sábado, 15 de dezembro de 2012

Às vésperas do Natal, Parauapebas se transforma em ‘cidade-luz’

A todo ano nesta época, as principais ruas de Parauapebas se transformam num verdadeiro espetáculo de luzes com motivos natalinos, atraindo a população para apreciar a beleza e registrar o momento com suas famílias e visitantes.

Seguindo exemplo de 2011, este ano o poder público utiliza o lixo plástico e o transforma em decoração com muita criatividade e bom gosto, preservando o ambiente e privilegiando o envolvimento e a participação comunitária.

Denominado “Um Natal encantado”, o projeto deste ano, coordenado pela primeira-dama do município, Maria Odilza da Cruz Lermen, arrecadou garrafas pets e fez a transformação dos produtos em flores, tornando o Natal parauapebense mais bonito, ecologicamente correto e promovendo um envolvimento da população.

Em 2011, o projeto de Natal arrecadou um milhão de garrafas pet, em uma parceria com as escolas públicas municipais e estaduais, associações de bairros, igrejas e outros grupos interessados. “Os alunos se empenharam na arrecadação e o resultado foi excelente”, enfatiza a coordenadora do projeto.

Do total arrecado no ano passado, foram usadas 300 mil garrafas. Já neste ano, cerca de 700 mil pets se transformaram em peças natalinas que estão deixando Parauapebas ainda mais bonita e atrativa para os turistas desta época do ano.

Na ornamentação produzida em postes, árvores e estruturas de metal e madeira, flores gigantes foram confeccionadas nos adereços e instaladas ao longo da rodovia PA 275, Rua 14, Rua do Comércio, Centro Administrativo da Prefeitura e em outros logradouros do centro da cidade.

Segundo a primeira-dama do município, cerca de três milhões de garrafas pets são consumidas por ano e jogadas no lixo em Parauapebas. No decorrer do projeto, foi visível a surpresa pelo volume de garrafas que em outras situações estariam sendo jogadas no lixo ou na natureza.

“O que a sociedade considera lixo, a garrafa pet está sendo beneficiada e se tornando uma excelente matéria-prima para o nosso trabalho, transformando o lixo em luxo e dessa forma conscientizando a sociedade a dar outro valor a este material”, declara Maria Odilza Lermen.

O projeto teve um enfoque social a partir da contratação de 150 mulheres, desempregadas, mães de família com baixo nível de escolaridade e de renda, que aprenderam a ornamentar na prática, elevaram sua autoestima, conseguiram uma renda e hoje incentivam a reciclagem como forma de preservar o meio ambiente.

Entre as novidades para 2012, estão o boneco de neve, a casa do Papai Noel e uma cascata de 14 metros de altura. “Parauapebas é o município do país com o maior projeto de decoração natalina feita de garrafa pet, a considerar o espaço geográfico decorado. Por isso, é importante que este projeto tenha um processo de continuidade”, enfatiza Maria Odilza.

A rodovia PA-275, da portaria de acesso a Carajás até o viaduto da PA 160, e as praças de Eventos, Cidadania, Mahatma Gandhi, do Liberdade e da Bíblia, receberam este ano a decoração natalina.

Nenhum comentário: