quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Juiz participa de revista de presos na carceragem de Parauapebas

Depois de expedir só este mês 46 alvarás de soltura de presos de justiça que se encontravam custodiados na carceragem municipal do Rio Verde, em Parauapebas, o juiz Líbio Araujo Moura, titular da 3ª Vara Criminal e vice-presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Pará (Amepa), participou na tarde de ontem (quarta-feira) de mais uma revista realizada nas instalações da cadeia pública.

Depois que os 121 presos provisórios foram retirados das celas da carceragem e colocados sentados com as mãos no pescoço, no apertado pátio da cadeia, um dos detentos ficou de pé e fez uma oração, que foi acompanhada pela polícia, agentes prisionais, juiz e pelos demais presos.

Na oportunidade, o magistrado desejou Feliz Natal e Próspero Ano Novo a todos os presos custodiados, e explicou que a 3ª Vara Criminal tem se esforçado ao máximo na instrução dos processos e consecutivas realizações das audiências, no sentido de tentar esvaziar a carceragem, uma vez que o Centro Regional de Recuperação Agrícola Mariano Antunes (Crrama), em Marabá, só está recebendo presos já condenados pela Justiça.

ANA KARINA
Instado a falar sobre o caso de Ana Karina Guimarães, que, grávida, foi assassinada no dia 10 de maio de 2010 e até hoje o corpo dela não foi encontrado, o juiz Líbio Moura revelou que no dia 21 de fevereiro de 2013 alguns dos acusados que se encontram presos em Belém serão levados ao Tribunal do Júri, em Parauapebas.

Com relação à falta da realização de julgamento de presos ao longo deste ano que se finda, o magistrado justificou que o Tribunal do Júri não se reuniu porque ele, juiz, acumulou as funções de titular da 3ª Vara Criminal e da 75ª Zona Eleitoral, situação que inviabilizou a realização de julgamento de presos.

Líbio Moura aproveitou para informar que a partir de hoje, 20 de dezembro, até o dia 6 de janeiro, ocorre o recesso forense, quando a maioria dos juízes sai de licença e uma minoria fica de sobreaviso (plantão) nas comarcas. (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva)

Nenhum comentário: