quinta-feira, 31 de julho de 2008

Juíza eleitoral indefere pedido de reunião com imprensa

A juíza Eline Salgado Vieira, titular da 75ª Zona Eleitoral, indeferiu verbalmente na manhã desta quinta-feira (31) pedido de reunião com repórteres, editores e diretores de jornais de Parauapebas.

O pedido, solicitado por meio de ofício pela diretoria da Associação de Imprensa e Comunicação de Parauapebas (Aicop), tinha como objetivo ouvir da magistrada orientações a cerca dos direitos e deveres dos jornais impressos com relação a veiculação de informações com candidatos nestas eleições.

De acordo com a secretária da juíza, Eline Vieira não podia atender a imprensa em virtude do acúmulo de serviços na zona eleitoral, que abrange inclusive o município de Canaã dos Carajás.

Por sua vez, a auxiliar da juíza informou ao presidente da Aicop, Waldyr Silva, que os jornais, como qualquer cidadão, têm toda liberdade de buscar informações sobre estas eleições no site oficial do Tribunal Superior Eleitoral.

Segundo ainda a servidora pública, num momento oportuno a titular da 75ª Zona Eleitoral convocará todos os veículos de comunicação de Parauapebas e de Canaã dos Carajás para prestar orientações sobre a legislação eleitoral vigente.

5 comentários:

Anônimo disse...

ELEIÇÃO

Impugnada


O primeiro julgamento de pedido de registro de candidatura para prefeito de Parauapebas foi julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o resultado não foi nada agradável. Não para Bel Mesquista (PMDB), candidata à prefeita da coligação 'Para o bem de Parauapebas'. Ela foi impugnada na mais alta instância da Justiça Eleitoral e a notícia já provoca uma série de rumores sobre o rumo da disputa em uma das cidades com maior PIB do Estado e vultosas somas de recursos para administração municipal oriundos dos roaylties minerais.

Edição:Ano LXII - nº 32.192
Repórter 70
Edição de 31/07/2008
O liberal

Anônimo disse...

Caro Valdir,
Na última edição do jornal Correio do Pará, veiculamos como matéria de capa a notícia que a candidata a prefeita do município de Parauapebas Isabel Mesquita, teria tido sua candidatura impugnada. A informação que publicamos foi totalmente colhida no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Por conta da matéria, a Juíza da 75ª Zona Eleitoral de Parauapebas, Eline Salgado Vieira, através de uma mandado judicial, ordenou de imediato o recolhimento de todos os jornais que haviam sido distribuídos e proibindo, sob pena de multa, a distribuição dos jornais na cidade. Entretanto, a Juíza não deu nenhuma justificativa para tal ato. O jornal Correio do Pará por entender que decisões judiciais devem ser cumpridas, fez exatamente o que foi pedido pela Juiza Eline. O que nos surpreendeu durante o fechamento desta edição, foi que outro meio de comunicação também veiculou uma nota a respeito da impugnação da candidatura de Isabel Mesquita.
O jornal O Liberal, Ano LXII - nº32.192 na edição do dia 31 de julho de 2008, na coluna Repórter 70, publicou a nota “Impugnada”, com o seguinte teor: “O primeiro julgamento de pedido de registro de candidatura para prefeito de Parauapebas foi julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o resultado não foi nada agradável. Não para Bel Mesquita (PMDB), candidata à prefeita na coligação ‘Para o bem de Parauapebas’. Ela foi impugnada na mais alta instância da Justiça Eleitoral e a notícia já provoca uma série de rumores sobre o rumo da disputa em uma das cidades com o maior PIB do Estado e vultosas somas de recursos para a administração municipal oriundos dos roayties minerais”.
O Correio do Pará quer saber: será que o pedido de recolhimento dos jornais também se estenderá ao O Liberal com tiragem aproximada de 50.000 jornais? Ou a justiça brasileira mostrará que tem dois pesos e duas medidas? Esperamos que as decisões judiciais sejam igualmente aplicadas a todos!
A Constituição Federal é uma só, tanto quanto a isonomia, onde todos somos iguais, quanto a liberdade de imprensa.

Flávio Sacramento
Diretor presidente do Jornal Correio do Pará

Anônimo disse...

Tambem Valdir com esses jornais que tem aqui em Parauapebas, com que moral os donos de jornais vao ter para serem recebidos por ela ?

Anônimo disse...

SR Flávio por todos os sacramentos ,eu gostaria de saber porque o jornal correio do para não divulgou a matéria sobre o indeferimento do registro de candidatura da coligação sem rumo certo¨, pelo que eu entendo a notícia tem que se imparcial,voce coloca uma tarja no rosto de uma Deputada Federal,tentando esconder um fato que preocupa o seu irmão e vários outros candidatos,que pela imcompetencia dos advogados não tem os seus registro deferidos.

Anônimo disse...

Me deixa P da vida,é saber que esta imprensa que serve aos interesses do Darci e a seus propios interesses,´so colocou no jornaleco o que lhes convinha,o que eu gostaria de saber é: porque não colocaram no jornal,o não deferimento da candidatura da coligação Rumo Inserto, será que é para não contar que seu irmão não é mais candidato? e os outros tambem? Coitados!Eta advogadozinho incompetente! e voce, ganhou quanto para não noticiar que o pt não concorre as eleiçôes de 2008?