segunda-feira, 21 de julho de 2008

Ibope: pesquisa em Belém revela empate técnico

A primeira pesquisa de intenções de voto realizada pelo Ibope para as eleições 2008 mostra empate técnico para a Prefeitura de Belém entre Duciomar Costa (PTB), que tenta a reeleição, e a ex-vice governadora Valéria Pires Franco (DEM). Mas se houver segundo turno, Valéria vence o adversário com a diferença de 14 pontos percentuais.

O Ibope ouviu 602 eleitores de várias faixas de renda, de escolaridade e de idade. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Do total de entrevistados, 29% votariam em Duciomar Costa, que disputa o pleito numa coligação que reúne PTB, PR, PDT, PV, PSC, PSDC, PTN, PTC, PRN, PTdoB e PRTB. Em segundo lugar aparece a candidata do DEM-PSDB, Valéria Pires Franco, com 24%.

Segundo o Ibope, o resultado mostra um empate técnico entre os candidatos, já que a margem de erro máxima da pesquisa é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, fazendo com o percentual exato de voto de Duciomar esteja entre 25% e 33%, e de Valéria Pires Franco esteja entre 20% e 28%.

Na terceira posição, segundo a pesquisa estimulada do Ibope, aparece o ex-deputado federal José Priante, que recebeu voto de 10% dos consultados. Depois vem o ex-secretário de Educação Mário Cardoso, do PT, com 7%; o deputado estadual Arnaldo Jordy (PPS), com 5%; a vereadora Marinor Brito (PSOL), com 2%; e o ex-delegado João Moraes (PSL), com 1%.

Responderam que vão votar em branco ou anular o voto 11% dos entrevistados, enquanto 12% ainda estão indecisos e não sabem em quem votar.

Simulações de segundo turno
Valéria 46% x 32% Duciomar
Valéria 53% x 23% Mário Cardoso
Valéria 48% x 27% Priante
Priante 41% x 23% Mário Cardoso
Duciomar 41% x 31% Mário Cardoso
Duciomar 38% x 35% Priante

O levantamento foi feito pelo Ibope, no período de 7 a 10 de julho, e está registrado na 98ª Zona Eleitoral de Belém sob o protocolo nº 1.119/2008. (Fontes: Portal ORM e Blog Espaço Aberto)

Um comentário:

Anônimo disse...

Nós,estamos em péssimas Mãos se um dos dois se elegerem Valeria ou Duciomar