segunda-feira, 21 de julho de 2008

Congresso dos Jornalistas terá seminário e oficina

A programação do VI Congresso Estadual dos Jornalistas, além das mesas temáticas, oferecerá seminário exclusivo com o tema "SUS: o que o jornalista precisa saber?" e a oficina "Mídia e o Estatuto da Criança e do Adolescente. O evento acontecerá no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém, nos dias 1º e 2 de agosto.

O seminário será uma oportunidade de aprender mais sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e refletir sobre os desafios da cobertura na área. Hoje, o SUS é responsável pelo atendimento de 120 milhões de brasileiros. Segundo dados do Ministério da Saúde, o sistema produz 12 milhões de internações, 1,4 bilhão de procedimentos, 625 milhões de consultas médicas, 50 milhões de vacinas e, praticamente, 100% das sessões de hemodiálise.

Mais de 90% das cirurgias cardíacas, transplantes, e outros procedimentos de alta complexidade são ofertados pelo SUS no Brasil. Há uma parcela da população, inclusive, que tem seguro privado, mas também usa o SUS, como por exemplo, para ter acesso a medicamentos de alto custo usados no tratamento da Aids e outras doenças.

Para desvendar um pouco mais sobre esse complexo sistema, o Sinjor convidou o professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) e doutor em Saúde Pública, Paulo de Tarso; e o administrador e especialista em Saúde Pública e Gestão do SUS, Charles Tocantins. A coordenação dos debates ficará a cargo da secretária geral do Sinjor, Roberta Vilanova, jornalista especialista em Comunicação e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Já a oficina irá associar teoria e prática para abordar questões relacionadas à mídia e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), linguagens e papel da imprensa na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

A oficina será ministrada pela jornalista Danila Cal, mestre em Comunicação e Sociabilidade Contemporânea pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e coordenadora da Agência Unama de Comunicação pelos Direitos da Criança e do Adolescente.

Para participar do seminário ou oficina, basta se inscrever no VI Congresso Estadual dos Jornalistas e, no primeiro dia do evento, se credenciar na secretaria do Sinjor, que estará funcionando no Hangar.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.jornalistasdopara.com.br ou na sede do Sinjor localizada na Rua Barão do Triunfo nº 2949, entre as avenidas 25 de Setembro e Duque de Caxias. Informações pelo fone (91) 3246-5209. O Sinjor emitirá certificado para os participantes do evento.

Nenhum comentário: