segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Pagar o IPVA à vista ficou mais vantajoso

Os contribuintes que preferirem pagar o IPVA à vista em janeiro terão 3% de desconto sobre o valor do imposto.

Apesar de o desconto ser o mesmo desde 2008, neste ano, por causa da queda dos juros básicos da economia, o desconto fica ainda mais vantajoso.

Com a taxa Selic reduzida a 7,25% ao ano, os investimentos que variam em função da taxa, como a poupança, também estão com o rendimento menor.

Assim, os 3% de desconto do pagamento à vista provavelmente serão maiores do que o rendimento que o contribuinte obteria deixando o dinheiro investido e fazendo o pagamento parcelado. Isso porque atualmente é muito difícil encontrar um investimento que tenha uma rentabilidade maior do que 3% em apenas um mês.

Para verificar na prática por que o desconto é mais vantajoso com a Selic menor, vamos simular um investimento que tenha um rendimento igual à Selic.

Neste ano, esse investimento teria rendido 8,47% (considerando a manutenção da taxa Selic aos 7,25% atuais em dezembro). Nesse caso, o desconto de 3% do IPVA corresponderia a 35,4% do rendimento.

Enquanto em 2008, quando o rendimento anual da Selic foi de 12,48%, o desconto representaria 24% da rentabilidade do investimento. Isso significa que antes o peso do desconto na rentabilidade de uma aplicação financeira era menor.

Além do benefício do desconto, o pagamento à vista é altamente recomendável por especialistas em finanças pessoais para que gastos não se acumulem e haja um maior controle do orçamento pessoal.

Ainda assim, quem preferir realizar o pagamento parcelado poderá fazê-lo em três vezes sem a ocorrência de desconto. (Fonte: Exame)

Nenhum comentário: