corporação não compartilha da mesma atitude desse policial, que talvez não mereça estar junto dos outros.

Tivemos uma festa maravilhosa que, infelizmente, teve um desfecho jamais esperado por todas nós. Daremos total apoio à mulher agredida e quero ressaltar que são situações como estas que nos movem para que continuemos nosso trabalho de enfrentamento à violência contra a mulher. Esse policial teve uma atitude atroz e descabida e certamente terá a punição que merece.

Joelma Leite
Secretária da Mulher

Nat da primeira-dama do município

Fotos: Waldyr Silva






A primeira-dama do município de Parauapebas, dona Maria Odilza Lermen, acompanhada do marido, o prefeito Darci José Lermen, e do filho Thiago, recebeu neste domingo (14), na chácara do casal, zona rural, dezenas de amigos, por conta do aniversário dela.

Entre os presentes, o vice-prefeito Afonso Araújo; secretários municipais Antonio Neto (Habitação), Luiz Vieira (Administração), João Fontana (Obras), Hernandes Margalho (Fazenda), Joelma Leite (Mulher), Alexandre Magno (Ascom) e José Coutinho (Gabinete); vereadores Euzébio Rodrigues, Odilon Rocha, Francisângela Resende, Raimundo Vasconcelos, José Adelson e Wolner Wagner; entre outros convidados.

No cardápio, pernil de leitão, churrasco bovino, sarapatel, feijoada, cupim assado e outras iguarias. Os convidados foram recepcionados no lado externo da residência do casal, sob frondosas árvores.

domingo, 14 de março de 2010

Paysandu aplica 4 a 2 no Remo

O Paysandu venceu o Clube do Remo com o placar de 4 a 2 agora há pouco, em Belém, gols marcados por Didi (aos 17 e aos 40 minutos do primeiro tempo) e Moisés (aos 34 do primeiro e aos 44 do segundo tempo), enquanto o Remo descontou com Marciano (aos 44 do primeiro) e Heliton (aos 8 minutos do segundo tempo).

No jogo do próximo domingo (21), o Paysandu pode perder por até um gol de diferença para ser campeão do primeiro turno.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Prefeitura de Parauapebas divulga resultado final de concurso público

A Prefeitura de Parauapebas divulgou nesta sexta-feira (12), em seu site oficial, a relação dos candidatos de ensino superior aprovados em recente concurso público da prefeitura.

Confira abaixo a lista dos aprovados em seus respectivos cargos e a ordem de classificação:

ADMINISTRADOR
1 Amarildo Pereira de Souza (4º)
2 Angélica Souza Nunes (2º)
3 Frank Ayahiko Nakai - pcd (20º)
4 Joabe Jeronimo da Luz (1º)
5 Simone Moreira dos Santos (3º)

ANALISTA AMBIENTAL
1 Érico José Petroli (2º)
2 Isley Silva Ferreira (5º)
3 Marcus Vinicius Brito Nascimento (1º)
4 Murilo Figueira Neves (4º)
5 Wellian Moreira dos Santos (3º)

ANALISTA DE SISTEMAS
1 Eliene de Nazaré Nascimento Paixão (4º)
2 Ericson Sarmento Costa (2º)
3 Helivan Araújo Lopes (1º)
4 Paulo Araújo Soares Júnior (6º)
5 Solimar Silva E Silva (3º)
6 Vinicius Prado da Fonseca (5º)

ARQUITETO
1 Paulo Antonio Oliveira Padilha (1º)

ASSISTENTE SOCIAL
1 Célia Cirqueira da Silva (9º)
2 Edna de Souza Andrade (7º)
3 Flávia Guilhermina Gil e Silva (10º)
4 Gabriela Correa Benguigui (8º)
5 Izabel Cristina dos Santos Reis (5º)
6 Jane Martins Araújo (12º)
7 Leonora da Silva Ferreira (4º)
8 Marilene Silva dos Santos (6º)
9 Marinice Pureza Gomes (3º)
10 Mônica Regina Mendes Vasconcelos (2º)
11 Rejane Pimentel de Almeida 129.00 1
12 Tânia Cristina dos Santos Guimarães (11º)

BIOMÉDICO
1 Antonio Nilton Sousa Matos (1º)
2 Dawison Fernando Machado Barcelos (2º)
3 Fábio André Campos Baia (3º)

CONTADOR
1 Alex Oliveira Pereira (2º)
2 Fabiana Soares Lima (1º)
3 Leandro Alberto Alves de Lima (3º)

ECONOMISTA
1 Naira Coimbra Porto (1º)
2 Rômulo Pinho Barros (2º)

ENFERMEIRO
1 Allan Kardec Lima Brandão (8º)
2 Anna Carla Talita Tomaz de Sousa e Silva (26º)
3 Camila de Lima Boareto (15º)
4 Cleice Rosani Azevedo dos Reis (3º)
5 Cleonice Maria Santos Mota (31º)
6 Danilo Alves Aquino (35º)
7 Deyse Cristine dos Santos Costa (4º)
8 Emilaine Cunha Moreira da Cruz (36º)
9 Fabiana Nunes Sousa (29º)
10 Fábio Ribeiro da Cunha (28º)
11 Franciane de Jesus Maués Rodrigues (21º)
12 Gelzineth da Silva Lima (11º)
13 Kelly Santos Silva (24º)
14 Luma Viana da Mota (2º)
15 Mailse Gleiser Sousa de Azevedo (30º)
16 Maria Daniela de Souza Noleto (25º)
17 Marlyne Mendes de Albuquerque (1º)
18 Milka Régia Sousa Lopes (14º)
19 Mirelly da Silva Rosado (17º)
20 Naira Gabriella Teixeira Milhomem Marinho (20º)
21 Natália Francis de Oliveira Martins (19º)
22 Nicolly Mathias Ferreira (6º)
23 Plínio Felipe Martins Brito (34º)
24 Poliana Livramento Sousa (22º)
25 Polliana Tereza da Silva Vieira (10º)
26 Ranielson Cruz Lobato 103.50 7
27 Raquel Rodrigues dos Santos (13º)
28 Ronaldo Silva Ribeiro (23º)
29 Rosário de Maria Rocha Almeida (5º)
30 Said Antonio Trabulsi Sobrinho (32º)
31 Samara Fernandes Ribeiro (18º)
32 Talyta Samara Brito de Castro (9º)
33 Tania Greicy Quirino Alves dos Santos (16º)
34 Thabata Michelli dos Santos Morais (27º)
35 Trycia Coelho Costa (33º)
36 Valério José Correia Neto (12º)

ENGENHEIRO AGRÔNOMO
1 Ana Paula de Oliveira Almeida (3º)
2 Asemar Carlos da Costa Cunha (1º)
3 Diorcélio Ribeiro de Sousa (2º)

ENGENHEIRO CIVIL
1 Manoel André Ferreira Fulco (2º)
2 Oscarino Oliveira Rodrigues (1º)

FARMACÊUTICO-BIOQUÍMICO
1 Alex Brito Souza (1º)
2 Ananka Midori Kubota (4º)
3 Marcus Vinicius Mourão (2º)
4 Sarah Raphaella Rocha de Azevedo Scalercio (3º)

FISIOTERAPEUTA
1 Carlise Tillvitz (2º)
2 Eugismara Melo da Silva (1º)

FONOAUDIÓLOGO
1 Aline Nery Gama (2º)
2 Leila Maria dos Santos Veloso (1º)

JORNALISTA
1 Diego Pajeú dos Santos (1º)
2 Luzia de Sousa (2º)

MÉDICO - ESPECIALIDADE EM UROLOGIA
1 Francisco Cordeiro Leite Segundo (1º)

MÉDICO - ESPECIALIDADE EM CARDIOLOGIA
1 Vitor Macedo Soares (1º)

MÉDICO - ESPECIALIDADE EM CIRURGIA
1 Maurício Roberto Ribeiro Guimarães (1º)

MÉDICO - ESPECIALIDADE EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA
1 Carlos Osário Lacerda (3º)
2 Celso Gonçalves do Vale Filho (1º)
3 Hilomi Seguchi Chaves (2º)

MÉDICO - ESPECIALIDADE EM NEFROLOGIA
1 Verônica de Jesus Rodrigues Cardozo Costa (1º)

MÉDICO - ESPECIALIDADE EM PEDIATRIA
1 Débora Martins Leão (1º)
2 Guilherme Vernaschi Steinmetz (2º)
3 Kátia Edilene Miranda Soares (3º)

MÉDICO CLÍNICO GERAL
1 Alan Ubirajara Ferreira de Oliveira (13º)
2 Ana Paula Pacheco Lamego (10º)
3 Bruna Mara Martins Lima (3º)
4 Carlos Humberto Rocha Alves de Araújo (11º)
5 Cristiane Arakaki (12º)
6 Daniela Arakaki (7º)
7 Devaldo Rodrigues dos Santos (8º)
8 Eline Correa Bandeira (2º)
9 Gisele de Cássia Alcântara da Cunha Queiroz (4º)
10 Marcus Vinicius Moraes Lages (1º)
11 Rafael Andrade de Melo (9º)
12 Tiago Moreira de Souza (5º)
13 Wilson Zielak Júnior (6º)

MÉDICO VETERINÁRIO
1 Maurício Ferreira da Silva Júnior (1º)
2 Wagner Marcelo Sousa Vinhote (2º)

NUTRICIONISTA
1 Aldenora de Oliveira Fernandes (1º)
2 Ercilia Oliveira de Carvalho (4º)
3 Josiana Kely Rodrigues Moreira (2º)
4 Suzane da Costa Siqueira (3º)

ODONTÓLOGO
1 Douglas Oliveira Andrade (3º)
2 Gustavo Peres Rodovalho (7º)
3 Helenice Silva Valente (8º)
4 Márcio Sousa Peixoto (4º)
5 Maria Fabíola Fernandes da Silva (1º)
6 Michelle Carvalho de Abreu (6º)
7 Rosana Maria dos Santos Rocha (5º)
8 Thayane Ferreira Rocha (2º)

PROCURADOR DO MUNICÍPIO
1 Hugo Leonardo Abas Frazão (1º)
2 Hugo Moreira Moutinho (5º)
3 Kenia Tavares de Oliveira (2º)
4 Roberta Nathalie Rego Amaral Pereira (4º)
5 Thiago Carvalho de Pinho (3º)

PSICÓLOGO
1 Alciane de Lima Silva (4º)
2 Alessandra Almeida Macedo Silveira (6º)
3 Daniela Arede Coelho (3º)
4 Fabiano Marinho Dias (2º)
5 Feliciana Ueyama (7º)
6 Jeisiane dos Santos Lima (1º)
7 Mayara Barbosa Sindeaux Lima (5º)
8 Sara Giusti Abreu (8º)

SOCIÓLOGO
1 Suely Guilherme de Souza Vieira (1º)

TECNÓLOGO EM SAÚDE PÚBLICA
1 Alyne Maria Leal Trindade (3º)
2 Ana Lúcia de Sousa Silva (4º)
3 Hingrid Gaia Velasco Leão (1º)
4 Maquivalda Aguiar Barros (2º)

ZOOTECNISTA
1 Acaina Kiss da Silva Elias (2º)
2 Allyne da Silva Moreira (3º)
3 Fernando Barbosa Tavares (1º)
4 José Cláudio de Sousa Tavares (4º)

Deu no blog do Patrick Roberto

Os principais jornais do país e sites de notícias, a exemplo do que já acontece na Europa, abrem espaço para comentários das reportagens nos websites, logo abaixo dos textos dos jornalistas. Não faltam comentários sarcásticos, bem humorados e, às vezes, maldosos em relação aos assuntos reportados.

Pudera. Trata-se de um espaço de livre expressão, onde o leitor, de forma apaixonada – quase sempre -, manda ver na sua opinião sobre o tema. Outro dia, lembro bem, em reportagem que tratava sobre a ideia de se indicar o casal Calypso, Joelma e Chimbinha, ao prêmio Nobel da Paz, um leitor de um grande jornal de circulação nacional emendou: “Sendo assim, vou indicar também o tio Zé, meu vizinho, o Jader Barbalho, o Simão Jatene e o Duciomar Costa. Tá bagunçado!”.

A tecnologia na web tem avançado no sentido da interação. Cada vez torna-se mais urgente e necessária a participação do internauta, opinando ou dando notas nas reportagens postadas em sites. É a informação jornalística incorporando o que já é feito nos blogs.

Realizar o controle dessa participação do internauta não é fácil. Sites como o do Estadão (Jornal Estado de São Paulo), por exemplo, tentam agir com rigidez por meio do programa “Responsabilidade Online”.

O jornal é bem claro nas regras para os internautas: “Os blogs do Estadao.com.br incentivam o debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo: insulto, difamação, manifestações de ódio e preconceito”, e completa com mais rigor: “São um espaço para a troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados: ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia e perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento”.
Tá dado o exemplo. O importante é comentar, interagir, mas nada de baixaria na web.

Tribunal de Justiça analisa reivindicações de advogados

Belém - O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJE), desembargador Rômulo Nunes, se reuniu na manhã desta sexta-feira (12), na sede do TJE, com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (Seção Pará), Jarbas Vasconcelos, para discutir o cumprimento de uma resolução que obriga juízes a fixar residência na comarca em que trabalha e o pedido da OAB para que advogados não sejam revistados nas entradas dos fóruns.

A OAB também pretendia discutir com o presidente do TJE a produtividade dos juízes, no entanto, o assunto foi retirado de pauta, já que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ainda vai divulgar dados sobre o cumprimento das metas de 2010.

Mesmo assim, Rômulo Nunes fez questão de esclarecer que, logo que tomou conhecimento dos resultados da operação de fiscalização do trabalho dos juizes no interior do estado, desencadeada pela OAB, no último dia 22 de fevereiro, pediu providências às corregedorias do Tribunal que, por sua vez, encaminharam ofício à OAB pedindo os nomes dos juízes faltosos.

A OAB, entretanto, informou que não vai divulgar os nomes dos magistrados, para evitar constrangimentos e o cometimento de eventuais injustiças.

Sobre o acesso dos advogados às dependências do Poder Judiciário, o presidente informou que serão realizados estudos técnicos e financeiros que permitam viabilizar e implantar, nos fóruns cível e criminal, os 'arcos de segurança', como os que já existem em tribunais superiores e aeroportos.

Para o desembargador, o encontro teve resultado positivo, pois "a paz foi selada e essa questão com a OAB foi superada", afirmou.

O presidente da OAB compartilhou do mesmo entendimento. "Pela parte da OAB, as diferenças estão superadas. Saímos daqui com uma resposta muito positiva", completou Jarbas Vasconcelos. (Fonte: Ascom do TJE)

quarta-feira, 10 de março de 2010

Remo aplica 4 a 1 em São Mateus

No jogo de volta, o Clube do Remo aplicou agora há pouco a goleada de 4 a 1, de virada, na equipe de São Mateus (ES), no estádio Baenão, em Belém, em partida válida pela Copa do Brasil.

Os quatro gols do Remo foram assinalados por Marciano (aos 17 minutos do 1° tempo e aos 43 do 2°), Heliton (aos 44"1°) e por Vélber (aos 3'2° tempo), enquanto Bombom descontou para o São Mateus, aos 6 minutos do primeiro tempo.

Com esse resultado, o Clube do Remo vai enfrentar o forte time do Santos (SP).

Expo “Mulher! Música! Marabá!”



De 9 a 31 de março, a Fundação Casa da Cultura de Marabá apresenta a exposição “MULHER! MÚSICA! MARABÁ!”, uma singela homenagem às mulheres e ao universo feminino.

Promovida pela Pinacoteca Municipal Pedro Morbach, juntamente com o Arquivo Público Manoel Domingues e seu acervo fonográfico, a mostra de discos em vinil reúne 26 obras selecionadas dentre célebres representantes da música popular brasileira que marcaram as décadas de 60 a 80 em seus vários gêneros, como Alcione, Elis Regina, Fafá de Belém, Gal Costa, Maria Bethânia, Perla, Simone, Joana, Jovelina Pérola Negra, Leila Pinheiro, Beth Carvalho, Clara Nunes, Baby Consuelo, Rita Lee, Elba Ramalho, Amelinha, Diana, Vanusa, Sandra de Sá, Roberta Miranda, Kátia, Ângela Maria, Marina Lima e Gretchen.

Utilizando também o acervo do setor de Antropologia, a exposição exibe ao público uma radiola, destacando o valor histórico e influência desse aparelho na sociedade brasileira. Com isso, possibilita aos visitantes ótimas experiências: aos que pertenceram a essa brilhante época, uma boa oportunidade de reviver saudosos momentos; ao público jovem e tão cercado de modernidade, a chance de conhecer de perto o significado de como era bom ouvir música nos encantadores e famosos toca-discos.

Justa homenagem e prestígio aos encantos do universo feminino eternizado em músicas de célebres intérpretes da MPB de qualidade. (Fonte: Fundação Casa da Cultura de Marabá)

terça-feira, 9 de março de 2010

Agenda da Câmara dos Deputados

QUARTA-FEIRA (10)

9h30
- Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural - Eleição do 3º vice-presidente, no Plenário 6
- Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público - Votação de projetos e requerimentos, no Plenário 12
- Comissão de Seguridade Social e Família - Votação de projetos e requerimentos, no Plenário 7
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio - Eleição de vice-presidentes e votação de projetos e requerimentos, no Plenário 5

10 horas
- Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania - Votações de projetos e requerimentos, no Plenário 1
- Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional - Eleição de vice-presidentes e votação de projetos e requerimentos, no Plenário 3
- Comissão de Finanças e Tributação - Eleição dos 2º e 3º vice-presidentes, Plenário 4
- Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática - Votação de projetos e requerimentos, no Plenário 13
- Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Votação de projetos e requerimentos, no Plenário 2
- Comissão de Minas e Energia - Eleição de vice-presidentes e votação de projetos e requerimentos, no Plenário 14
- Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional - Votação de projetos e requerimentos, no Plenário 15
- Comissão de Defesa do Consumidor - Votação de projetos e requerimentos, no Plenário 8
- Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural - Votação de projetos e requerimentos, no Plenário 6

10h30
-Comissão de Finanças e Tributação - Votação de projetos e requerimentos, no Plenário 4

14 horas
- Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio - Audiência pública sobre as perspectivas energéticas da indústria brasileira no cenário de crise comercial. Foram convidados o diretor-geral da Aneel, Nelson Hubner; o presidente da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres, Ricardo Lima; e o presidente do Conselho de Administração do Grupo Gerdau, Jorge Gerdau, em Plenário a definir
- Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado - Votação de projetos e requerimentos, no Plenário 6

14h30
- Comissão Especial da Lei da Anistia - Reunião para elaborar a síntese de documento encaminhado pela Advocacia-Geral da União; debate com representantes de entidades; e apresentação de sugestões que irão subsidiar o relatório da comissão, no Plenário 14
- Comissão Especial do Transporte Coletivo Urbano - Apresentação do parecer da relatora , deputada Angela Amin (PP-SC), em Plenário a definir
- Comissão Especial do Sistema Nacional de Cultura - Eleição de vice-presidentes e votação de requerimentos, em Plenário a definir
- Comissão Especial de Execução Administrativa da Dívida Ativa - Eleição de vice-presidentes, definição do roteiro de trabalho e votação de requerimentos, no Plenário 13

16 horas
- Votações em Plenário - Eleição de membros do Conselho Nacional de Justiça e propostas remanescentes do dia anterior, no Plenário Ulysses Guimarães

I Noite Cultural da AMT



Marcada para as 20 horas desta quarta-feira (10), no auditório da Câmara Municipal, a I Noite Cultural da Ação da Mulher Trabalhista (AMT), em homenagem às mulheres de Parauapebas.

Durante o evento, haverá apresentação do Coral Municipal, show gospel, cantores da terra, exposição de bordados, pintura, crochê e diversos artesanatos.




Cafofo Rock Bar em novo endereço


IBGE oferece 130 vagas para recenseadores em Parauapebas

Encontram-se abertas inscrições nas agências dos Correios e na internet para 130 vagas de recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As inscrições para candidatos de Parauapebas devem ser feitas até o dia 19 de março na agência mais próxima dos Correios e até o dia 4 de abril na internet (cesgranrio.org.br), mediante pagamento de taxa no valor de 18 reais.

O processo seletivo simplificado é destinado a selecionar candidatos para contratação temporária de pessoal para a realização do Censo Demográfico 2010, com vistas a garantir a realização de todas as atividades da operação censitária de 2010.

Sespa presta esclarecimento sobre vacinas contra gripe Influenza

Belém - A gripe por Influenza A (H1N1) tem sua transmissão potencializada, com maior intensidade, neste período, em decorrência da frequência das chuvas e tendência à aglomeração, como vem sendo alertado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

De 2 de janeiro e 3 de março, foram notificados no Estado do Pará 119 casos, com 53 confirmados e destes 8 evoluíram a óbito. Dos casos confirmados, 17 ocorreram em gestantes.

Com base no aumento da incidência e letalidade observadas no período, a Sespa decidiu, além da implementação das outras medidas de controle da gripe H1N1 (gripe pandêmica), alterar o cronograma nacional de vacinação contra a Influenza A, priorizando nove municípios onde os casos foram confirmados.

O período de vacinação dos trabalhadores de saúde e gestantes foi antecipado para o período de 3 a 13 de março, ficando sob a responsabilidade de cada gestor municipal, em acordo com a Sespa, a definição das estratégias para a vacinação desses dois grupos específicos.

Para a realização da vacinação desses grupos etários, nos municípios, foram liberados pela Sespa os seguintes quantitativos de vacinas: 12.780 doses para Ananideua, 27.990 para Belém, 1.330 para Benevides; 3.265 para Bragança; 5.100 para Cametá, 4.280 para Castanhal, 2.860 para Marituba, 4.677 para Parauapebas e mil doses para São Domingos do Capim.

Vale ressaltar que as vacinas aplicadas nos profissionais de saúde vacinados na Santa Casa de Misericórdia do Pará (2.500), Hospital Metropolitano (1.400), Hospital Abelardo Santos (560), Hospital Gaspar Vianna (1.500) e Hospital Ophir Loyola (2.500) não foram debitados do total de vacinas anteriormente programadas para atender os profissionais de saúde da capital.

Após a liberação, pela Sespa, das vacinas para as secretarias municipais de Saúde, fica a cargo das mesmas a distribuição nas unidades de saúde de sua jurisdição, assim como a elaboração de estratégias para vacinar os grupos prioritários, cabendo à Sespa, quando solicitada, dar apoio necessário aos municípios que encontrem qualquer dificuldade em vacinar sua população. (Fonte: Agência Pará)

Pro buraco...


segunda-feira, 8 de março de 2010

Damas de ferro das minas Carajás


Núbia (D) e sua equipe


Milleny coloca o fora-de-estrada na "palma da mão"

Quando chegou a Parauapebas, na década de 80, Maria Aparecida Ueoka tinha 21 anos e muitas esperanças na bagagem. Técnica em Química, a então estagiária tinha pela frente um duplo desafio: vencer o preconceito - era uma das raras mulheres no imenso canteiro de obras chamado Complexo Minerador de Carajás - e ser forte como o ferro para seguir em frente na carreira e ajudar a construir a maior mina a céu aberto do mundo.

Naquela época, Parauapebas era uma vila de Marabá e mesmo para a jovem que tinha deixado sua cidade natal, Itabira, cidade igualmente interiorana, a adaptação não seria fácil. "Não havia opções de lazer, a energia elétrica era fraca e as estradas precárias. Era difícil chegar as coisas mais básicas como roupas e alimentos. Mesmo no trabalho, tudo era mais difícil. Os carros que circulavam nas minas eram fusquinhas brancos, e tudo era feito à mão ou datilografado. Computador era artigo de luxo. Nem de longe tínhamos toda essa tecnologia de hoje. Não consigo imaginar este lugar funcionando sem a nossa presença. Ponderamos mais e deixamos tudo organizado", recorda, sem esconder o saudosismo e o orgulho de ser uma das damas de ferro que escreveram a história das minas de Carajás.

Se para a técnica em Química Maria Aparecida ser forte era condição para resistir ao hostil ambiente amazônico, para a paraense Milleny Cristina Silva é necessário nervos de aço. Afinal, trocar a vida como decoradora de festas para se tornar uma das poucas mulheres a conduzir veículos de mais de 240 toneladas exige uma forcinha extra. Embora esteja há menos tempo em Carajás - ela chegou de Belém faz quatro anos -, ela fala com a empolgação peculiar dos condutores de caminhão fora-de-estrada sem perder a feminilidade.

"Fiquei encantada, tanto que coloquei na cabeça que um dia iria operar um desses veículos. Temos muito mais capricho para deixar o caminhão sempre limpinho e cheiroso, coisa que nem todo homem faz", gaba-se.

O lado mulher de Milleny não está somente na cabine dos fora-de-estrada que ela opera, tampouco seu lado mãe. Quando não está conduzindo 240 toneladas de minério de ferro em cada viagem, está cuidando da filha de sete anos e do marido.

"Nem sei como consigo tempo para tudo, pois ainda faço um curso técnico de mineração e já me matriculei no curso de segurança do trabalho", conta ela, que ainda sonha em cursar faculdade de Engenharia de Minas.

Futuro e currículo na mão
Se as mulheres marcam forte presença no passado e no presente de Carajás, é no futuro que se encontram as maiores apostas. Para a paraense Núbia Mapa, que entrou na Vale como estagiária, esse futuro já chegou, pois cargos estratégicos dentro da empresa estão sendo ocupados pelo time do batom. Núbia, que acabou de ser promovida a gerente de Gestão e Qualidade, marca mais uma página na história de Carajás, assumindo um posto nunca antes ocupado por uma mulher em 25 anos de operação das minas.

"Atribuo estas oportunidades ao fato de hoje corrermos mais atrás da nossa qualificação e do nosso espaço. O conhecimento nunca é demais; ampliei meu currículo por meio de cursos de graduação e pós-graduação e no momento estou iniciando uma nova etapa na minha formação em um curso de graduação em Engenharia Ambiental", empolga-se Núbia com sua receita especial de sucesso profissional e pessoal. (Assessoria de Imprensa da Vale)

Agenda da Câmara dos Deputados

TERÇA-FEIRA (9)

10 horas
Congresso Nacional - Sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e entrega do diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, no Plenário do Senado

11 horas
Bancada Feminina - Abertura da exposição "A representação feminina na Câmara dos Deputados", comemorativa ao Dia Internacional da Mulher, no corredor de acesso ao Plenário Ulysses Guimarães

14 horas
Comissão Especial das Lan Houses - Audiência pública e votação de requerimentos. Foram convidados, entre outros, o gerente do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação do Comitê Gestor da Internet no Brasil, Alexandre Barbosa; e o presidente da Fundação Padre Anchieta do Centro Paulista de Rádio e TV Educativas, Paulo Markum, no Plenário 8

14h30
Comissão Especial sobre Normas Gerais de Contratos de Seguro Privado - Audiência pública com o autor do PL 3555/04, deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), no Plenário 7

14h30
Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania - Votação de projetos e requerimentos, no Plenário 1

15 horas
Comissão Especial do Tempo Integral nas Escolas - Audiência pública com o autor da PEC 134/07, deputado Alceni Guerra (DEM-PR), no Plenário 13

16 horas
Votações em Plenário - O projeto sobre o regime de partilha e a distribuição de royalties do petróleo do pré-sal (5938/09) e os destaques à PEC 446/09, que estabelece o piso salarial dos policiais e bombeiros dos estados, são os destaques da pauta do Plenário. Na Semana da Mulher, também está pautada a PEC 590/06, da deputada Luiza Erundina (PSB-SP), que garante a presença de pelo menos uma mulher nas mesas diretoras da Câmara e do Senado e nas comissões, no Plenário Ulysses Guimarães

18 horas
Comissão de Turismo e Desporto - Entrega de relatório sobre o 11º Congresso Brasileiro da Atividade Turística, no Salão Nobre.

João Galvão é mantido no comando do Águia de Marabá

Fotos: Bira Ramos

Técnico João Galvão não vai jogar a toalha


Jales (E) já iniciou os treinamentos

Marabá - Numa reunião realizada na tarde deste domingo (7), com a participação da diretoria, patrocinadores e convidados, a diretoria do Águia de Marabá resolveu manter o diretor de futebol João Galvão como treinador da equipe, até o final do Campeonato Paraense deste ano. No entanto, a permanência do técnico no cargo, após o Parazão, vai depender dos resultados da equipe no returno do certame paraense.

Árbitro da Fifa – Na mesma reunião ficou definido que todos os jogos do Azulão do Norte no segundo turno do paraense serão apitados por árbitros vinculados ao quadro da Fifa, para evitar as falhas corriqueiras que estão sendo cometidas pelos árbitros paraenses, e curiosamente, sempre beneficiando outras equipes, principalmente os times grandes da capital.

A vinda desses árbitros vai onerar as despesas do time aguiano na competição, mas a medida foi aprovada pela diretoria do time, que já cansou de ver o time azulino ser prejudicado, inclusive dentro do Zinho Oliveira, onde o Águia joga no dia 23 contra o Cametá, cuja partida seria na cidade do adversário.

Prestação de contas – Ainda na reunião, foi realizada e aprovada a prestação de contas do time aguiano por unanimidade pela diretoria e conselho fiscal.

Nesta segunda-feira (8), o time realizou treino físico no campo do Sesi, sob o comando do fisicultor Roberto Ramalho, que promete deixar o time na “ponta dos cascos” para a estreia no segundo turno do Parazão.

Os jogadores Ari (zagueiro) e Jales (atacante) estão ultimando os trabalhos físicos e nesta semana já devem realizar trabalho com bola, visando conquistar uma vaga no time titular do Águia.

Por seu turno, o meia Gustavo e o atacante Samuel Lopes já estão voltando aos treinos, após ambos terem se contundido na coxa. (Bira Ramos)