terça-feira, 28 de novembro de 2006

Coluna Linha Cruzada (28/11 a 04/12)

O comerciante Edneis Barbosa Lima foi reconduzido à presidência do diretório municipal do PMDB de Parauapebas, em chapa única, durante convenção realizada no último domingo (26/11).
A ex-prefeita e deputada federal eleita Bel Mesquita prestigiou a convenção do partido simultaneamente em Parauapebas, Canaã dos Carajás, Curionópolis e Eldorado do Carajás.
Eleitores de Parauapebas elegeram no domingo cinco conselheiros tutelares, que são: Lívia: 1.314 votos; Léia: 1.195; Edivan: 1.033; Edson: 897; e Sandra: 865 votos.
Vereador Antonio Massud, presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Parauapebas, quer a “cabeça” dos PMs que há duas semanas agrediram violentamente, com cassetetes, vários jogadores de futebol da cidade.
Ao registrar na sessão de sexta-feira (24/11) a presença de alguns secretários municipais que se encontravam no interior do auditório do Poder Legislativo, integrantes da mesa cometeram uma indelicadeza: omitiram o nome do assessor de Comunicação Alexandre Magno.
Na mesma sessão da Câmara, o diretor do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), Deusimar “Branco” Pereira da Silva, atendendo “convite” da vereadora Francisângela Resende, explanou sobre as atividades do órgão.
De acordo com cópia de relatório apresentado aos edis, no período de julho a outubro deste ano o DMTT registrou 259 casos de acidentes de veículos e motos, sendo 55 em julho, 63 no mês de agosto, 80 em setembro e 61 no mês de outubro, com 15 vítimas fatais.
Alguns vereadores contestaram esses números, lembrando que só num acidente envolvendo uma caçamba na rodovia PA-160, há cerca de dois meses, foram mortas 8 pessoas.
Mas Deusimar “Branco” respondeu que o acidente da caçamba ocorreu em estrada estadual e por isso não entrava na estatística do órgão municipal.
Outro tema que levantou polêmica entre os parlamentares foi a declaração de “Branco” afirmando que o trânsito em Parauapebas não é caótico, mas “crítico em alguns pontos da cidade”.
O titular do Departamento explicou que os “pontos críticos” se localizam na estrada Faruk Salmen, no trecho da rua A à entrada para o bairro Bela Vista; na rua Marabá, no cruzamento com a rua do Arame; e na rua Mato Grosso, nos diversos cruzamentos.
Para esses pontos, o diretor explica que há propostas para implantação de via arterial para 60 km/h, redutores de velocidade, construção de lombadas, sinalizações horizontal e vertical, entre outras medidas.
Mesmo com a goleada de 4 a 1 sobre o Marília, o Paysandu acabou rebaixado, em função da combinação de outros resultados - vitórias de CRB (2 x 1 no Remo) e Portuguesa (3 x 2 no Sport).
Boa pedida para esta terça-feira (28/11), às 19 horas no Ceup, é o lançamento do livro “Educação ambiental – Teoria e prática para as pessoas e as sociedades do século 21”, de autoria do renomado professor Luiz Marconi Fortes Magalhães.
Em artigo assinado pelo jornalista Manoel Francisco Brito, sob o título “Calha verde”, no site “O Eco” (http://arruda.rits.org.br/notitia/servlet/), o articulista revela que o governador Simão Jatene tem em mãos vários decretos para sancionar em 4 de dezembro.
Segundo o jornalista, os decretos são baseados em estudos técnicos e 12 consultas públicas, para criar um mosaico de unidades de conservação do meio ambiente do tamanho de Portugal, Bélgica e Dinamarca juntos na Calha Norte do rio Amazonas, no Pará.
Somadas à Reserva Biológica do Trombetas, Estação Ecológica do Jari, Floresta Nacional Sacará-Taquera e três terras indígenas já implantadas na região, chega-se, segundo o artigo, a 27,2 milhões de hectares de áreas protegidas em extensão contínua, a maior do mundo.
Os projetos versam sobre o status futuro de 12,7 milhões de hectares da Calha Norte a serem distribuídos por três florestas estaduais e duas unidades de proteção integral.
As florestas Paru, Faro e Trombetas cobrirão cerca de 7,6 milhões de hectares ao longo da faixa central da região. O que resta fora de terras indígenas na faixa Norte será repartido em uma estação ecológica, a Escudo da Amazônia, e uma reserva biológica.
A Floresta Estadual do Paru, com 3,6 milhões de hectares, vira o maior terreno dedicado à produção florestal sustentada do mundo.
Governadora eleita Ana Júlia Carepa deve anunciar o secretariado entre os dias 10 e 15 de dezembro.

Nenhum comentário: