sábado, 22 de dezembro de 2012

Inaugurado novo prédio do Legislativo de Parauapebas

Fotos: Waldyr Silva


Com auditório com capacidade para 500 pessoas lotado, o presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, vereador José Alves (PT), inaugurou na noite da última quinta-feira (20) parte das instalações do novo prédio do Legislativo do município, localizado no Bairro Beira Rio II.

Além da presença dos onze vereadores da atual legislatura, o ato solene de inauguração contou ainda com participação do vice-prefeito Afonso Andrade (PP), que representou o prefeito Darci José Lermen (PT); deputado estadual Milton Zimmer (PT); prefeito eleito Valmir Queiroz Mariano (PSD), acompanhado de sua vice Maria Ângela Pereira; e ainda a presença dos quinze vereadores eleitos.

Após o corte da fita e o descerramento da placa de inauguração, o presidente do Poder Legislativo convidou a todos para adentrarem ao moderno auditório do plenário, onde ocorreram os discursos.

Antes de iniciar a falação das autoridades, houve bênção do local celebrada pelo padre Hudson Rodrigues e apresentação do Coral Municipal, que entoou os hinos nacional, paraense e parauapebense.

Pela ordem, usaram da palavra os vereadores Adelson Fernandes (PDT), Euzébio Rodrigues (PT), Faisal Salmen (PSDB), Wolner Wagner (PSDC), Raimundo Vasconcelos (PT) e Odilon Rocha (PMDB); deputado Milton Zimmer, o vice-prefeito Afonso Andrade e, por último, o presidente da Casa, vereador José Alves, todos enaltecendo a estrutura do novo prédio do Poder Legislativo.

Em razão de ainda receberem os últimos serviços de instalação de móveis e alguns equipamentos, as demais repartições do novo prédio, como gabinetes, biblioteca, banheiros, sala de som e imagem, entre outras, não foram mostradas para o público.

ESTRUTURA
A edificação, que foi erguida numa área de 6.935 m², está localizada na Avenida F, no Bairro Beira Rio II. O prédio é composto por dois auditórios, biblioteca, área administrativa, estacionamentos, gabinetes, banheiros, entre outras repartições.

No térreo fica concentrada a parte administrativa do órgão, como diretoria, controladoria, secretaria, procuradoria, tesouraria, contabilidade, informática, departamentos de licitações e de pessoal, recursos humanos, telefonista, sala das comissões, arquivo, assessoria de imprensa, copa e almoxarifado. Há também um auditório com capacidade para 100 pessoas.

Ainda no térreo, foi instalada uma biblioteca, em uma área de 120 m², com espaço para prateleira de livros, área de estudos, acervo digital e computadores.

Com capacidade para 500 pessoas sentadas, o principal auditório abrange uma área de 864 m², composto por rol de entrada, sala de imprensa, departamento de som, painel de led e o plenário (com sala privativa para reuniões).

O novo prédio possui 19 gabinetes (quatro a mais) distribuídos entre o primeiro e o segundo andar, integrados por recepção, banheiro e duas salas, sendo uma para a assessoria parlamentar e outra para o vereador. O espaço tem área de 45 m², exceto a presidência, que possui 78,5 m².

A nova Câmara possui ainda espaço para estacionar o veículo em frente ou nos arredores do prédio. Na parte interna foi construído um estacionamento privativo, com vagas cobertas, para vereadores e servidores.

O prédio foi construído com acessibilidade para as pessoas portadoras de necessidades especiais ou com dificuldades de locomoção. São dois elevadores e diversas rampas. No auditório principal há espaço reservado para 26 cadeirantes, com poltronas mais espaçadas.

Foram instalados banheiros privativos em cada um dos gabinetes e na diretoria administrativa. Há também os de uso coletivo em cada andar e nos auditórios. Além disso, no térreo foram construídos dois vestiários, com chuveiros e armários.

O novo prédio do Legislativo tem um poço artesiano e possui quatro caixas de água, com capacidade para cinco mil litros cada, e outra de 35 mil litros. A quantidade de água armazenada nesses reservatórios será suficiente para garantir o abastecimento por 15 dias, caso haja algum problema no fornecimento.

Desde que foi instituída, em janeiro de 1988, a Câmara de Parauapebas sempre funcionou em imóveis pertencentes à prefeitura, e o prédio atual já não atendia a demanda dos parlamentares, servidores e da população.

Nenhum comentário: