segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Workshop sobre educação ambiental sugere mudança de hábitos

Realizado na manhã da última sexta-feira (14), no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), o workshop do Projeto Piloto de Inserção da Educação Ambiental nas Escolas Municipais de Parauapebas visou sensibilizar e promover reflexão e o contínuo processo de mudança de hábitos e atitudes das pessoas que compõem os grupos de interesse do complexo minerador de Carajás.

O evento contou com a participação de professores, alunos, representantes da Vale, Prefeitura de Parauapebas e da empresa Foco Ambiental Consultoria.

O projeto piloto é uma das ações do Programa de Educação Ambiental (PEA), desenvolvido pela Vale, por meio da empresa Foco Ambiental, e pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), através das escolas Paulo Freire (Vila Palmares Sul), Benedicto Monteiro (Bairro Guanabara) e Crescendo na Prática (Vila Palmares II).

Durante os debates, o professor Ricardo Matos, integrante da diretoria técnica pedagógica da Semed, reconheceu que a promoção da educação ambiental não é algo fácil, por isso o professor precisa desenvolvê-la de forma transversal, mediante a contribuição – em diálogo – de cada ator envolvido na atividade.

O diretor Luis Magno, da escola Benedicto Monteiro, explica que o projeto foi iniciado naquele estabelecimento de ensino em 2010. De lá para cá, muita coisa mudou. “A escola não contava com área verde, mas hoje desfrutamos de arborização, mediante a produção do Jardim Vertical, feito com garrafas pet e colocados no muro da escola”, conta Luis Magno.

De acordo com o analista de meio ambiente Adenilson Gomes, da mineradora Vale, a intenção da empresa é firmar parcerias para que o projeto se estenda também a outras escolas da rede municipal de ensino.
Ao final do evento, os participantes receberam mudas de plantas das espécies pau preto e açaí.

Nenhum comentário: