sábado, 1 de dezembro de 2012

CTA realiza atividades alusivas ao Dia Mundial de Luta contra a Aids

Prosseguem hoje (sábado), e vão até este domingo (2), no Unique Shopping Parauapebas, no horário das 10 às 22 horas, várias atividades voltadas ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, que transcorre neste sábado, 1º de dezembro. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Cento de Testagem e Aconselhamento (CTA), que tem como coordenador o psicólogo Alan Weberth Miranda.

De acordo com o coordenador, constam na programação, que teve início ontem (sexta-feira), revelação de histórias reais de pacientes e usuários do serviço, painéis informativos sobre prevenção, tratamento e assistência às pessoas infectadas pelo HIV/Aids, entre outras atividades.

A programação deste ano alusiva ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, com o tema “Viver com HIV e dignidade”, dá continuidade à campanha temática do "Fique sabendo", programa que estimula a população a realizar testagem de outras doenças sexualmente transmissíveis.

Segundo ainda Alan Miranda, numa área reservada do shopping ocorrerá exposição com dados epidemiológicos e haverá um espaço para bate-papo com pessoas vivendo com aids, que falarão sobre sua situação. Na oportunidade, objetivando garantir o acesso à informação correta dos cuidados com a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, será entregue aos visitantes um kit contendo preservativos, caneta, broche e folheto informativo sobre métodos seguros de proteção.

NÚMEROS
Indagado sobre os atuais números de casos de aids conhecidos em Parauapebas, o coordenador do CTA revelou que no ano passado foram identificadas 44 pessoas com o vírus HIV, contra 85 neste ano, um amento de quase 100%.

O psicólogo informa que este ano o CTA realizou apenas uma média de 1.500 testes de HIV em pessoas voluntárias, o que ele considera um número ainda muito baixo, levando em conta a quantidade da população da cidade, os casos identificados como soropositivo e ainda que em 2008 foram feitos cerca de 10 mil testes.

Alan Miranda explica ainda que o perfil das pessoas infectadas com o vírus da aids em Parauapebas se dá em maior número de casos entre pessoas jovens e mulheres com idade que variam de 16 a 29 anos de idade.

“Dos atuais 220 pacientes soropositivos que recebem tratamento no CTA, a grande maioria pertence ao grupo heterossexual, enquanto que apenas 15 se enquadram em outras opções sexuais”, revela o psicólogo, demonstrando grande preocupação com esse desequilíbrio de casos por opção sexual.

O coordenador do CTA informa que a repartição funciona de segunda a quinta-feira na Rua P nº 38, entre as ruas 11 e 14, Bairro União, fone (94) 3346-8538, Parauapebas, e atende nos horários das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, a quem quiser submeter-se ao teste de HIV, gratuitamente, com sigilo absoluto. Em caso de o exame revelar positivo, a pessoa infectada recebe todas as orientações para começar a fazer o tratamento. (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva)

Nenhum comentário: