quinta-feira, 24 de julho de 2008

Iniciada campanha de vacinação contra rubéola em Parauapebas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) já iniciou a Campanha Nacional de Vacinação para Eliminação da Rubéola em todos os postos de saúde e hospital de Parauapebas. Oficialmente, a ação de saúde será aberta em 9 de agosto em todo país, data que começa a segunda etapa da campanha contra a paralisia infantil, com término no mês de setembro. Para esse dia, serão montados 70 mil postos de vacinação, envolvendo 220 mil pessoas, entre voluntários e servidores da saúde.

A meta da prefeitura é imunizar 33.789 pessoas de 20 a 39 anos com aplicação da vacina dupla viral (sarampo e rubéola). Destas, 16.639 são homens e 17.150 mulheres.

A campanha será realizada pelo Ministério da Saúde (MS), em parceria com estados e municípios, com o objetivo de imunizar 70 milhões de pessoas. Para isso, estão sendo investidos R$ 202,6 milhões.

Segundo informações do MS, nos últimos dois anos houve surtos da doença em todo o país, representando uma ameaça à população não vacinada. Em 2007, foram notificados 8.407 casos, dos quais 161 em mulheres grávidas, resultando no nascimento de 20 crianças com Síndrome da Rubéola Congênita (SRC).

Contágio
A enfermeira e coordenadora de imunização da Semsa, Michelline Lôbo, explica que a rubéola é uma doença causada por vírus e altamente contagiosa (passa de uma pessoa para outra).

“As pessoas que contraem rubéola podem transmiti-la cinco dias antes de aparecer a doença propriamente dita e de cinco a sete dias, depois do aparecimento das manchas que a caracterizam – exantema”, esclarece.

Nas mulheres grávidas, o vírus pode atuar na placenta e no feto, provocando risco de infecção congênita e da SRC. Dependendo da idade gestacional, ocorre a infecção.

Nenhum comentário: