quinta-feira, 16 de novembro de 2006

Comunidade beneficiada com exames no Dia Mundial do Diabetes


Preocupada com o índice de portadores de diabetes no município, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), aproveitou o Dia Mundial do Diabetes (14/11), durante todo o dia de terça-feira, para oferecer à população exames e avaliação relacionados à doença e suas conseqüências.
Para atender a comunidade, a Semsa instalou ao lado da Praça de Eventos, no canteiro da PA-275, bairro Cidade Nova, uma enorme barraca de lona, com mesas, balança e outros instrumentos, onde os profissionais de saúde, como técnicos de enfermagem, auxiliares administrativos, agentes comunitários de saúde, enfermeiras e nutricionistas, procederam aos exames e avaliações.
Os serviços oferecidos foram exame de glicemia capilar, verificação de pressão arterial (PA), exame nutricional em pacientes com alteração de glicemia e PA, orientações sobre saúde e qualidade de vida, através de distribuição de folders, e orientação individual.
De acordo com Caticilene Sanches, coordenadora de doenças crônico-degenerativas não transmissíveis, da Semsa, o município de Parauapebas tem um índice muito grande de casos de diabetes e de hipertensão - algo em torno de 4 mil pessoas cadastradas -, daí a preocupação da prefeitura em deslanchar campanhas de combate à doença junto à comunidade menos esclarecida.
Nos casos mais graves, conforme explicou Caticilene Sanches, os pacientes eram encaminhados para unidade de saúde mais próxima para receber tratamento específico.
Na ação pública de saúde, o nutricionista Carlos José Cardoso Medeiros ficou responsável pela avaliação do peso, altura, idade e sexo dos pacientes, para então fazer a avaliação nutricional.
Após essas avaliações, o nutricionista passava orientações aos pacientes quanto aos hábitos alimentares saudáveis, para melhoria da qualidade de vida, ajudando as pessoas quanto aos agravos decorrentes da má alimentação.
Dentre essas orientações, Carlos Medeiros sugeria ao paciente a fazer refeições em horários regulares de 4 a 6 vezes ao dia, ingerir alimentos ricos em fibra, evitar alimentos gordurosos, evitar bebidas alcoólicas, evitar consumir açúcar comum, entre outras orientações.
A maioria dos usuários que procuraram os serviços da Semsa para submeter-se aos exames e avaliação de saúde se disse satisfeita com a iniciativa, pois não encontrou dificuldades para ser atendida.

O agricultor Josias Alves da Cunha, 63 anos, residente na Colônia Paulo Fonteles, aproveitou o momento e fez todos os exames oferecidos pela prefeitura.

Nenhum comentário: